As representações de gramática construídas no discurso de graduandos em Letras: uma experiência com a oficina de Tópicos gramaticais para leitura e produção de textos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Domínios de Lingu@gem |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/28951 |
Resumo: | Este trabalho objetiva apresentar e analisar, por meio do gênero textual relato, as representações de gramática acionadas no discurso de alunos de Letras, participantes da oficina de Tópicos Gramaticais para Leitura e Produção de Textos. Para compreender as representações construídas pelos estudantes, a pesquisa se apoiou, teoricamente, nos estudos das representações sociais, conforme perspectiva da Psicologia Social. A fim de demonstrar como as vozes e as modalizações norteavam o discurso dos acadêmicos e iam revelando suas representações, pautou-se na perspectiva sociointeracionista. Fundamentou-se, ainda, nos preceitos da Linguística Textual, no que tange aos mecanismos linguísticos. Como resultado, foi possível apurar que os acadêmicos de Letras representam a gramática como objeto de poder e desejo, já que os relatos revelaram um discurso fundamentado na falha, na dificuldade e na defasagem do aprendizado gramatical. Observou-se, também, a presença de um interdiscurso, notabilizado pela intersecção entre o discurso acadêmico e o da saúde. Este se fez notar, sobretudo, pela metalinguagem da cura, ressaltando a necessidade apresentada pelos acadêmicos de dominarem os preceitos gramaticais, para se "restabelecerem do mal" de não saber gramática. |
id |
UFU-12_e479d1c03b095196419a163458c6bb0c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/28951 |
network_acronym_str |
UFU-12 |
network_name_str |
Domínios de Lingu@gem |
repository_id_str |
|
spelling |
As representações de gramática construídas no discurso de graduandos em Letras: uma experiência com a oficina de Tópicos gramaticais para leitura e produção de textosrepresentaçõestópicos gramaticaisdiscurso de alunos de curso superior.Este trabalho objetiva apresentar e analisar, por meio do gênero textual relato, as representações de gramática acionadas no discurso de alunos de Letras, participantes da oficina de Tópicos Gramaticais para Leitura e Produção de Textos. Para compreender as representações construídas pelos estudantes, a pesquisa se apoiou, teoricamente, nos estudos das representações sociais, conforme perspectiva da Psicologia Social. A fim de demonstrar como as vozes e as modalizações norteavam o discurso dos acadêmicos e iam revelando suas representações, pautou-se na perspectiva sociointeracionista. Fundamentou-se, ainda, nos preceitos da Linguística Textual, no que tange aos mecanismos linguísticos. Como resultado, foi possível apurar que os acadêmicos de Letras representam a gramática como objeto de poder e desejo, já que os relatos revelaram um discurso fundamentado na falha, na dificuldade e na defasagem do aprendizado gramatical. Observou-se, também, a presença de um interdiscurso, notabilizado pela intersecção entre o discurso acadêmico e o da saúde. Este se fez notar, sobretudo, pela metalinguagem da cura, ressaltando a necessidade apresentada pelos acadêmicos de dominarem os preceitos gramaticais, para se "restabelecerem do mal" de não saber gramática.PP/UFU2015-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/2895110.14393/DL19-v9n3a2015-10Domínios de Lingu@gem; Vol. 9 No. 3 (2015): Número atemático; 187-201Domínios de Lingu@gem; Vol. 9 Núm. 3 (2015): Número atemático; 187-201Domínios de Lingu@gem; v. 9 n. 3 (2015): Número atemático; 187-2011980-5799reponame:Domínios de Lingu@geminstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/28951/16977Copyright (c) 2015 Janaína Zaidan Bicalho Fonsecainfo:eu-repo/semantics/openAccessZaidan Bicalho Fonseca, Janaína2016-07-12T18:39:58Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/28951Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagemPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/oairevistadominios@ileel.ufu.br||1980-57991980-5799opendoar:2016-07-12T18:39:58Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As representações de gramática construídas no discurso de graduandos em Letras: uma experiência com a oficina de Tópicos gramaticais para leitura e produção de textos |
title |
As representações de gramática construídas no discurso de graduandos em Letras: uma experiência com a oficina de Tópicos gramaticais para leitura e produção de textos |
spellingShingle |
As representações de gramática construídas no discurso de graduandos em Letras: uma experiência com a oficina de Tópicos gramaticais para leitura e produção de textos Zaidan Bicalho Fonseca, Janaína representações tópicos gramaticais discurso de alunos de curso superior. |
title_short |
As representações de gramática construídas no discurso de graduandos em Letras: uma experiência com a oficina de Tópicos gramaticais para leitura e produção de textos |
title_full |
As representações de gramática construídas no discurso de graduandos em Letras: uma experiência com a oficina de Tópicos gramaticais para leitura e produção de textos |
title_fullStr |
As representações de gramática construídas no discurso de graduandos em Letras: uma experiência com a oficina de Tópicos gramaticais para leitura e produção de textos |
title_full_unstemmed |
As representações de gramática construídas no discurso de graduandos em Letras: uma experiência com a oficina de Tópicos gramaticais para leitura e produção de textos |
title_sort |
As representações de gramática construídas no discurso de graduandos em Letras: uma experiência com a oficina de Tópicos gramaticais para leitura e produção de textos |
author |
Zaidan Bicalho Fonseca, Janaína |
author_facet |
Zaidan Bicalho Fonseca, Janaína |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zaidan Bicalho Fonseca, Janaína |
dc.subject.por.fl_str_mv |
representações tópicos gramaticais discurso de alunos de curso superior. |
topic |
representações tópicos gramaticais discurso de alunos de curso superior. |
description |
Este trabalho objetiva apresentar e analisar, por meio do gênero textual relato, as representações de gramática acionadas no discurso de alunos de Letras, participantes da oficina de Tópicos Gramaticais para Leitura e Produção de Textos. Para compreender as representações construídas pelos estudantes, a pesquisa se apoiou, teoricamente, nos estudos das representações sociais, conforme perspectiva da Psicologia Social. A fim de demonstrar como as vozes e as modalizações norteavam o discurso dos acadêmicos e iam revelando suas representações, pautou-se na perspectiva sociointeracionista. Fundamentou-se, ainda, nos preceitos da Linguística Textual, no que tange aos mecanismos linguísticos. Como resultado, foi possível apurar que os acadêmicos de Letras representam a gramática como objeto de poder e desejo, já que os relatos revelaram um discurso fundamentado na falha, na dificuldade e na defasagem do aprendizado gramatical. Observou-se, também, a presença de um interdiscurso, notabilizado pela intersecção entre o discurso acadêmico e o da saúde. Este se fez notar, sobretudo, pela metalinguagem da cura, ressaltando a necessidade apresentada pelos acadêmicos de dominarem os preceitos gramaticais, para se "restabelecerem do mal" de não saber gramática. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/28951 10.14393/DL19-v9n3a2015-10 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/28951 |
identifier_str_mv |
10.14393/DL19-v9n3a2015-10 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/28951/16977 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Janaína Zaidan Bicalho Fonseca info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Janaína Zaidan Bicalho Fonseca |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PP/UFU |
publisher.none.fl_str_mv |
PP/UFU |
dc.source.none.fl_str_mv |
Domínios de Lingu@gem; Vol. 9 No. 3 (2015): Número atemático; 187-201 Domínios de Lingu@gem; Vol. 9 Núm. 3 (2015): Número atemático; 187-201 Domínios de Lingu@gem; v. 9 n. 3 (2015): Número atemático; 187-201 1980-5799 reponame:Domínios de Lingu@gem instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Domínios de Lingu@gem |
collection |
Domínios de Lingu@gem |
repository.name.fl_str_mv |
Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadominios@ileel.ufu.br|| |
_version_ |
1797067714745860096 |