O narrar para explicar e o narrar para argumentar em artigos de divulgação científica midiática (DCM) para crianças e adultos: a relação entre a dominante sequencial e o macroato de discurso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ehlers Iracet
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Giering, Maria Eduarda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Domínios de Lingu@gem
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/29181
Resumo: Este artigo objetiva analisar a relação entre a dominante sequencial e o macroato de discurso em textos de DCM construídos por meio do encaixamento de sequências narrativas e explicativas ou argumentativas. Para tanto, analisam-se artigos publicados nas revistas Ciência Hoje e Ciência Hoje das Crianças, considerando-se aspectos relacionados ao contrato de midiatização da ciência (CHARAUDEAU, 2008a, 2009) e à estruturação sequencial dos textos (ADAM, 2011). Como resultados, evidenciam-se a organização textual predominantemente narrativa a serviço de diferentes macroatos discursivos, bem como a influência direta do contrato de comunicação midiático na construção de gêneros textuais híbridos, baseados no narrar para explicar e no narrar para argumentar.
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