Um estudo multimodal de peças publicitárias de escolas de idiomas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Carvalho Costa Leite, Patrícia Mara
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Domínios de Lingu@gem
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/21780
Resumo: O objetivo do presente artigo é observar como os modos semióticos são utilizados na construção de textos publicitários de escolas de idiomas, com foco na língua inglesa. Pretende-se, tomando os elementos semióticos de construção de textos publicitários como ponto de partida, perceber quais são as práticas discursivas que vem à tona, bem como, os mecanismos de persuasão e a representação do aluno no jogo discursivo. Para tanto, busca-se o embasamento teórico na teoria da gramática do design visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 1996; JEWITT; OYAMA, 2001), combinados a alguns pressupostos teóricos da Análise crítica do discurso (FAIRCLOUGH, 2001), para análise da modalidade visual e verbal, respectivamente. A fim de se realizar uma leitura crítica, serão utilizados textos de Carmagnani (2001, 2008) e Coracini (2007). O corpus é constituído por dez anúncios publicitários retiradas do site Google datadas de 2010.
id UFU-12_f5909403503a9938bedf89cda87deea4
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/21780
network_acronym_str UFU-12
network_name_str Domínios de Lingu@gem
repository_id_str
spelling Um estudo multimodal de peças publicitárias de escolas de idiomasmultimodalidadepublicidadeescola de idiomasgramática do design visualO objetivo do presente artigo é observar como os modos semióticos são utilizados na construção de textos publicitários de escolas de idiomas, com foco na língua inglesa. Pretende-se, tomando os elementos semióticos de construção de textos publicitários como ponto de partida, perceber quais são as práticas discursivas que vem à tona, bem como, os mecanismos de persuasão e a representação do aluno no jogo discursivo. Para tanto, busca-se o embasamento teórico na teoria da gramática do design visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 1996; JEWITT; OYAMA, 2001), combinados a alguns pressupostos teóricos da Análise crítica do discurso (FAIRCLOUGH, 2001), para análise da modalidade visual e verbal, respectivamente. A fim de se realizar uma leitura crítica, serão utilizados textos de Carmagnani (2001, 2008) e Coracini (2007). O corpus é constituído por dez anúncios publicitários retiradas do site Google datadas de 2010. PP/UFU2013-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/2178010.14393/DL13-v7n1a2013-10Domínios de Lingu@gem; Vol. 7 No. 1 (2013): Número Atemático.; 185-206Domínios de Lingu@gem; Vol. 7 Núm. 1 (2013): Número Atemático.; 185-206Domínios de Lingu@gem; v. 7 n. 1 (2013): Número Atemático.; 185-2061980-5799reponame:Domínios de Lingu@geminstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/21780/12563Copyright (c) 2013 Patrícia Mara de Carvalho Costa Leiteinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Carvalho Costa Leite, Patrícia Mara2016-07-12T19:45:26Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/21780Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagemPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/oairevistadominios@ileel.ufu.br||1980-57991980-5799opendoar:2016-07-12T19:45:26Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo multimodal de peças publicitárias de escolas de idiomas
title Um estudo multimodal de peças publicitárias de escolas de idiomas
spellingShingle Um estudo multimodal de peças publicitárias de escolas de idiomas
de Carvalho Costa Leite, Patrícia Mara
multimodalidade
publicidade
escola de idiomas
gramática do design visual
title_short Um estudo multimodal de peças publicitárias de escolas de idiomas
title_full Um estudo multimodal de peças publicitárias de escolas de idiomas
title_fullStr Um estudo multimodal de peças publicitárias de escolas de idiomas
title_full_unstemmed Um estudo multimodal de peças publicitárias de escolas de idiomas
title_sort Um estudo multimodal de peças publicitárias de escolas de idiomas
author de Carvalho Costa Leite, Patrícia Mara
author_facet de Carvalho Costa Leite, Patrícia Mara
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Carvalho Costa Leite, Patrícia Mara
dc.subject.por.fl_str_mv multimodalidade
publicidade
escola de idiomas
gramática do design visual
topic multimodalidade
publicidade
escola de idiomas
gramática do design visual
description O objetivo do presente artigo é observar como os modos semióticos são utilizados na construção de textos publicitários de escolas de idiomas, com foco na língua inglesa. Pretende-se, tomando os elementos semióticos de construção de textos publicitários como ponto de partida, perceber quais são as práticas discursivas que vem à tona, bem como, os mecanismos de persuasão e a representação do aluno no jogo discursivo. Para tanto, busca-se o embasamento teórico na teoria da gramática do design visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 1996; JEWITT; OYAMA, 2001), combinados a alguns pressupostos teóricos da Análise crítica do discurso (FAIRCLOUGH, 2001), para análise da modalidade visual e verbal, respectivamente. A fim de se realizar uma leitura crítica, serão utilizados textos de Carmagnani (2001, 2008) e Coracini (2007). O corpus é constituído por dez anúncios publicitários retiradas do site Google datadas de 2010.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/21780
10.14393/DL13-v7n1a2013-10
url https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/21780
identifier_str_mv 10.14393/DL13-v7n1a2013-10
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/21780/12563
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Patrícia Mara de Carvalho Costa Leite
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Patrícia Mara de Carvalho Costa Leite
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PP/UFU
publisher.none.fl_str_mv PP/UFU
dc.source.none.fl_str_mv Domínios de Lingu@gem; Vol. 7 No. 1 (2013): Número Atemático.; 185-206
Domínios de Lingu@gem; Vol. 7 Núm. 1 (2013): Número Atemático.; 185-206
Domínios de Lingu@gem; v. 7 n. 1 (2013): Número Atemático.; 185-206
1980-5799
reponame:Domínios de Lingu@gem
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Domínios de Lingu@gem
collection Domínios de Lingu@gem
repository.name.fl_str_mv Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv revistadominios@ileel.ufu.br||
_version_ 1797067713684701184