Contribuições para uma matriz de análise do Livro didático digital de Língua Portuguesa- PNLD 2015

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nobre, Joaquina Aparecida Silva
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Souza, Valeska
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Domínios de Lingu@gem
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/28902
Resumo: O presente estudo objetiva trazer contribuições para uma proposta de análise do Livro didático digital no âmbito do PNLD 2015. Assim, é apresentada uma matriz com foco na aprendizagem que pode ser complementar à análise feita dos OEDs pelo edital do PNLD 2015. Essa matriz tomou como referência os estudos sobre integração e normalização de recursos digitais na área educacional. Foi analisada uma coleção de Livros de Língua Portuguesa para o Ensino Médio, com Livro didático digital, aprovada nos termos do edital acima referido. Os resultados mostraram que, nos OEDs analisados, o foco é mais de exposição do que de propiciar interação, tendo em vista os propiciamentos que os recursos digitais oferecem. Acrescenta-se que, embora tenhamos chegado a esse resultado, os objetos contemplam todas as exigências do edital PNLD 2015, inclusive as limitações definidas. Isso sinaliza que alterações no edital do PNLD em relação ao enfoque do Livro Didático Digital podem contribuir para reforçar a implementação do uso de recursos tecnológicos na educação com vistas a um maior aproveitamento de aprendizagem.
id UFU-12_e53b4e6dc5b003554905958f53760535
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/28902
network_acronym_str UFU-12
network_name_str Domínios de Lingu@gem
repository_id_str
spelling Contribuições para uma matriz de análise do Livro didático digital de Língua Portuguesa- PNLD 2015O presente estudo objetiva trazer contribuições para uma proposta de análise do Livro didático digital no âmbito do PNLD 2015. Assim, é apresentada uma matriz com foco na aprendizagem que pode ser complementar à análise feita dos OEDs pelo edital do PNLD 2015. Essa matriz tomou como referência os estudos sobre integração e normalização de recursos digitais na área educacional. Foi analisada uma coleção de Livros de Língua Portuguesa para o Ensino Médio, com Livro didático digital, aprovada nos termos do edital acima referido. Os resultados mostraram que, nos OEDs analisados, o foco é mais de exposição do que de propiciar interação, tendo em vista os propiciamentos que os recursos digitais oferecem. Acrescenta-se que, embora tenhamos chegado a esse resultado, os objetos contemplam todas as exigências do edital PNLD 2015, inclusive as limitações definidas. Isso sinaliza que alterações no edital do PNLD em relação ao enfoque do Livro Didático Digital podem contribuir para reforçar a implementação do uso de recursos tecnológicos na educação com vistas a um maior aproveitamento de aprendizagem.PP/UFU2015-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/2890210.14393/DL19-v9n3a2015-9Domínios de Lingu@gem; Vol. 9 No. 3 (2015): Número atemático; 156-186Domínios de Lingu@gem; Vol. 9 Núm. 3 (2015): Número atemático; 156-186Domínios de Lingu@gem; v. 9 n. 3 (2015): Número atemático; 156-1861980-5799reponame:Domínios de Lingu@geminstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/28902/16976Copyright (c) 2015 Joaquina Aparecida Silva Nobre, Valeska Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccessNobre, Joaquina Aparecida SilvaSouza, Valeska2016-07-12T18:39:58Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/28902Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagemPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/oairevistadominios@ileel.ufu.br||1980-57991980-5799opendoar:2016-07-12T18:39:58Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições para uma matriz de análise do Livro didático digital de Língua Portuguesa- PNLD 2015
title Contribuições para uma matriz de análise do Livro didático digital de Língua Portuguesa- PNLD 2015
spellingShingle Contribuições para uma matriz de análise do Livro didático digital de Língua Portuguesa- PNLD 2015
Nobre, Joaquina Aparecida Silva
title_short Contribuições para uma matriz de análise do Livro didático digital de Língua Portuguesa- PNLD 2015
title_full Contribuições para uma matriz de análise do Livro didático digital de Língua Portuguesa- PNLD 2015
title_fullStr Contribuições para uma matriz de análise do Livro didático digital de Língua Portuguesa- PNLD 2015
title_full_unstemmed Contribuições para uma matriz de análise do Livro didático digital de Língua Portuguesa- PNLD 2015
title_sort Contribuições para uma matriz de análise do Livro didático digital de Língua Portuguesa- PNLD 2015
author Nobre, Joaquina Aparecida Silva
author_facet Nobre, Joaquina Aparecida Silva
Souza, Valeska
author_role author
author2 Souza, Valeska
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nobre, Joaquina Aparecida Silva
Souza, Valeska
description O presente estudo objetiva trazer contribuições para uma proposta de análise do Livro didático digital no âmbito do PNLD 2015. Assim, é apresentada uma matriz com foco na aprendizagem que pode ser complementar à análise feita dos OEDs pelo edital do PNLD 2015. Essa matriz tomou como referência os estudos sobre integração e normalização de recursos digitais na área educacional. Foi analisada uma coleção de Livros de Língua Portuguesa para o Ensino Médio, com Livro didático digital, aprovada nos termos do edital acima referido. Os resultados mostraram que, nos OEDs analisados, o foco é mais de exposição do que de propiciar interação, tendo em vista os propiciamentos que os recursos digitais oferecem. Acrescenta-se que, embora tenhamos chegado a esse resultado, os objetos contemplam todas as exigências do edital PNLD 2015, inclusive as limitações definidas. Isso sinaliza que alterações no edital do PNLD em relação ao enfoque do Livro Didático Digital podem contribuir para reforçar a implementação do uso de recursos tecnológicos na educação com vistas a um maior aproveitamento de aprendizagem.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/28902
10.14393/DL19-v9n3a2015-9
url https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/28902
identifier_str_mv 10.14393/DL19-v9n3a2015-9
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/28902/16976
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Joaquina Aparecida Silva Nobre, Valeska Souza
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Joaquina Aparecida Silva Nobre, Valeska Souza
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PP/UFU
publisher.none.fl_str_mv PP/UFU
dc.source.none.fl_str_mv Domínios de Lingu@gem; Vol. 9 No. 3 (2015): Número atemático; 156-186
Domínios de Lingu@gem; Vol. 9 Núm. 3 (2015): Número atemático; 156-186
Domínios de Lingu@gem; v. 9 n. 3 (2015): Número atemático; 156-186
1980-5799
reponame:Domínios de Lingu@gem
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Domínios de Lingu@gem
collection Domínios de Lingu@gem
repository.name.fl_str_mv Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv revistadominios@ileel.ufu.br||
_version_ 1797067714744811520