A (in)existência de abordagem e representação do negro no livro didático de português
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Domínios de Lingu@gem |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/11535 |
Resumo: | Neste artigo, apresento uma análise da abordagem e representação do negro no livro didático de Língua Portuguesa (LDP). O principal objetivo é discutir como se dá a inclusão da temática étnico-racial no LDP, observando se a representação do negro é feita ou não de maneira estereotipada e preconceituosa. A análise do tipo apreciativo-valorativa incidiu sobre a forma como uma coleção de LDP aborda e representa o negro na divisão temática dos capítulos/unidades, na forma como são propostas as atividades relacionadas aos textos (orais e escritos) e, ainda, nas ilustrações e imagens. Tudo isso possibilitou identificar a existência ou não de uma abordagem e de uma representação que possibilitem aproximações da noção de igualdade quanto aos direitos, quanto à dignidade e que embasem a valorização da diversidade étnico-racial. |
id |
UFU-12_e1095e95e72f0c087e9cb7915ecdf833 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/11535 |
network_acronym_str |
UFU-12 |
network_name_str |
Domínios de Lingu@gem |
repository_id_str |
|
spelling |
A (in)existência de abordagem e representação do negro no livro didático de portuguêsRelações étnico-raciaisLivro didático de PortuguêsEnsino de língua maternaNeste artigo, apresento uma análise da abordagem e representação do negro no livro didático de Língua Portuguesa (LDP). O principal objetivo é discutir como se dá a inclusão da temática étnico-racial no LDP, observando se a representação do negro é feita ou não de maneira estereotipada e preconceituosa. A análise do tipo apreciativo-valorativa incidiu sobre a forma como uma coleção de LDP aborda e representa o negro na divisão temática dos capítulos/unidades, na forma como são propostas as atividades relacionadas aos textos (orais e escritos) e, ainda, nas ilustrações e imagens. Tudo isso possibilitou identificar a existência ou não de uma abordagem e de uma representação que possibilitem aproximações da noção de igualdade quanto aos direitos, quanto à dignidade e que embasem a valorização da diversidade étnico-racial.PP/UFU2011-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/1153510.14393/DL8-v4n2a2010-3Domínios de Lingu@gem; Vol. 4 No. 2 (2010): Linguística e Ensino; 19-32Domínios de Lingu@gem; Vol. 4 Núm. 2 (2010): Linguística e Ensino; 19-32Domínios de Lingu@gem; v. 4 n. 2 (2010): Linguística e Ensino; 19-321980-5799reponame:Domínios de Lingu@geminstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/11535/6818Copyright (c) 2011 Sílvio Ribeiro da Silvahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Sílvio Ribeiro da2022-09-15T17:33:35Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/11535Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagemPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/oairevistadominios@ileel.ufu.br||1980-57991980-5799opendoar:2022-09-15T17:33:35Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A (in)existência de abordagem e representação do negro no livro didático de português |
title |
A (in)existência de abordagem e representação do negro no livro didático de português |
spellingShingle |
A (in)existência de abordagem e representação do negro no livro didático de português Silva, Sílvio Ribeiro da Relações étnico-raciais Livro didático de Português Ensino de língua materna |
title_short |
A (in)existência de abordagem e representação do negro no livro didático de português |
title_full |
A (in)existência de abordagem e representação do negro no livro didático de português |
title_fullStr |
A (in)existência de abordagem e representação do negro no livro didático de português |
title_full_unstemmed |
A (in)existência de abordagem e representação do negro no livro didático de português |
title_sort |
A (in)existência de abordagem e representação do negro no livro didático de português |
author |
Silva, Sílvio Ribeiro da |
author_facet |
Silva, Sílvio Ribeiro da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Sílvio Ribeiro da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relações étnico-raciais Livro didático de Português Ensino de língua materna |
topic |
Relações étnico-raciais Livro didático de Português Ensino de língua materna |
description |
Neste artigo, apresento uma análise da abordagem e representação do negro no livro didático de Língua Portuguesa (LDP). O principal objetivo é discutir como se dá a inclusão da temática étnico-racial no LDP, observando se a representação do negro é feita ou não de maneira estereotipada e preconceituosa. A análise do tipo apreciativo-valorativa incidiu sobre a forma como uma coleção de LDP aborda e representa o negro na divisão temática dos capítulos/unidades, na forma como são propostas as atividades relacionadas aos textos (orais e escritos) e, ainda, nas ilustrações e imagens. Tudo isso possibilitou identificar a existência ou não de uma abordagem e de uma representação que possibilitem aproximações da noção de igualdade quanto aos direitos, quanto à dignidade e que embasem a valorização da diversidade étnico-racial. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-02-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/11535 10.14393/DL8-v4n2a2010-3 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/11535 |
identifier_str_mv |
10.14393/DL8-v4n2a2010-3 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/11535/6818 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2011 Sílvio Ribeiro da Silva http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2011 Sílvio Ribeiro da Silva http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PP/UFU |
publisher.none.fl_str_mv |
PP/UFU |
dc.source.none.fl_str_mv |
Domínios de Lingu@gem; Vol. 4 No. 2 (2010): Linguística e Ensino; 19-32 Domínios de Lingu@gem; Vol. 4 Núm. 2 (2010): Linguística e Ensino; 19-32 Domínios de Lingu@gem; v. 4 n. 2 (2010): Linguística e Ensino; 19-32 1980-5799 reponame:Domínios de Lingu@gem instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Domínios de Lingu@gem |
collection |
Domínios de Lingu@gem |
repository.name.fl_str_mv |
Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadominios@ileel.ufu.br|| |
_version_ |
1797067713147830272 |