Compreendendo a interação em sala de aula: das estruturas de produção e participação às estratégias de negociação mediadas pela polidez

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ananias, Priscila Raposo
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: da Silva, Williany Miranda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Domínios de Lingu@gem
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/12412
Resumo: Cientes de que a análise dos processos interativos em sala de aula pode revelar muitos aspectos do modelo de ensino vigente, bem como pode auxiliar no desenvolvimento de alternativas viáveis para o ensino de Língua Portuguesa, esse estudo de natureza aplicada e com aporte da sociolingüística interacional, objetivou, inicialmente, descrever e analisar as estratégias de negociação mediadas pela polidez e os movimentos de ameaça e preservação de faces manifestos pelos sujeitos numa situação de interação em sala de aula e, em um segundo momento, buscou verificar as implicações dos formatos de produção e das estruturas de participação reveladas pelos mesmos sujeitos na interação ora investigada. Os dados analisados constituem-se por transcrições de uma aula de Língua Portuguesa em uma turma de 7° ano de uma escola estadual de Ensino Fundamental.
id UFU-12_a7f5025f9a77292e9f130f5b8d28fd81
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/12412
network_acronym_str UFU-12
network_name_str Domínios de Lingu@gem
repository_id_str
spelling Compreendendo a interação em sala de aula: das estruturas de produção e participação às estratégias de negociação mediadas pela polidezinteraçãopolidezestruturas de participaçãoensino de língua portuguesa.Cientes de que a análise dos processos interativos em sala de aula pode revelar muitos aspectos do modelo de ensino vigente, bem como pode auxiliar no desenvolvimento de alternativas viáveis para o ensino de Língua Portuguesa, esse estudo de natureza aplicada e com aporte da sociolingüística interacional, objetivou, inicialmente, descrever e analisar as estratégias de negociação mediadas pela polidez e os movimentos de ameaça e preservação de faces manifestos pelos sujeitos numa situação de interação em sala de aula e, em um segundo momento, buscou verificar as implicações dos formatos de produção e das estruturas de participação reveladas pelos mesmos sujeitos na interação ora investigada. Os dados analisados constituem-se por transcrições de uma aula de Língua Portuguesa em uma turma de 7° ano de uma escola estadual de Ensino Fundamental.PP/UFU2011-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/1241210.14393/DL9-v5n1a2011-16Domínios de Lingu@gem; Vol. 5 No. 1 (2011): Número Atemático; 247-261Domínios de Lingu@gem; Vol. 5 Núm. 1 (2011): Número Atemático; 247-261Domínios de Lingu@gem; v. 5 n. 1 (2011): Número Atemático; 247-2611980-5799reponame:Domínios de Lingu@geminstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/12412/8065Copyright (c) 2011 Priscila Raposo Ananias, Williany Miranda da Silvahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAnanias, Priscila Raposoda Silva, Williany Miranda2022-09-15T18:49:01Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/12412Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagemPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/oairevistadominios@ileel.ufu.br||1980-57991980-5799opendoar:2022-09-15T18:49:01Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Compreendendo a interação em sala de aula: das estruturas de produção e participação às estratégias de negociação mediadas pela polidez
title Compreendendo a interação em sala de aula: das estruturas de produção e participação às estratégias de negociação mediadas pela polidez
spellingShingle Compreendendo a interação em sala de aula: das estruturas de produção e participação às estratégias de negociação mediadas pela polidez
Ananias, Priscila Raposo
interação
polidez
estruturas de participação
ensino de língua portuguesa.
title_short Compreendendo a interação em sala de aula: das estruturas de produção e participação às estratégias de negociação mediadas pela polidez
title_full Compreendendo a interação em sala de aula: das estruturas de produção e participação às estratégias de negociação mediadas pela polidez
title_fullStr Compreendendo a interação em sala de aula: das estruturas de produção e participação às estratégias de negociação mediadas pela polidez
title_full_unstemmed Compreendendo a interação em sala de aula: das estruturas de produção e participação às estratégias de negociação mediadas pela polidez
title_sort Compreendendo a interação em sala de aula: das estruturas de produção e participação às estratégias de negociação mediadas pela polidez
author Ananias, Priscila Raposo
author_facet Ananias, Priscila Raposo
da Silva, Williany Miranda
author_role author
author2 da Silva, Williany Miranda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ananias, Priscila Raposo
da Silva, Williany Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv interação
polidez
estruturas de participação
ensino de língua portuguesa.
topic interação
polidez
estruturas de participação
ensino de língua portuguesa.
description Cientes de que a análise dos processos interativos em sala de aula pode revelar muitos aspectos do modelo de ensino vigente, bem como pode auxiliar no desenvolvimento de alternativas viáveis para o ensino de Língua Portuguesa, esse estudo de natureza aplicada e com aporte da sociolingüística interacional, objetivou, inicialmente, descrever e analisar as estratégias de negociação mediadas pela polidez e os movimentos de ameaça e preservação de faces manifestos pelos sujeitos numa situação de interação em sala de aula e, em um segundo momento, buscou verificar as implicações dos formatos de produção e das estruturas de participação reveladas pelos mesmos sujeitos na interação ora investigada. Os dados analisados constituem-se por transcrições de uma aula de Língua Portuguesa em uma turma de 7° ano de uma escola estadual de Ensino Fundamental.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/12412
10.14393/DL9-v5n1a2011-16
url https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/12412
identifier_str_mv 10.14393/DL9-v5n1a2011-16
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/12412/8065
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 Priscila Raposo Ananias, Williany Miranda da Silva
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 Priscila Raposo Ananias, Williany Miranda da Silva
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PP/UFU
publisher.none.fl_str_mv PP/UFU
dc.source.none.fl_str_mv Domínios de Lingu@gem; Vol. 5 No. 1 (2011): Número Atemático; 247-261
Domínios de Lingu@gem; Vol. 5 Núm. 1 (2011): Número Atemático; 247-261
Domínios de Lingu@gem; v. 5 n. 1 (2011): Número Atemático; 247-261
1980-5799
reponame:Domínios de Lingu@gem
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Domínios de Lingu@gem
collection Domínios de Lingu@gem
repository.name.fl_str_mv Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv revistadominios@ileel.ufu.br||
_version_ 1797067713176141824