O uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino de língua e suas implicações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diedrich, Marlete Sandra
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Valério, Patrícia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Domínios de Lingu@gem
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/17932
Resumo: Refletir acerca do uso das tecnologias digitais na sociedade letrada é também tarefa do professor de língua, em especial, daqueles que trabalham com o ensino mediado por computador. Sendo assim, focalizamos neste artigo a necessidade de aprimoramento das habilidades discursivas dos educandos que vivem experiências de ensino de língua a distância, mais especificamente, de ensino em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). A experiência como professores de língua portuguesa, construída nas interações promovidas em AVA, tem nos apontado a necessidade de preparar o educando para o uso de ferramentas digitais de forma consciente e produtiva, a fim de que ele seja capaz de usufruir desses benefícios enquanto leitor e produtor de textos. Partimos de uma perspectiva funcionalista do objeto língua, segundo a qual falar e escrever bem é, antes de tudo, ser bem-sucedido na interação. Inicialmente, discutimos o conceito de tecnologias da informação e comunicação e sua relação com a prática de letramento; na sequência, focalizamos as habilidades discursivas necessárias para o sujeito interagir de forma produtiva em seu espaço social, virtual ou não, a partir da modalidade escrita; por fim, propomos alguns caminhos na busca do aprimoramento dessas habilidades tendo como recurso as TICs.
id UFU-12_a2aa22bb3c08a29573f5c70e9b62f39d
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/17932
network_acronym_str UFU-12
network_name_str Domínios de Lingu@gem
repository_id_str
spelling O uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino de língua e suas implicaçõesambiente virtual de aprendizagemhabilidades discursivasletramentotecnologias digitaisRefletir acerca do uso das tecnologias digitais na sociedade letrada é também tarefa do professor de língua, em especial, daqueles que trabalham com o ensino mediado por computador. Sendo assim, focalizamos neste artigo a necessidade de aprimoramento das habilidades discursivas dos educandos que vivem experiências de ensino de língua a distância, mais especificamente, de ensino em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). A experiência como professores de língua portuguesa, construída nas interações promovidas em AVA, tem nos apontado a necessidade de preparar o educando para o uso de ferramentas digitais de forma consciente e produtiva, a fim de que ele seja capaz de usufruir desses benefícios enquanto leitor e produtor de textos. Partimos de uma perspectiva funcionalista do objeto língua, segundo a qual falar e escrever bem é, antes de tudo, ser bem-sucedido na interação. Inicialmente, discutimos o conceito de tecnologias da informação e comunicação e sua relação com a prática de letramento; na sequência, focalizamos as habilidades discursivas necessárias para o sujeito interagir de forma produtiva em seu espaço social, virtual ou não, a partir da modalidade escrita; por fim, propomos alguns caminhos na busca do aprimoramento dessas habilidades tendo como recurso as TICs.PP/UFU2012-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/1793210.14393/DL13-v6n2a2012-2Domínios de Lingu@gem; Vol. 6 No. 2 (2012): Ensino de Línguas Mediado por Computador/EaD; 10-18Domínios de Lingu@gem; Vol. 6 Núm. 2 (2012): Ensino de Línguas Mediado por Computador/EaD; 10-18Domínios de Lingu@gem; v. 6 n. 2 (2012): Ensino de Línguas Mediado por Computador/EaD; 10-181980-5799reponame:Domínios de Lingu@geminstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/17932/11213Copyright (c) 2012 Marlete Sandra Diedrich, Patrícia Valérioinfo:eu-repo/semantics/openAccessDiedrich, Marlete SandraValério, Patrícia2017-02-21T13:30:39Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/17932Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagemPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/oairevistadominios@ileel.ufu.br||1980-57991980-5799opendoar:2017-02-21T13:30:39Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino de língua e suas implicações
title O uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino de língua e suas implicações
spellingShingle O uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino de língua e suas implicações
Diedrich, Marlete Sandra
ambiente virtual de aprendizagem
habilidades discursivas
letramento
tecnologias digitais
title_short O uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino de língua e suas implicações
title_full O uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino de língua e suas implicações
title_fullStr O uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino de língua e suas implicações
title_full_unstemmed O uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino de língua e suas implicações
title_sort O uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino de língua e suas implicações
author Diedrich, Marlete Sandra
author_facet Diedrich, Marlete Sandra
Valério, Patrícia
author_role author
author2 Valério, Patrícia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Diedrich, Marlete Sandra
Valério, Patrícia
dc.subject.por.fl_str_mv ambiente virtual de aprendizagem
habilidades discursivas
letramento
tecnologias digitais
topic ambiente virtual de aprendizagem
habilidades discursivas
letramento
tecnologias digitais
description Refletir acerca do uso das tecnologias digitais na sociedade letrada é também tarefa do professor de língua, em especial, daqueles que trabalham com o ensino mediado por computador. Sendo assim, focalizamos neste artigo a necessidade de aprimoramento das habilidades discursivas dos educandos que vivem experiências de ensino de língua a distância, mais especificamente, de ensino em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). A experiência como professores de língua portuguesa, construída nas interações promovidas em AVA, tem nos apontado a necessidade de preparar o educando para o uso de ferramentas digitais de forma consciente e produtiva, a fim de que ele seja capaz de usufruir desses benefícios enquanto leitor e produtor de textos. Partimos de uma perspectiva funcionalista do objeto língua, segundo a qual falar e escrever bem é, antes de tudo, ser bem-sucedido na interação. Inicialmente, discutimos o conceito de tecnologias da informação e comunicação e sua relação com a prática de letramento; na sequência, focalizamos as habilidades discursivas necessárias para o sujeito interagir de forma produtiva em seu espaço social, virtual ou não, a partir da modalidade escrita; por fim, propomos alguns caminhos na busca do aprimoramento dessas habilidades tendo como recurso as TICs.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/17932
10.14393/DL13-v6n2a2012-2
url https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/17932
identifier_str_mv 10.14393/DL13-v6n2a2012-2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/17932/11213
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Marlete Sandra Diedrich, Patrícia Valério
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Marlete Sandra Diedrich, Patrícia Valério
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PP/UFU
publisher.none.fl_str_mv PP/UFU
dc.source.none.fl_str_mv Domínios de Lingu@gem; Vol. 6 No. 2 (2012): Ensino de Línguas Mediado por Computador/EaD; 10-18
Domínios de Lingu@gem; Vol. 6 Núm. 2 (2012): Ensino de Línguas Mediado por Computador/EaD; 10-18
Domínios de Lingu@gem; v. 6 n. 2 (2012): Ensino de Línguas Mediado por Computador/EaD; 10-18
1980-5799
reponame:Domínios de Lingu@gem
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Domínios de Lingu@gem
collection Domínios de Lingu@gem
repository.name.fl_str_mv Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv revistadominios@ileel.ufu.br||
_version_ 1797067713641709569