A produção escrita do gênero e-mail nos livros didáticos de língua inglesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Domínios de Lingu@gem |
DOI: | 10.14393/DL17-v9n1a2015-4 |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/28040 |
Resumo: | Resumo: As interações sociais vêm proporcionando novas formas de comunicação impulsionadas pelas novas tecnologias. Gêneros como o e-mail tem nos proporcionados variações criativas na língua, sobretudo em sua escrita (CRYSTAL, 2006). Considerando o livro didático (LD) como um gênero do discurso, e refletindo sobre essa conjuntura digital que incidem em nossas interações, objetivamos nesse trabalho analisar as atividades de escrita de e-mails em duas coleções didáticas de inglês para o ensino médio, no intuito de verificar nesses gêneros evidências sobre a relação de seus elementos regularizadores como propósitos, estilos, temas, papeis sociais, estrutura composicional e evento deflagrador, ou seja, propõe-se, em linhas gerais, verificar o comportamento do gênero e-mail nas atividades propostas pelos livros, refletindo sobre suas influências. Para dar sustentação a essa pesquisa, fundamentamo-nos nas leituras de Bakhtin (1997[1979]), Miller (2012[1984]), Swales (2004), Bazerman(2009), Devitt (2004), Bunzen (2008), dentre outros. Os resultados das analises evidenciaram que as atividades de escrita do e-mail são influenciadas pelos propósitos comunicativos do livro didático, os quais se regularizam em aspectos linguísticos e temáticos, refletindo sobremaneira nos demais elementos como estilos, papeis sociais, estrutura composicional e outros, dessa maneira, pouco espelhando a natureza sociorretórica do e-mail na vida social. |
id |
UFU-12_c0a553fca028e75a51234880c9350d26 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/28040 |
network_acronym_str |
UFU-12 |
network_name_str |
Domínios de Lingu@gem |
spelling |
A produção escrita do gênero e-mail nos livros didáticos de língua inglesaE-mailLivro didáticoInglêsGêneroInfluências.Resumo: As interações sociais vêm proporcionando novas formas de comunicação impulsionadas pelas novas tecnologias. Gêneros como o e-mail tem nos proporcionados variações criativas na língua, sobretudo em sua escrita (CRYSTAL, 2006). Considerando o livro didático (LD) como um gênero do discurso, e refletindo sobre essa conjuntura digital que incidem em nossas interações, objetivamos nesse trabalho analisar as atividades de escrita de e-mails em duas coleções didáticas de inglês para o ensino médio, no intuito de verificar nesses gêneros evidências sobre a relação de seus elementos regularizadores como propósitos, estilos, temas, papeis sociais, estrutura composicional e evento deflagrador, ou seja, propõe-se, em linhas gerais, verificar o comportamento do gênero e-mail nas atividades propostas pelos livros, refletindo sobre suas influências. Para dar sustentação a essa pesquisa, fundamentamo-nos nas leituras de Bakhtin (1997[1979]), Miller (2012[1984]), Swales (2004), Bazerman(2009), Devitt (2004), Bunzen (2008), dentre outros. Os resultados das analises evidenciaram que as atividades de escrita do e-mail são influenciadas pelos propósitos comunicativos do livro didático, os quais se regularizam em aspectos linguísticos e temáticos, refletindo sobremaneira nos demais elementos como estilos, papeis sociais, estrutura composicional e outros, dessa maneira, pouco espelhando a natureza sociorretórica do e-mail na vida social.PP/UFU2015-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/2804010.14393/DL17-v9n1a2015-4Domínios de Lingu@gem; Vol. 9 No. 1 (2015): Número atemático; 49-74Domínios de Lingu@gem; Vol. 9 Núm. 1 (2015): Número atemático; 49-74Domínios de Lingu@gem; v. 9 n. 1 (2015): Número atemático; 49-741980-5799reponame:Domínios de Lingu@geminstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/28040/16861Lima, Sílvia Mônica Mourainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-12T18:38:54Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/28040Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagemPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/oairevistadominios@ileel.ufu.br||1980-57991980-5799opendoar:2016-07-12T18:38:54Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A produção escrita do gênero e-mail nos livros didáticos de língua inglesa |
title |
A produção escrita do gênero e-mail nos livros didáticos de língua inglesa |
spellingShingle |
A produção escrita do gênero e-mail nos livros didáticos de língua inglesa A produção escrita do gênero e-mail nos livros didáticos de língua inglesa Lima, Sílvia Mônica Moura Livro didático Inglês Gênero Influências. Lima, Sílvia Mônica Moura Livro didático Inglês Gênero Influências. |
title_short |
A produção escrita do gênero e-mail nos livros didáticos de língua inglesa |
title_full |
A produção escrita do gênero e-mail nos livros didáticos de língua inglesa |
title_fullStr |
A produção escrita do gênero e-mail nos livros didáticos de língua inglesa A produção escrita do gênero e-mail nos livros didáticos de língua inglesa |
title_full_unstemmed |
A produção escrita do gênero e-mail nos livros didáticos de língua inglesa A produção escrita do gênero e-mail nos livros didáticos de língua inglesa |
title_sort |
A produção escrita do gênero e-mail nos livros didáticos de língua inglesa |
author |
Lima, Sílvia Mônica Moura |
author_facet |
Lima, Sílvia Mônica Moura Lima, Sílvia Mônica Moura |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Sílvia Mônica Moura |
dc.subject.por.fl_str_mv |
E-mail Livro didático Inglês Gênero Influências. |
topic |
E-mail Livro didático Inglês Gênero Influências. |
description |
Resumo: As interações sociais vêm proporcionando novas formas de comunicação impulsionadas pelas novas tecnologias. Gêneros como o e-mail tem nos proporcionados variações criativas na língua, sobretudo em sua escrita (CRYSTAL, 2006). Considerando o livro didático (LD) como um gênero do discurso, e refletindo sobre essa conjuntura digital que incidem em nossas interações, objetivamos nesse trabalho analisar as atividades de escrita de e-mails em duas coleções didáticas de inglês para o ensino médio, no intuito de verificar nesses gêneros evidências sobre a relação de seus elementos regularizadores como propósitos, estilos, temas, papeis sociais, estrutura composicional e evento deflagrador, ou seja, propõe-se, em linhas gerais, verificar o comportamento do gênero e-mail nas atividades propostas pelos livros, refletindo sobre suas influências. Para dar sustentação a essa pesquisa, fundamentamo-nos nas leituras de Bakhtin (1997[1979]), Miller (2012[1984]), Swales (2004), Bazerman(2009), Devitt (2004), Bunzen (2008), dentre outros. Os resultados das analises evidenciaram que as atividades de escrita do e-mail são influenciadas pelos propósitos comunicativos do livro didático, os quais se regularizam em aspectos linguísticos e temáticos, refletindo sobremaneira nos demais elementos como estilos, papeis sociais, estrutura composicional e outros, dessa maneira, pouco espelhando a natureza sociorretórica do e-mail na vida social. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/28040 10.14393/DL17-v9n1a2015-4 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/28040 |
identifier_str_mv |
10.14393/DL17-v9n1a2015-4 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/28040/16861 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PP/UFU |
publisher.none.fl_str_mv |
PP/UFU |
dc.source.none.fl_str_mv |
Domínios de Lingu@gem; Vol. 9 No. 1 (2015): Número atemático; 49-74 Domínios de Lingu@gem; Vol. 9 Núm. 1 (2015): Número atemático; 49-74 Domínios de Lingu@gem; v. 9 n. 1 (2015): Número atemático; 49-74 1980-5799 reponame:Domínios de Lingu@gem instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Domínios de Lingu@gem |
collection |
Domínios de Lingu@gem |
repository.name.fl_str_mv |
Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadominios@ileel.ufu.br|| |
_version_ |
1822178851365584896 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.14393/DL17-v9n1a2015-4 |