Concessive Comparative Construction “Até que para um palhaço, você escreve legal” as an awkward compliment

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Gabriela da Silva
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Rocha, Luiz Fernando Matos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Domínios de Lingu@gem
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/58710
Resumo: In this work, we discuss the activation of presupposition and conceptual blending, based on the Theory of Mental Spaces (FAUCONNIER, 1994, 1997; FAUCONNIER; TURNER, 2002), in the structure we call Concessive-Comparative Construction, outlined as “ATÉ QUE PARA X, Y” and instantiated in instances like “Até que pra um avô você ainda está em forma, hein”. Following the socio-cognitive contribution from Construction Grammar (GOLDBERG, 1995, 2006; FILLMORE, LEE-GOLDMAN & RHOMIEUX, 2012), based on a theoretical-methodological approach based on use, with a database formed by authentic occurrences taken from the internet, we aim to legitimize the Concessive-Comparative Construction as an evaluative resource of the language that can promote veiled criticism. After empirical analysis of the data, we point out that this construction seems to promote a process of conceptual blending, which relates scales between mental spaces and promotes the emergence of an ad hoc category, in which the assessment made is relative to a group of expectations.
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spelling Concessive Comparative Construction “Até que para um palhaço, você escreve legal” as an awkward complimentConstrução Concessivo-Comparativa “Até que para um palhaço, você escreve legal” como um elogio estranhoGramática das Construções. Espaço Mental. Mesclagem.Construction Grammar. Mental Space. Blending.In this work, we discuss the activation of presupposition and conceptual blending, based on the Theory of Mental Spaces (FAUCONNIER, 1994, 1997; FAUCONNIER; TURNER, 2002), in the structure we call Concessive-Comparative Construction, outlined as “ATÉ QUE PARA X, Y” and instantiated in instances like “Até que pra um avô você ainda está em forma, hein”. Following the socio-cognitive contribution from Construction Grammar (GOLDBERG, 1995, 2006; FILLMORE, LEE-GOLDMAN & RHOMIEUX, 2012), based on a theoretical-methodological approach based on use, with a database formed by authentic occurrences taken from the internet, we aim to legitimize the Concessive-Comparative Construction as an evaluative resource of the language that can promote veiled criticism. After empirical analysis of the data, we point out that this construction seems to promote a process of conceptual blending, which relates scales between mental spaces and promotes the emergence of an ad hoc category, in which the assessment made is relative to a group of expectations.Neste trabalho, discutimos acionamento de pressuposição e mesclagem conceptual, a partir de contribuições da Teoria dos Espaços Mentais (FAUCONNIER,1994, 1997; FAUCONNIER; TURNER, 2002), na estrutura que chamamos de Construção Concessivo-Comparativa, esquematizada como “ATÉ QUE PARA X, Y” e instanciada em ocorrências como “Até que pra um avô você ainda está em forma, hein”. Seguindo o aporte sociocognitivista da Gramática das Construções (GOLDBERG, 1995, 2006; FILLMORE, LEE-GOLDMAN & RHOMIEUX, 2012), a partir de abordagem teórico-metodológica baseada no uso, com um banco de dados formado por ocorrências autênticas retiradas da internet, objetivamos legitimar a Construção Concessivo-Comparativa como um recurso avaliativo da língua que pode promover uma crítica velada. Após análise empírica dos dados, destacamos que esta construção parece promover um processo de mesclagem conceptual, que relaciona escalas entre os espaços mentais e promove o surgimento de categoria ad hoc, em que a avaliação feita é relativizada a um grupo de expectativas.PP/UFU2021-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/5871010.14393/DL48-v15n4a2021-10Domínios de Lingu@gem; Vol. 15 No. 4 (2021): Study on linguistic constructions from the analytical perspective of cognitive linguistics; 1180-1214Domínios de Lingu@gem; Vol. 15 Núm. 4 (2021): Estudio de construcciones lingüísticas desde la perspectiva analítica de la Lingüística Cognitiva; 1180-1214Domínios de Lingu@gem; v. 15 n. 4 (2021): Estudo de construções linguísticas sob a perspectiva analítica da Linguística Cognitiva; 1180-12141980-5799reponame:Domínios de Lingu@geminstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/58710/32964https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/58710/35087Copyright (c) 2021 Gabriela da Silva Pires, Luiz Fernando Matos Rochahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPires, Gabriela da SilvaRocha, Luiz Fernando Matos2022-11-24T19:51:37Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/58710Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagemPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/oairevistadominios@ileel.ufu.br||1980-57991980-5799opendoar:2022-11-24T19:51:37Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
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