Interlíngua e interferência da língua materna em textos de estudantes de espanhol de uma escola em Porto Velho/RO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Domínios de Lingu@gem |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/49815 |
Resumo: | Este trabalho tem como base a análise das transferências da língua materna em textos de estudantes de espanhol. Foram analisadas dez redações por meio do método de análise contrastiva, no qual buscamos uma explicação para ocorrência dos erros de transferências e interlíngua encontrados. Como suporte teórico apoiamo-nos em: Adja Balbino de Amorim Barbieri Durão (2004), Adja Balbino de Amorim Barbieri Durão (2007), Ingmar (2007), Otávio Goes Andrade (2011). Buscou-se com esta pesquisa tentar evidenciar os problemas para se atingir uma escrita mais próxima do espanhol, apartando-se, no máximo possível, da influência do português na escrita do aluno. Por fim, o trabalho pretende constituir-se como subsídio teórico e prático a fim de auxiliar os discentes e docentes no processo de ensino e aprendizagem de Espanhol como língua estrangeira. |
id |
UFU-12_f6beea1d5f0a10401edb5eb78d51c0ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/49815 |
network_acronym_str |
UFU-12 |
network_name_str |
Domínios de Lingu@gem |
repository_id_str |
|
spelling |
Interlíngua e interferência da língua materna em textos de estudantes de espanhol de uma escola em Porto Velho/ROEnsinoLíngua espanholaEstudantesErrosTransferênciasTeachingSpanish languageStudentsMistakesTransfersEste trabalho tem como base a análise das transferências da língua materna em textos de estudantes de espanhol. Foram analisadas dez redações por meio do método de análise contrastiva, no qual buscamos uma explicação para ocorrência dos erros de transferências e interlíngua encontrados. Como suporte teórico apoiamo-nos em: Adja Balbino de Amorim Barbieri Durão (2004), Adja Balbino de Amorim Barbieri Durão (2007), Ingmar (2007), Otávio Goes Andrade (2011). Buscou-se com esta pesquisa tentar evidenciar os problemas para se atingir uma escrita mais próxima do espanhol, apartando-se, no máximo possível, da influência do português na escrita do aluno. Por fim, o trabalho pretende constituir-se como subsídio teórico e prático a fim de auxiliar os discentes e docentes no processo de ensino e aprendizagem de Espanhol como língua estrangeira. PP/UFU2020-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/4981510.14393/DL42-v14n2a2020-14Domínios de Lingu@gem; Vol. 14 No. 2 (2020): Description and analysis of the Spanish language; 702-724Domínios de Lingu@gem; Vol. 14 Núm. 2 (2020): Descripción y análisis de la lengua española; 702-724Domínios de Lingu@gem; v. 14 n. 2 (2020): Descrição e análise da língua espanhola; 702-7241980-5799reponame:Domínios de Lingu@geminstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/49815/28479Copyright (c) 2020 Nádia Nelziza Lovera de Florentino, Ariane Rosas da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessRosas da Silva, ArianeLovera de Florentino, Nádia Nelziza2020-03-26T20:42:14Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/49815Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagemPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/oairevistadominios@ileel.ufu.br||1980-57991980-5799opendoar:2020-03-26T20:42:14Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interlíngua e interferência da língua materna em textos de estudantes de espanhol de uma escola em Porto Velho/RO |
title |
Interlíngua e interferência da língua materna em textos de estudantes de espanhol de uma escola em Porto Velho/RO |
spellingShingle |
Interlíngua e interferência da língua materna em textos de estudantes de espanhol de uma escola em Porto Velho/RO Rosas da Silva, Ariane Ensino Língua espanhola Estudantes Erros Transferências Teaching Spanish language Students Mistakes Transfers |
title_short |
Interlíngua e interferência da língua materna em textos de estudantes de espanhol de uma escola em Porto Velho/RO |
title_full |
Interlíngua e interferência da língua materna em textos de estudantes de espanhol de uma escola em Porto Velho/RO |
title_fullStr |
Interlíngua e interferência da língua materna em textos de estudantes de espanhol de uma escola em Porto Velho/RO |
title_full_unstemmed |
Interlíngua e interferência da língua materna em textos de estudantes de espanhol de uma escola em Porto Velho/RO |
title_sort |
Interlíngua e interferência da língua materna em textos de estudantes de espanhol de uma escola em Porto Velho/RO |
author |
Rosas da Silva, Ariane |
author_facet |
Rosas da Silva, Ariane Lovera de Florentino, Nádia Nelziza |
author_role |
author |
author2 |
Lovera de Florentino, Nádia Nelziza |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosas da Silva, Ariane Lovera de Florentino, Nádia Nelziza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Língua espanhola Estudantes Erros Transferências Teaching Spanish language Students Mistakes Transfers |
topic |
Ensino Língua espanhola Estudantes Erros Transferências Teaching Spanish language Students Mistakes Transfers |
description |
Este trabalho tem como base a análise das transferências da língua materna em textos de estudantes de espanhol. Foram analisadas dez redações por meio do método de análise contrastiva, no qual buscamos uma explicação para ocorrência dos erros de transferências e interlíngua encontrados. Como suporte teórico apoiamo-nos em: Adja Balbino de Amorim Barbieri Durão (2004), Adja Balbino de Amorim Barbieri Durão (2007), Ingmar (2007), Otávio Goes Andrade (2011). Buscou-se com esta pesquisa tentar evidenciar os problemas para se atingir uma escrita mais próxima do espanhol, apartando-se, no máximo possível, da influência do português na escrita do aluno. Por fim, o trabalho pretende constituir-se como subsídio teórico e prático a fim de auxiliar os discentes e docentes no processo de ensino e aprendizagem de Espanhol como língua estrangeira. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/49815 10.14393/DL42-v14n2a2020-14 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/49815 |
identifier_str_mv |
10.14393/DL42-v14n2a2020-14 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/49815/28479 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Nádia Nelziza Lovera de Florentino, Ariane Rosas da Silva info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Nádia Nelziza Lovera de Florentino, Ariane Rosas da Silva |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PP/UFU |
publisher.none.fl_str_mv |
PP/UFU |
dc.source.none.fl_str_mv |
Domínios de Lingu@gem; Vol. 14 No. 2 (2020): Description and analysis of the Spanish language; 702-724 Domínios de Lingu@gem; Vol. 14 Núm. 2 (2020): Descripción y análisis de la lengua española; 702-724 Domínios de Lingu@gem; v. 14 n. 2 (2020): Descrição e análise da língua espanhola; 702-724 1980-5799 reponame:Domínios de Lingu@gem instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Domínios de Lingu@gem |
collection |
Domínios de Lingu@gem |
repository.name.fl_str_mv |
Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadominios@ileel.ufu.br|| |
_version_ |
1797067717172264960 |