Professores e a relação entre hábito da leitura e eficiência na recepção e produção de textos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Domínios de Lingu@gem |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/11402 |
Resumo: | Valendo-se de uma pesquisa com docentes inseridos em um programa especial de formação universitária que resultou em dissertação de mestrado, pôde-se observar que a capacidade de recepção e produção de textos se desenvolve somente com o exercício constante dessas práticas. A seleção das partes essenciais, a captação da macroestrutura, o uso da argumentação, os elementos coesivos, o emprego das metarregras, todos os processos são conseqüências do grau de experiência desenvolvida pelo leitor/autor do texto. Este trabalho apresenta algumas das observações feitas no decorrer da pesquisa e, para resultar em algum tipo de utilidade, deve ser divulgada, principalmente à queles que foram objeto de estudo e a seus pares. |
id |
UFU-12_c793e38babb09572a2d51c62bef78e03 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/11402 |
network_acronym_str |
UFU-12 |
network_name_str |
Domínios de Lingu@gem |
repository_id_str |
|
spelling |
Professores e a relação entre hábito da leitura e eficiência na recepção e produção de textosLinguística textualRecepção e Produção de TextosFormação de professoresValendo-se de uma pesquisa com docentes inseridos em um programa especial de formação universitária que resultou em dissertação de mestrado, pôde-se observar que a capacidade de recepção e produção de textos se desenvolve somente com o exercício constante dessas práticas. A seleção das partes essenciais, a captação da macroestrutura, o uso da argumentação, os elementos coesivos, o emprego das metarregras, todos os processos são conseqüências do grau de experiência desenvolvida pelo leitor/autor do texto. Este trabalho apresenta algumas das observações feitas no decorrer da pesquisa e, para resultar em algum tipo de utilidade, deve ser divulgada, principalmente à queles que foram objeto de estudo e a seus pares.PP/UFU2011-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/1140210.14393/DL1-v1n1a2007-10Domínios de Lingu@gem; Vol. 1 No. 1 (2007): Número atemáticoDomínios de Lingu@gem; Vol. 1 Núm. 1 (2007): Número atemáticoDomínios de Lingu@gem; v. 1 n. 1 (2007): Número atemático1980-5799reponame:Domínios de Lingu@geminstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/11402/6687Copyright (c) 2007 Adriana Cristina Cristianinihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCristianini, Adriana Cristina2022-09-13T11:59:22Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/11402Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagemPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/oairevistadominios@ileel.ufu.br||1980-57991980-5799opendoar:2022-09-13T11:59:22Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Professores e a relação entre hábito da leitura e eficiência na recepção e produção de textos |
title |
Professores e a relação entre hábito da leitura e eficiência na recepção e produção de textos |
spellingShingle |
Professores e a relação entre hábito da leitura e eficiência na recepção e produção de textos Cristianini, Adriana Cristina Linguística textual Recepção e Produção de Textos Formação de professores |
title_short |
Professores e a relação entre hábito da leitura e eficiência na recepção e produção de textos |
title_full |
Professores e a relação entre hábito da leitura e eficiência na recepção e produção de textos |
title_fullStr |
Professores e a relação entre hábito da leitura e eficiência na recepção e produção de textos |
title_full_unstemmed |
Professores e a relação entre hábito da leitura e eficiência na recepção e produção de textos |
title_sort |
Professores e a relação entre hábito da leitura e eficiência na recepção e produção de textos |
author |
Cristianini, Adriana Cristina |
author_facet |
Cristianini, Adriana Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cristianini, Adriana Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguística textual Recepção e Produção de Textos Formação de professores |
topic |
Linguística textual Recepção e Produção de Textos Formação de professores |
description |
Valendo-se de uma pesquisa com docentes inseridos em um programa especial de formação universitária que resultou em dissertação de mestrado, pôde-se observar que a capacidade de recepção e produção de textos se desenvolve somente com o exercício constante dessas práticas. A seleção das partes essenciais, a captação da macroestrutura, o uso da argumentação, os elementos coesivos, o emprego das metarregras, todos os processos são conseqüências do grau de experiência desenvolvida pelo leitor/autor do texto. Este trabalho apresenta algumas das observações feitas no decorrer da pesquisa e, para resultar em algum tipo de utilidade, deve ser divulgada, principalmente à queles que foram objeto de estudo e a seus pares. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/11402 10.14393/DL1-v1n1a2007-10 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/11402 |
identifier_str_mv |
10.14393/DL1-v1n1a2007-10 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/11402/6687 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2007 Adriana Cristina Cristianini http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2007 Adriana Cristina Cristianini http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PP/UFU |
publisher.none.fl_str_mv |
PP/UFU |
dc.source.none.fl_str_mv |
Domínios de Lingu@gem; Vol. 1 No. 1 (2007): Número atemático Domínios de Lingu@gem; Vol. 1 Núm. 1 (2007): Número atemático Domínios de Lingu@gem; v. 1 n. 1 (2007): Número atemático 1980-5799 reponame:Domínios de Lingu@gem instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Domínios de Lingu@gem |
collection |
Domínios de Lingu@gem |
repository.name.fl_str_mv |
Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadominios@ileel.ufu.br|| |
_version_ |
1797067713064992768 |