Concepções diferenciadas sobre o trabalho do professor de Língua Portuguesa: algumas reflexões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Ana Cecilia
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Domínios de Lingu@gem
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/31255
Resumo: Este artigo tem como objetivo refletir sobre questões relacionadas ao trabalho docente, em especial, sobre o trabalho do professor de Língua Portuguesa. Nesse sentido, apresentam-se, primeiramente, considerações a respeito de pesquisas sobre o trabalho docente a partir do viés do interacionismo sociodiscursivo. Em seguida, é construído um quadro histórico a respeito da constituição da disciplina Língua Portuguesa (LP) e da caracterização do professor da área. Por fim, analisa-se a relação existente entre a linguagem e o trabalho docente, expressa em textos introdutórios de manuais didáticos, pertencentes a dois momentos distintos do ensino de LP: um período que vai até a década de 60, marcado por atividades calcadas em bases tradicionais; e o início da década de 80, período agitado por movimentos cruciais que interferiram veementemente no contexto de ensino de português, como o processo de democratização da escola e o surgimento das propostas de reformulação de ensino na área. Com isso, busca-se evidenciar a existência de concepções diferenciadas sobre o trabalho do "professor de português" atreladas a diferentes momentos da história do ensino da disciplina. 
id UFU-12_f2816978ec2058f863192ad8d3d5ad06
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/31255
network_acronym_str UFU-12
network_name_str Domínios de Lingu@gem
repository_id_str
spelling Concepções diferenciadas sobre o trabalho do professor de Língua Portuguesa: algumas reflexõeslinguagemtrabalho docentelíngua portuguesaEste artigo tem como objetivo refletir sobre questões relacionadas ao trabalho docente, em especial, sobre o trabalho do professor de Língua Portuguesa. Nesse sentido, apresentam-se, primeiramente, considerações a respeito de pesquisas sobre o trabalho docente a partir do viés do interacionismo sociodiscursivo. Em seguida, é construído um quadro histórico a respeito da constituição da disciplina Língua Portuguesa (LP) e da caracterização do professor da área. Por fim, analisa-se a relação existente entre a linguagem e o trabalho docente, expressa em textos introdutórios de manuais didáticos, pertencentes a dois momentos distintos do ensino de LP: um período que vai até a década de 60, marcado por atividades calcadas em bases tradicionais; e o início da década de 80, período agitado por movimentos cruciais que interferiram veementemente no contexto de ensino de português, como o processo de democratização da escola e o surgimento das propostas de reformulação de ensino na área. Com isso, busca-se evidenciar a existência de concepções diferenciadas sobre o trabalho do "professor de português" atreladas a diferentes momentos da história do ensino da disciplina. PP/UFU2015-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/3125510.14393/DL20-v9n4a2015-6Domínios de Lingu@gem; Vol. 9 No. 4 (2015): História da disciplina escolar de Língua Portuguesa (XIX-XXI): tensões, desafios e perspectivas; 127-151Domínios de Lingu@gem; Vol. 9 Núm. 4 (2015): História da disciplina escolar de Língua Portuguesa (XIX-XXI): tensões, desafios e perspectivas; 127-151Domínios de Lingu@gem; v. 9 n. 4 (2015): História da disciplina escolar de Língua Portuguesa (XIX-XXI): tensões, desafios e perspectivas; 127-1511980-5799reponame:Domínios de Lingu@geminstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/31255/17696Copyright (c) 2015 Ana Cecilia Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Ana Cecilia2016-03-29T17:28:38Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/31255Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagemPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/oairevistadominios@ileel.ufu.br||1980-57991980-5799opendoar:2016-03-29T17:28:38Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções diferenciadas sobre o trabalho do professor de Língua Portuguesa: algumas reflexões
title Concepções diferenciadas sobre o trabalho do professor de Língua Portuguesa: algumas reflexões
spellingShingle Concepções diferenciadas sobre o trabalho do professor de Língua Portuguesa: algumas reflexões
Gonçalves, Ana Cecilia
linguagem
trabalho docente
língua portuguesa
title_short Concepções diferenciadas sobre o trabalho do professor de Língua Portuguesa: algumas reflexões
title_full Concepções diferenciadas sobre o trabalho do professor de Língua Portuguesa: algumas reflexões
title_fullStr Concepções diferenciadas sobre o trabalho do professor de Língua Portuguesa: algumas reflexões
title_full_unstemmed Concepções diferenciadas sobre o trabalho do professor de Língua Portuguesa: algumas reflexões
title_sort Concepções diferenciadas sobre o trabalho do professor de Língua Portuguesa: algumas reflexões
author Gonçalves, Ana Cecilia
author_facet Gonçalves, Ana Cecilia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Ana Cecilia
dc.subject.por.fl_str_mv linguagem
trabalho docente
língua portuguesa
topic linguagem
trabalho docente
língua portuguesa
description Este artigo tem como objetivo refletir sobre questões relacionadas ao trabalho docente, em especial, sobre o trabalho do professor de Língua Portuguesa. Nesse sentido, apresentam-se, primeiramente, considerações a respeito de pesquisas sobre o trabalho docente a partir do viés do interacionismo sociodiscursivo. Em seguida, é construído um quadro histórico a respeito da constituição da disciplina Língua Portuguesa (LP) e da caracterização do professor da área. Por fim, analisa-se a relação existente entre a linguagem e o trabalho docente, expressa em textos introdutórios de manuais didáticos, pertencentes a dois momentos distintos do ensino de LP: um período que vai até a década de 60, marcado por atividades calcadas em bases tradicionais; e o início da década de 80, período agitado por movimentos cruciais que interferiram veementemente no contexto de ensino de português, como o processo de democratização da escola e o surgimento das propostas de reformulação de ensino na área. Com isso, busca-se evidenciar a existência de concepções diferenciadas sobre o trabalho do "professor de português" atreladas a diferentes momentos da história do ensino da disciplina. 
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/31255
10.14393/DL20-v9n4a2015-6
url https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/31255
identifier_str_mv 10.14393/DL20-v9n4a2015-6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/31255/17696
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Ana Cecilia Gonçalves
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Ana Cecilia Gonçalves
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PP/UFU
publisher.none.fl_str_mv PP/UFU
dc.source.none.fl_str_mv Domínios de Lingu@gem; Vol. 9 No. 4 (2015): História da disciplina escolar de Língua Portuguesa (XIX-XXI): tensões, desafios e perspectivas; 127-151
Domínios de Lingu@gem; Vol. 9 Núm. 4 (2015): História da disciplina escolar de Língua Portuguesa (XIX-XXI): tensões, desafios e perspectivas; 127-151
Domínios de Lingu@gem; v. 9 n. 4 (2015): História da disciplina escolar de Língua Portuguesa (XIX-XXI): tensões, desafios e perspectivas; 127-151
1980-5799
reponame:Domínios de Lingu@gem
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Domínios de Lingu@gem
collection Domínios de Lingu@gem
repository.name.fl_str_mv Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv revistadominios@ileel.ufu.br||
_version_ 1797067714803531776