A produção escrita do gênero e-mail nos livros didáticos de língua inglesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Sílvia Mônica Moura
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Domínios de Lingu@gem
DOI: 10.14393/DL17-v9n1a2015-4
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/28040
Resumo: Resumo: As interações sociais vêm proporcionando novas formas de comunicação impulsionadas pelas novas tecnologias. Gêneros como o e-mail tem nos proporcionados variações criativas na língua, sobretudo em sua escrita (CRYSTAL, 2006). Considerando o livro didático (LD) como um gênero do discurso, e refletindo sobre essa conjuntura digital que incidem em nossas interações, objetivamos nesse trabalho analisar as atividades de escrita de e-mails em duas coleções didáticas de inglês para o ensino médio, no intuito de verificar nesses gêneros evidências sobre a relação de seus elementos regularizadores como propósitos, estilos, temas, papeis sociais, estrutura composicional e evento deflagrador, ou seja, propõe-se, em linhas gerais, verificar o comportamento do gênero e-mail nas atividades propostas pelos livros, refletindo sobre suas influências. Para dar sustentação a essa pesquisa, fundamentamo-nos nas leituras de Bakhtin (1997[1979]), Miller (2012[1984]), Swales (2004), Bazerman(2009), Devitt (2004), Bunzen (2008), dentre outros. Os resultados das analises evidenciaram que as atividades de escrita do e-mail são influenciadas pelos propósitos comunicativos do livro didático, os quais se regularizam em aspectos linguísticos e temáticos, refletindo sobremaneira nos demais elementos como estilos, papeis sociais, estrutura composicional e outros, dessa maneira, pouco espelhando a natureza sociorretórica do e-mail na vida social.
id UFU-12_c0a553fca028e75a51234880c9350d26
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/28040
network_acronym_str UFU-12
network_name_str Domínios de Lingu@gem
spelling A produção escrita do gênero e-mail nos livros didáticos de língua inglesaE-mailLivro didáticoInglêsGêneroInfluências.Resumo: As interações sociais vêm proporcionando novas formas de comunicação impulsionadas pelas novas tecnologias. Gêneros como o e-mail tem nos proporcionados variações criativas na língua, sobretudo em sua escrita (CRYSTAL, 2006). Considerando o livro didático (LD) como um gênero do discurso, e refletindo sobre essa conjuntura digital que incidem em nossas interações, objetivamos nesse trabalho analisar as atividades de escrita de e-mails em duas coleções didáticas de inglês para o ensino médio, no intuito de verificar nesses gêneros evidências sobre a relação de seus elementos regularizadores como propósitos, estilos, temas, papeis sociais, estrutura composicional e evento deflagrador, ou seja, propõe-se, em linhas gerais, verificar o comportamento do gênero e-mail nas atividades propostas pelos livros, refletindo sobre suas influências. Para dar sustentação a essa pesquisa, fundamentamo-nos nas leituras de Bakhtin (1997[1979]), Miller (2012[1984]), Swales (2004), Bazerman(2009), Devitt (2004), Bunzen (2008), dentre outros. Os resultados das analises evidenciaram que as atividades de escrita do e-mail são influenciadas pelos propósitos comunicativos do livro didático, os quais se regularizam em aspectos linguísticos e temáticos, refletindo sobremaneira nos demais elementos como estilos, papeis sociais, estrutura composicional e outros, dessa maneira, pouco espelhando a natureza sociorretórica do e-mail na vida social.PP/UFU2015-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/2804010.14393/DL17-v9n1a2015-4Domínios de Lingu@gem; Vol. 9 No. 1 (2015): Número atemático; 49-74Domínios de Lingu@gem; Vol. 9 Núm. 1 (2015): Número atemático; 49-74Domínios de Lingu@gem; v. 9 n. 1 (2015): Número atemático; 49-741980-5799reponame:Domínios de Lingu@geminstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/28040/16861Lima, Sílvia Mônica Mourainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-12T18:38:54Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/28040Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagemPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/oairevistadominios@ileel.ufu.br||1980-57991980-5799opendoar:2016-07-12T18:38:54Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv A produção escrita do gênero e-mail nos livros didáticos de língua inglesa
title A produção escrita do gênero e-mail nos livros didáticos de língua inglesa
spellingShingle A produção escrita do gênero e-mail nos livros didáticos de língua inglesa
A produção escrita do gênero e-mail nos livros didáticos de língua inglesa
Lima, Sílvia Mônica Moura
E-mail
Livro didático
Inglês
Gênero
Influências.
Lima, Sílvia Mônica Moura
E-mail
Livro didático
Inglês
Gênero
Influências.
title_short A produção escrita do gênero e-mail nos livros didáticos de língua inglesa
title_full A produção escrita do gênero e-mail nos livros didáticos de língua inglesa
title_fullStr A produção escrita do gênero e-mail nos livros didáticos de língua inglesa
A produção escrita do gênero e-mail nos livros didáticos de língua inglesa
title_full_unstemmed A produção escrita do gênero e-mail nos livros didáticos de língua inglesa
A produção escrita do gênero e-mail nos livros didáticos de língua inglesa
title_sort A produção escrita do gênero e-mail nos livros didáticos de língua inglesa
author Lima, Sílvia Mônica Moura
author_facet Lima, Sílvia Mônica Moura
Lima, Sílvia Mônica Moura
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Sílvia Mônica Moura
dc.subject.por.fl_str_mv E-mail
Livro didático
Inglês
Gênero
Influências.
topic E-mail
Livro didático
Inglês
Gênero
Influências.
description Resumo: As interações sociais vêm proporcionando novas formas de comunicação impulsionadas pelas novas tecnologias. Gêneros como o e-mail tem nos proporcionados variações criativas na língua, sobretudo em sua escrita (CRYSTAL, 2006). Considerando o livro didático (LD) como um gênero do discurso, e refletindo sobre essa conjuntura digital que incidem em nossas interações, objetivamos nesse trabalho analisar as atividades de escrita de e-mails em duas coleções didáticas de inglês para o ensino médio, no intuito de verificar nesses gêneros evidências sobre a relação de seus elementos regularizadores como propósitos, estilos, temas, papeis sociais, estrutura composicional e evento deflagrador, ou seja, propõe-se, em linhas gerais, verificar o comportamento do gênero e-mail nas atividades propostas pelos livros, refletindo sobre suas influências. Para dar sustentação a essa pesquisa, fundamentamo-nos nas leituras de Bakhtin (1997[1979]), Miller (2012[1984]), Swales (2004), Bazerman(2009), Devitt (2004), Bunzen (2008), dentre outros. Os resultados das analises evidenciaram que as atividades de escrita do e-mail são influenciadas pelos propósitos comunicativos do livro didático, os quais se regularizam em aspectos linguísticos e temáticos, refletindo sobremaneira nos demais elementos como estilos, papeis sociais, estrutura composicional e outros, dessa maneira, pouco espelhando a natureza sociorretórica do e-mail na vida social.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/28040
10.14393/DL17-v9n1a2015-4
url https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/28040
identifier_str_mv 10.14393/DL17-v9n1a2015-4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/28040/16861
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PP/UFU
publisher.none.fl_str_mv PP/UFU
dc.source.none.fl_str_mv Domínios de Lingu@gem; Vol. 9 No. 1 (2015): Número atemático; 49-74
Domínios de Lingu@gem; Vol. 9 Núm. 1 (2015): Número atemático; 49-74
Domínios de Lingu@gem; v. 9 n. 1 (2015): Número atemático; 49-74
1980-5799
reponame:Domínios de Lingu@gem
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Domínios de Lingu@gem
collection Domínios de Lingu@gem
repository.name.fl_str_mv Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv revistadominios@ileel.ufu.br||
_version_ 1822178851365584896
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.14393/DL17-v9n1a2015-4