Narrativas e crenças de alunos universitários de língua inglesa: o processo de ensino-aprendizagem visto pelo olhar dos aprendizes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Domínios de Lingu@gem |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/24405 |
Resumo: | Este artigo apresenta questões relevantes para a aprendizagem de inglês no contexto brasileiro, a partir dos resultados de uma pesquisa realizada com alunos universitários, tendo como objetivo averiguar suas experiências na escola regular e as crenças que abrangem o processo de aprendizagem do idioma, com o propósito de traçar um perfil dos estudantes envolvidos em pesquisa sobre o papel da colaboração na aprendizagem de língua estrangeira. Suas histórias expõem dificuldades, desejos e estratégias de aprendizagem. A partir das análises das narrativas, busca-se contribuir para a reflexão de alunos, de professores e de pesquisadores sobre o processo de ensino-aprendizagem de línguas. |
id |
UFU-12_c03310ff48eff5915df9ee0d5d24490a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/24405 |
network_acronym_str |
UFU-12 |
network_name_str |
Domínios de Lingu@gem |
repository_id_str |
|
spelling |
Narrativas e crenças de alunos universitários de língua inglesa: o processo de ensino-aprendizagem visto pelo olhar dos aprendizesnarrativasexperiências de aprendizagemlíngua inglesacrenças.Este artigo apresenta questões relevantes para a aprendizagem de inglês no contexto brasileiro, a partir dos resultados de uma pesquisa realizada com alunos universitários, tendo como objetivo averiguar suas experiências na escola regular e as crenças que abrangem o processo de aprendizagem do idioma, com o propósito de traçar um perfil dos estudantes envolvidos em pesquisa sobre o papel da colaboração na aprendizagem de língua estrangeira. Suas histórias expõem dificuldades, desejos e estratégias de aprendizagem. A partir das análises das narrativas, busca-se contribuir para a reflexão de alunos, de professores e de pesquisadores sobre o processo de ensino-aprendizagem de línguas.PP/UFU2014-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/2440510.14393/DL15-v8n1a2014-17Domínios de Lingu@gem; Vol. 8 No. 1 (2014): Número atemático; 295-315Domínios de Lingu@gem; Vol. 8 Núm. 1 (2014): Número atemático; 295-315Domínios de Lingu@gem; v. 8 n. 1 (2014): Número atemático; 295-3151980-5799reponame:Domínios de Lingu@geminstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/24405/14643Pires, Tássia Lutiana SeveroLima, Marília dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-12T18:37:36Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/24405Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagemPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/oairevistadominios@ileel.ufu.br||1980-57991980-5799opendoar:2016-07-12T18:37:36Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Narrativas e crenças de alunos universitários de língua inglesa: o processo de ensino-aprendizagem visto pelo olhar dos aprendizes |
title |
Narrativas e crenças de alunos universitários de língua inglesa: o processo de ensino-aprendizagem visto pelo olhar dos aprendizes |
spellingShingle |
Narrativas e crenças de alunos universitários de língua inglesa: o processo de ensino-aprendizagem visto pelo olhar dos aprendizes Pires, Tássia Lutiana Severo narrativas experiências de aprendizagem língua inglesa crenças. |
title_short |
Narrativas e crenças de alunos universitários de língua inglesa: o processo de ensino-aprendizagem visto pelo olhar dos aprendizes |
title_full |
Narrativas e crenças de alunos universitários de língua inglesa: o processo de ensino-aprendizagem visto pelo olhar dos aprendizes |
title_fullStr |
Narrativas e crenças de alunos universitários de língua inglesa: o processo de ensino-aprendizagem visto pelo olhar dos aprendizes |
title_full_unstemmed |
Narrativas e crenças de alunos universitários de língua inglesa: o processo de ensino-aprendizagem visto pelo olhar dos aprendizes |
title_sort |
Narrativas e crenças de alunos universitários de língua inglesa: o processo de ensino-aprendizagem visto pelo olhar dos aprendizes |
author |
Pires, Tássia Lutiana Severo |
author_facet |
Pires, Tássia Lutiana Severo Lima, Marília dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Marília dos Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires, Tássia Lutiana Severo Lima, Marília dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
narrativas experiências de aprendizagem língua inglesa crenças. |
topic |
narrativas experiências de aprendizagem língua inglesa crenças. |
description |
Este artigo apresenta questões relevantes para a aprendizagem de inglês no contexto brasileiro, a partir dos resultados de uma pesquisa realizada com alunos universitários, tendo como objetivo averiguar suas experiências na escola regular e as crenças que abrangem o processo de aprendizagem do idioma, com o propósito de traçar um perfil dos estudantes envolvidos em pesquisa sobre o papel da colaboração na aprendizagem de língua estrangeira. Suas histórias expõem dificuldades, desejos e estratégias de aprendizagem. A partir das análises das narrativas, busca-se contribuir para a reflexão de alunos, de professores e de pesquisadores sobre o processo de ensino-aprendizagem de línguas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/24405 10.14393/DL15-v8n1a2014-17 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/24405 |
identifier_str_mv |
10.14393/DL15-v8n1a2014-17 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/24405/14643 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PP/UFU |
publisher.none.fl_str_mv |
PP/UFU |
dc.source.none.fl_str_mv |
Domínios de Lingu@gem; Vol. 8 No. 1 (2014): Número atemático; 295-315 Domínios de Lingu@gem; Vol. 8 Núm. 1 (2014): Número atemático; 295-315 Domínios de Lingu@gem; v. 8 n. 1 (2014): Número atemático; 295-315 1980-5799 reponame:Domínios de Lingu@gem instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Domínios de Lingu@gem |
collection |
Domínios de Lingu@gem |
repository.name.fl_str_mv |
Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadominios@ileel.ufu.br|| |
_version_ |
1797067714216329216 |