Narrativas e crenças de alunos universitários de língua inglesa: o processo de ensino-aprendizagem visto pelo olhar dos aprendizes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Tássia Lutiana Severo
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Lima, Marília dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Domínios de Lingu@gem
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/24405
Resumo: Este artigo apresenta questões relevantes para a aprendizagem de inglês no contexto brasileiro, a partir dos resultados de uma pesquisa realizada com alunos universitários, tendo como objetivo averiguar suas experiências na escola regular e as crenças que abrangem o processo de aprendizagem do idioma, com o propósito de traçar um perfil dos estudantes envolvidos em pesquisa sobre o papel da colaboração na aprendizagem de língua estrangeira. Suas histórias expõem dificuldades, desejos e estratégias de aprendizagem. A partir das análises das narrativas, busca-se contribuir para a reflexão de alunos, de professores e de pesquisadores sobre o processo de ensino-aprendizagem de línguas.
id UFU-12_c03310ff48eff5915df9ee0d5d24490a
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/24405
network_acronym_str UFU-12
network_name_str Domínios de Lingu@gem
repository_id_str
spelling Narrativas e crenças de alunos universitários de língua inglesa: o processo de ensino-aprendizagem visto pelo olhar dos aprendizesnarrativasexperiências de aprendizagemlíngua inglesacrenças.Este artigo apresenta questões relevantes para a aprendizagem de inglês no contexto brasileiro, a partir dos resultados de uma pesquisa realizada com alunos universitários, tendo como objetivo averiguar suas experiências na escola regular e as crenças que abrangem o processo de aprendizagem do idioma, com o propósito de traçar um perfil dos estudantes envolvidos em pesquisa sobre o papel da colaboração na aprendizagem de língua estrangeira. Suas histórias expõem dificuldades, desejos e estratégias de aprendizagem. A partir das análises das narrativas, busca-se contribuir para a reflexão de alunos, de professores e de pesquisadores sobre o processo de ensino-aprendizagem de línguas.PP/UFU2014-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/2440510.14393/DL15-v8n1a2014-17Domínios de Lingu@gem; Vol. 8 No. 1 (2014): Número atemático; 295-315Domínios de Lingu@gem; Vol. 8 Núm. 1 (2014): Número atemático; 295-315Domínios de Lingu@gem; v. 8 n. 1 (2014): Número atemático; 295-3151980-5799reponame:Domínios de Lingu@geminstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/24405/14643Pires, Tássia Lutiana SeveroLima, Marília dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-12T18:37:36Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/24405Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagemPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/oairevistadominios@ileel.ufu.br||1980-57991980-5799opendoar:2016-07-12T18:37:36Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas e crenças de alunos universitários de língua inglesa: o processo de ensino-aprendizagem visto pelo olhar dos aprendizes
title Narrativas e crenças de alunos universitários de língua inglesa: o processo de ensino-aprendizagem visto pelo olhar dos aprendizes
spellingShingle Narrativas e crenças de alunos universitários de língua inglesa: o processo de ensino-aprendizagem visto pelo olhar dos aprendizes
Pires, Tássia Lutiana Severo
narrativas
experiências de aprendizagem
língua inglesa
crenças.
title_short Narrativas e crenças de alunos universitários de língua inglesa: o processo de ensino-aprendizagem visto pelo olhar dos aprendizes
title_full Narrativas e crenças de alunos universitários de língua inglesa: o processo de ensino-aprendizagem visto pelo olhar dos aprendizes
title_fullStr Narrativas e crenças de alunos universitários de língua inglesa: o processo de ensino-aprendizagem visto pelo olhar dos aprendizes
title_full_unstemmed Narrativas e crenças de alunos universitários de língua inglesa: o processo de ensino-aprendizagem visto pelo olhar dos aprendizes
title_sort Narrativas e crenças de alunos universitários de língua inglesa: o processo de ensino-aprendizagem visto pelo olhar dos aprendizes
author Pires, Tássia Lutiana Severo
author_facet Pires, Tássia Lutiana Severo
Lima, Marília dos Santos
author_role author
author2 Lima, Marília dos Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Tássia Lutiana Severo
Lima, Marília dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv narrativas
experiências de aprendizagem
língua inglesa
crenças.
topic narrativas
experiências de aprendizagem
língua inglesa
crenças.
description Este artigo apresenta questões relevantes para a aprendizagem de inglês no contexto brasileiro, a partir dos resultados de uma pesquisa realizada com alunos universitários, tendo como objetivo averiguar suas experiências na escola regular e as crenças que abrangem o processo de aprendizagem do idioma, com o propósito de traçar um perfil dos estudantes envolvidos em pesquisa sobre o papel da colaboração na aprendizagem de língua estrangeira. Suas histórias expõem dificuldades, desejos e estratégias de aprendizagem. A partir das análises das narrativas, busca-se contribuir para a reflexão de alunos, de professores e de pesquisadores sobre o processo de ensino-aprendizagem de línguas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/24405
10.14393/DL15-v8n1a2014-17
url https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/24405
identifier_str_mv 10.14393/DL15-v8n1a2014-17
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/24405/14643
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PP/UFU
publisher.none.fl_str_mv PP/UFU
dc.source.none.fl_str_mv Domínios de Lingu@gem; Vol. 8 No. 1 (2014): Número atemático; 295-315
Domínios de Lingu@gem; Vol. 8 Núm. 1 (2014): Número atemático; 295-315
Domínios de Lingu@gem; v. 8 n. 1 (2014): Número atemático; 295-315
1980-5799
reponame:Domínios de Lingu@gem
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Domínios de Lingu@gem
collection Domínios de Lingu@gem
repository.name.fl_str_mv Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv revistadominios@ileel.ufu.br||
_version_ 1797067714216329216