Interlíngua e interferência da língua materna em textos de estudantes de espanhol de uma escola em Porto Velho/RO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosas da Silva, Ariane
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lovera de Florentino, Nádia Nelziza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Domínios de Lingu@gem
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/49815
Resumo: Este trabalho tem como base a análise das transferências da língua materna em textos de estudantes de espanhol. Foram analisadas dez redações por meio do método de análise contrastiva, no qual buscamos uma explicação para ocorrência dos erros de transferências e interlíngua encontrados. Como suporte teórico apoiamo-nos em: Adja Balbino de Amorim Barbieri Durão (2004), Adja Balbino de Amorim Barbieri Durão (2007), Ingmar (2007), Otávio Goes Andrade (2011). Buscou-se com esta pesquisa tentar evidenciar os problemas para se atingir uma escrita mais próxima do espanhol, apartando-se, no máximo possível, da influência do português na escrita do aluno. Por fim, o trabalho pretende constituir-se como subsídio teórico e prático a fim de auxiliar os discentes e docentes no processo de ensino e aprendizagem de Espanhol como língua estrangeira.  
id UFU-12_f6beea1d5f0a10401edb5eb78d51c0ff
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/49815
network_acronym_str UFU-12
network_name_str Domínios de Lingu@gem
repository_id_str
spelling Interlíngua e interferência da língua materna em textos de estudantes de espanhol de uma escola em Porto Velho/ROEnsinoLíngua espanholaEstudantesErrosTransferênciasTeachingSpanish languageStudentsMistakesTransfersEste trabalho tem como base a análise das transferências da língua materna em textos de estudantes de espanhol. Foram analisadas dez redações por meio do método de análise contrastiva, no qual buscamos uma explicação para ocorrência dos erros de transferências e interlíngua encontrados. Como suporte teórico apoiamo-nos em: Adja Balbino de Amorim Barbieri Durão (2004), Adja Balbino de Amorim Barbieri Durão (2007), Ingmar (2007), Otávio Goes Andrade (2011). Buscou-se com esta pesquisa tentar evidenciar os problemas para se atingir uma escrita mais próxima do espanhol, apartando-se, no máximo possível, da influência do português na escrita do aluno. Por fim, o trabalho pretende constituir-se como subsídio teórico e prático a fim de auxiliar os discentes e docentes no processo de ensino e aprendizagem de Espanhol como língua estrangeira.  PP/UFU2020-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/4981510.14393/DL42-v14n2a2020-14Domínios de Lingu@gem; Vol. 14 No. 2 (2020): Description and analysis of the Spanish language; 702-724Domínios de Lingu@gem; Vol. 14 Núm. 2 (2020): Descripción y análisis de la lengua española; 702-724Domínios de Lingu@gem; v. 14 n. 2 (2020): Descrição e análise da língua espanhola; 702-7241980-5799reponame:Domínios de Lingu@geminstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/49815/28479Copyright (c) 2020 Nádia Nelziza Lovera de Florentino, Ariane Rosas da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessRosas da Silva, ArianeLovera de Florentino, Nádia Nelziza2020-03-26T20:42:14Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/49815Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagemPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/oairevistadominios@ileel.ufu.br||1980-57991980-5799opendoar:2020-03-26T20:42:14Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Interlíngua e interferência da língua materna em textos de estudantes de espanhol de uma escola em Porto Velho/RO
title Interlíngua e interferência da língua materna em textos de estudantes de espanhol de uma escola em Porto Velho/RO
spellingShingle Interlíngua e interferência da língua materna em textos de estudantes de espanhol de uma escola em Porto Velho/RO
Rosas da Silva, Ariane
Ensino
Língua espanhola
Estudantes
Erros
Transferências
Teaching
Spanish language
Students
Mistakes
Transfers
title_short Interlíngua e interferência da língua materna em textos de estudantes de espanhol de uma escola em Porto Velho/RO
title_full Interlíngua e interferência da língua materna em textos de estudantes de espanhol de uma escola em Porto Velho/RO
title_fullStr Interlíngua e interferência da língua materna em textos de estudantes de espanhol de uma escola em Porto Velho/RO
title_full_unstemmed Interlíngua e interferência da língua materna em textos de estudantes de espanhol de uma escola em Porto Velho/RO
title_sort Interlíngua e interferência da língua materna em textos de estudantes de espanhol de uma escola em Porto Velho/RO
author Rosas da Silva, Ariane
author_facet Rosas da Silva, Ariane
Lovera de Florentino, Nádia Nelziza
author_role author
author2 Lovera de Florentino, Nádia Nelziza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosas da Silva, Ariane
Lovera de Florentino, Nádia Nelziza
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Língua espanhola
Estudantes
Erros
Transferências
Teaching
Spanish language
Students
Mistakes
Transfers
topic Ensino
Língua espanhola
Estudantes
Erros
Transferências
Teaching
Spanish language
Students
Mistakes
Transfers
description Este trabalho tem como base a análise das transferências da língua materna em textos de estudantes de espanhol. Foram analisadas dez redações por meio do método de análise contrastiva, no qual buscamos uma explicação para ocorrência dos erros de transferências e interlíngua encontrados. Como suporte teórico apoiamo-nos em: Adja Balbino de Amorim Barbieri Durão (2004), Adja Balbino de Amorim Barbieri Durão (2007), Ingmar (2007), Otávio Goes Andrade (2011). Buscou-se com esta pesquisa tentar evidenciar os problemas para se atingir uma escrita mais próxima do espanhol, apartando-se, no máximo possível, da influência do português na escrita do aluno. Por fim, o trabalho pretende constituir-se como subsídio teórico e prático a fim de auxiliar os discentes e docentes no processo de ensino e aprendizagem de Espanhol como língua estrangeira.  
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/49815
10.14393/DL42-v14n2a2020-14
url https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/49815
identifier_str_mv 10.14393/DL42-v14n2a2020-14
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/49815/28479
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Nádia Nelziza Lovera de Florentino, Ariane Rosas da Silva
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Nádia Nelziza Lovera de Florentino, Ariane Rosas da Silva
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PP/UFU
publisher.none.fl_str_mv PP/UFU
dc.source.none.fl_str_mv Domínios de Lingu@gem; Vol. 14 No. 2 (2020): Description and analysis of the Spanish language; 702-724
Domínios de Lingu@gem; Vol. 14 Núm. 2 (2020): Descripción y análisis de la lengua española; 702-724
Domínios de Lingu@gem; v. 14 n. 2 (2020): Descrição e análise da língua espanhola; 702-724
1980-5799
reponame:Domínios de Lingu@gem
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Domínios de Lingu@gem
collection Domínios de Lingu@gem
repository.name.fl_str_mv Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv revistadominios@ileel.ufu.br||
_version_ 1797067717172264960