O narrar para explicar e o narrar para argumentar em artigos de divulgação científica midiática (DCM) para crianças e adultos: a relação entre a dominante sequencial e o macroato de discurso
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Domínios de Lingu@gem |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/29181 |
Resumo: | Este artigo objetiva analisar a relação entre a dominante sequencial e o macroato de discurso em textos de DCM construídos por meio do encaixamento de sequências narrativas e explicativas ou argumentativas. Para tanto, analisam-se artigos publicados nas revistas Ciência Hoje e Ciência Hoje das Crianças, considerando-se aspectos relacionados ao contrato de midiatização da ciência (CHARAUDEAU, 2008a, 2009) e à estruturação sequencial dos textos (ADAM, 2011). Como resultados, evidenciam-se a organização textual predominantemente narrativa a serviço de diferentes macroatos discursivos, bem como a influência direta do contrato de comunicação midiático na construção de gêneros textuais híbridos, baseados no narrar para explicar e no narrar para argumentar. |
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O narrar para explicar e o narrar para argumentar em artigos de divulgação científica midiática (DCM) para crianças e adultos: a relação entre a dominante sequencial e o macroato de discursoLinguística AplicadaLinguística TextualAnálise Textual dos Discursosdivulgação científica midiáticanarrar para explicarnarrar para argumentardominante sequencialmacroato de discurso.Este artigo objetiva analisar a relação entre a dominante sequencial e o macroato de discurso em textos de DCM construídos por meio do encaixamento de sequências narrativas e explicativas ou argumentativas. Para tanto, analisam-se artigos publicados nas revistas Ciência Hoje e Ciência Hoje das Crianças, considerando-se aspectos relacionados ao contrato de midiatização da ciência (CHARAUDEAU, 2008a, 2009) e à estruturação sequencial dos textos (ADAM, 2011). Como resultados, evidenciam-se a organização textual predominantemente narrativa a serviço de diferentes macroatos discursivos, bem como a influência direta do contrato de comunicação midiático na construção de gêneros textuais híbridos, baseados no narrar para explicar e no narrar para argumentar.PP/UFU2015-08-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/2918110.14393/DLE-v9n5a2015-10Domínios de Lingu@gem; Vol. 9 No. 5 (2015): Número Especial; 193-215Domínios de Lingu@gem; Vol. 9 Núm. 5 (2015): Número Especial; 193-215Domínios de Lingu@gem; v. 9 n. 5 (2015): Número Especial; 193-2151980-5799reponame:Domínios de Lingu@geminstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/29181/17084Copyright (c) 2015 Êrica Ehlers Iracetinfo:eu-repo/semantics/openAccessEhlers Iracet, Giering, Maria Eduarda2016-07-12T18:40:47Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/29181Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagemPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/oairevistadominios@ileel.ufu.br||1980-57991980-5799opendoar:2016-07-12T18:40:47Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
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