Diga-me quem tu és: O Léxico-Marketing na publicidade e o comportamento de gêneros sociais
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Domínios de Lingu@gem |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/13283 |
Resumo: | É unânime entre os lexicólogos que as unidades lexicais apresentam marcas profundas na representatividade de questões culturais e comportamentais. Dessa forma, alguns estudiosos vêm propondo metodologias capazes de poder verificar, com rigor científico, mecanismos para sistematizar esse léxico dentro de um tempo/espaço e, assim, promover discussões sobre sua relação com o social. Da mesma maneira, a publicidade, tendo em vista seu poder de expandir os desejos de seu receptor/cliente para a aquisição de produtos/serviços por meio da linguagem verbal, torna-se uma fonte factível, por meio dos textos que produz, de organizar conteúdos lexicais com o intuito de promover discussões acerca, por exemplo, das questões relativas aos gêneros feminino e masculino. A partir disso, o presente artigo propõe, por meio do léxico-marketing, cujo objetivo é a sistematização de estruturas léxicas em segmentos de mercado, analisar comportamentos sociais do universo do homem e da mulher. |
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Diga-me quem tu és: O Léxico-Marketing na publicidade e o comportamento de gêneros sociaisLinguística AplicadaLexicologiaPublicidadeComportamento socialRelação de gêneros.É unânime entre os lexicólogos que as unidades lexicais apresentam marcas profundas na representatividade de questões culturais e comportamentais. Dessa forma, alguns estudiosos vêm propondo metodologias capazes de poder verificar, com rigor científico, mecanismos para sistematizar esse léxico dentro de um tempo/espaço e, assim, promover discussões sobre sua relação com o social. Da mesma maneira, a publicidade, tendo em vista seu poder de expandir os desejos de seu receptor/cliente para a aquisição de produtos/serviços por meio da linguagem verbal, torna-se uma fonte factível, por meio dos textos que produz, de organizar conteúdos lexicais com o intuito de promover discussões acerca, por exemplo, das questões relativas aos gêneros feminino e masculino. A partir disso, o presente artigo propõe, por meio do léxico-marketing, cujo objetivo é a sistematização de estruturas léxicas em segmentos de mercado, analisar comportamentos sociais do universo do homem e da mulher. PP/UFU2012-01-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/1328310.14393/DL10-v5n2a2011-3Domínios de Lingu@gem; Vol. 5 No. 2 (2011): Ciências do Léxico; 31-43Domínios de Lingu@gem; Vol. 5 Núm. 2 (2011): Ciências do Léxico; 31-43Domínios de Lingu@gem; v. 5 n. 2 (2011): Ciências do Léxico; 31-431980-5799reponame:Domínios de Lingu@geminstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/13283/8167Copyright (c) 2012 Edson Roberto Bogas Garcia, Claudia Zavagliahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGarcia, Edson Roberto BogasZavaglia, Claudia2022-09-15T19:17:29Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/13283Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagemPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/oairevistadominios@ileel.ufu.br||1980-57991980-5799opendoar:2022-09-15T19:17:29Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
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