Compreendendo a interação em sala de aula: das estruturas de produção e participação às estratégias de negociação mediadas pela polidez

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ananias, Priscila Raposo
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: da Silva, Williany Miranda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Domínios de Lingu@gem
DOI: 10.14393/DL9-v5n1a2011-16
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/12412
Resumo: Cientes de que a análise dos processos interativos em sala de aula pode revelar muitos aspectos do modelo de ensino vigente, bem como pode auxiliar no desenvolvimento de alternativas viáveis para o ensino de Língua Portuguesa, esse estudo de natureza aplicada e com aporte da sociolingüística interacional, objetivou, inicialmente, descrever e analisar as estratégias de negociação mediadas pela polidez e os movimentos de ameaça e preservação de faces manifestos pelos sujeitos numa situação de interação em sala de aula e, em um segundo momento, buscou verificar as implicações dos formatos de produção e das estruturas de participação reveladas pelos mesmos sujeitos na interação ora investigada. Os dados analisados constituem-se por transcrições de uma aula de Língua Portuguesa em uma turma de 7° ano de uma escola estadual de Ensino Fundamental.
id UFU-12_a7f5025f9a77292e9f130f5b8d28fd81
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/12412
network_acronym_str UFU-12
network_name_str Domínios de Lingu@gem
spelling Compreendendo a interação em sala de aula: das estruturas de produção e participação às estratégias de negociação mediadas pela polidezinteraçãopolidezestruturas de participaçãoensino de língua portuguesa.Cientes de que a análise dos processos interativos em sala de aula pode revelar muitos aspectos do modelo de ensino vigente, bem como pode auxiliar no desenvolvimento de alternativas viáveis para o ensino de Língua Portuguesa, esse estudo de natureza aplicada e com aporte da sociolingüística interacional, objetivou, inicialmente, descrever e analisar as estratégias de negociação mediadas pela polidez e os movimentos de ameaça e preservação de faces manifestos pelos sujeitos numa situação de interação em sala de aula e, em um segundo momento, buscou verificar as implicações dos formatos de produção e das estruturas de participação reveladas pelos mesmos sujeitos na interação ora investigada. Os dados analisados constituem-se por transcrições de uma aula de Língua Portuguesa em uma turma de 7° ano de uma escola estadual de Ensino Fundamental.PP/UFU2011-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/1241210.14393/DL9-v5n1a2011-16Domínios de Lingu@gem; Vol. 5 No. 1 (2011): Número Atemático; 247-261Domínios de Lingu@gem; Vol. 5 Núm. 1 (2011): Número Atemático; 247-261Domínios de Lingu@gem; v. 5 n. 1 (2011): Número Atemático; 247-2611980-5799reponame:Domínios de Lingu@geminstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/12412/8065Copyright (c) 2011 Priscila Raposo Ananias, Williany Miranda da Silvahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAnanias, Priscila Raposoda Silva, Williany Miranda2022-09-15T18:49:01Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/12412Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagemPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/oairevistadominios@ileel.ufu.br||1980-57991980-5799opendoar:2022-09-15T18:49:01Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Compreendendo a interação em sala de aula: das estruturas de produção e participação às estratégias de negociação mediadas pela polidez
title Compreendendo a interação em sala de aula: das estruturas de produção e participação às estratégias de negociação mediadas pela polidez
spellingShingle Compreendendo a interação em sala de aula: das estruturas de produção e participação às estratégias de negociação mediadas pela polidez
Compreendendo a interação em sala de aula: das estruturas de produção e participação às estratégias de negociação mediadas pela polidez
Ananias, Priscila Raposo
interação
polidez
estruturas de participação
ensino de língua portuguesa.
Ananias, Priscila Raposo
interação
polidez
estruturas de participação
ensino de língua portuguesa.
title_short Compreendendo a interação em sala de aula: das estruturas de produção e participação às estratégias de negociação mediadas pela polidez
title_full Compreendendo a interação em sala de aula: das estruturas de produção e participação às estratégias de negociação mediadas pela polidez
title_fullStr Compreendendo a interação em sala de aula: das estruturas de produção e participação às estratégias de negociação mediadas pela polidez
Compreendendo a interação em sala de aula: das estruturas de produção e participação às estratégias de negociação mediadas pela polidez
title_full_unstemmed Compreendendo a interação em sala de aula: das estruturas de produção e participação às estratégias de negociação mediadas pela polidez
Compreendendo a interação em sala de aula: das estruturas de produção e participação às estratégias de negociação mediadas pela polidez
title_sort Compreendendo a interação em sala de aula: das estruturas de produção e participação às estratégias de negociação mediadas pela polidez
author Ananias, Priscila Raposo
author_facet Ananias, Priscila Raposo
Ananias, Priscila Raposo
da Silva, Williany Miranda
da Silva, Williany Miranda
author_role author
author2 da Silva, Williany Miranda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ananias, Priscila Raposo
da Silva, Williany Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv interação
polidez
estruturas de participação
ensino de língua portuguesa.
topic interação
polidez
estruturas de participação
ensino de língua portuguesa.
description Cientes de que a análise dos processos interativos em sala de aula pode revelar muitos aspectos do modelo de ensino vigente, bem como pode auxiliar no desenvolvimento de alternativas viáveis para o ensino de Língua Portuguesa, esse estudo de natureza aplicada e com aporte da sociolingüística interacional, objetivou, inicialmente, descrever e analisar as estratégias de negociação mediadas pela polidez e os movimentos de ameaça e preservação de faces manifestos pelos sujeitos numa situação de interação em sala de aula e, em um segundo momento, buscou verificar as implicações dos formatos de produção e das estruturas de participação reveladas pelos mesmos sujeitos na interação ora investigada. Os dados analisados constituem-se por transcrições de uma aula de Língua Portuguesa em uma turma de 7° ano de uma escola estadual de Ensino Fundamental.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/12412
10.14393/DL9-v5n1a2011-16
url https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/12412
identifier_str_mv 10.14393/DL9-v5n1a2011-16
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/12412/8065
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 Priscila Raposo Ananias, Williany Miranda da Silva
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 Priscila Raposo Ananias, Williany Miranda da Silva
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PP/UFU
publisher.none.fl_str_mv PP/UFU
dc.source.none.fl_str_mv Domínios de Lingu@gem; Vol. 5 No. 1 (2011): Número Atemático; 247-261
Domínios de Lingu@gem; Vol. 5 Núm. 1 (2011): Número Atemático; 247-261
Domínios de Lingu@gem; v. 5 n. 1 (2011): Número Atemático; 247-261
1980-5799
reponame:Domínios de Lingu@gem
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Domínios de Lingu@gem
collection Domínios de Lingu@gem
repository.name.fl_str_mv Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv revistadominios@ileel.ufu.br||
_version_ 1822178851234512896
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.14393/DL9-v5n1a2011-16