Desvendando mundos: lendo e escrevendo com os olhos, o pensamento e a imaginação com uma turma do terceiro ano de uma escola pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Balduino, Grazielle Eloísa
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Cunha, Myrtes Dias da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de educação popular (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/26357
Resumo: O presente texto apresenta resultados de uma pesquisa desenvolvida em 2013 em uma escola pública municipal na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, com uma turma de 3º ano do ensino fundamental. O trabalho tem, como norteamento metodológico, a pesquisa qualitativa e etnográfica, na qual a presença do pesquisador é intensa no campo. O cotidiano dessa turma era sempre surpreendente. As crianças, a cada dia, nos mostravam que, além de aprender a decifrar códigos da escrita, elas precisavam ser escutadas, respeitadas e que também escreviam e se expressavam por meio de desenhos-escritas, movimentos corporais e da fala. A pressão para a alfabetização e o letramento das crianças é grande sobre elas e sobre os professores. O importante é empurrar a escrita e a leitura com muitas cópias. O tempo para aprender e conversar sobre elas, seus desejos, suas angústias e saberes quase não existe. As crianças tentavam, nos entretempos e nas ações que começamos a desenvolver com elas, fazer tudo aquilo que precisavam, mas não podiam: se expressar de diferentes maneiras. A escola e o sistema se preocupam muito mais em resultados e estatísticas que com a verdadeira aprendizagem humana e fertilizadora das crianças.
id UFU-13_0ce540b117b89cc2026a5a69ea540edf
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/26357
network_acronym_str UFU-13
network_name_str Revista de educação popular (Online)
repository_id_str
spelling Desvendando mundos: lendo e escrevendo com os olhos, o pensamento e a imaginação com uma turma do terceiro ano de uma escola públicaImaginação. Desenhos. Ensino-aprendizagem.O presente texto apresenta resultados de uma pesquisa desenvolvida em 2013 em uma escola pública municipal na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, com uma turma de 3º ano do ensino fundamental. O trabalho tem, como norteamento metodológico, a pesquisa qualitativa e etnográfica, na qual a presença do pesquisador é intensa no campo. O cotidiano dessa turma era sempre surpreendente. As crianças, a cada dia, nos mostravam que, além de aprender a decifrar códigos da escrita, elas precisavam ser escutadas, respeitadas e que também escreviam e se expressavam por meio de desenhos-escritas, movimentos corporais e da fala. A pressão para a alfabetização e o letramento das crianças é grande sobre elas e sobre os professores. O importante é empurrar a escrita e a leitura com muitas cópias. O tempo para aprender e conversar sobre elas, seus desejos, suas angústias e saberes quase não existe. As crianças tentavam, nos entretempos e nas ações que começamos a desenvolver com elas, fazer tudo aquilo que precisavam, mas não podiam: se expressar de diferentes maneiras. A escola e o sistema se preocupam muito mais em resultados e estatísticas que com a verdadeira aprendizagem humana e fertilizadora das crianças.Universidade Federal de Uberlândia2015-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/2635710.14393/rep-v14n12015-art05Revista de Educação Popular; v. 14 n. 1 (2015): Revista de Educação Popular; 60-741982-76601678-5622reponame:Revista de educação popular (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/26357/pdfhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBalduino, Grazielle EloísaCunha, Myrtes Dias da2023-03-29T17:01:53Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/26357Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpopPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpop/oairevistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br1678-56221982-7660opendoar:2023-03-29T17:01:53Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Desvendando mundos: lendo e escrevendo com os olhos, o pensamento e a imaginação com uma turma do terceiro ano de uma escola pública
title Desvendando mundos: lendo e escrevendo com os olhos, o pensamento e a imaginação com uma turma do terceiro ano de uma escola pública
spellingShingle Desvendando mundos: lendo e escrevendo com os olhos, o pensamento e a imaginação com uma turma do terceiro ano de uma escola pública
Balduino, Grazielle Eloísa
Imaginação. Desenhos. Ensino-aprendizagem.
title_short Desvendando mundos: lendo e escrevendo com os olhos, o pensamento e a imaginação com uma turma do terceiro ano de uma escola pública
title_full Desvendando mundos: lendo e escrevendo com os olhos, o pensamento e a imaginação com uma turma do terceiro ano de uma escola pública
title_fullStr Desvendando mundos: lendo e escrevendo com os olhos, o pensamento e a imaginação com uma turma do terceiro ano de uma escola pública
title_full_unstemmed Desvendando mundos: lendo e escrevendo com os olhos, o pensamento e a imaginação com uma turma do terceiro ano de uma escola pública
title_sort Desvendando mundos: lendo e escrevendo com os olhos, o pensamento e a imaginação com uma turma do terceiro ano de uma escola pública
author Balduino, Grazielle Eloísa
author_facet Balduino, Grazielle Eloísa
Cunha, Myrtes Dias da
author_role author
author2 Cunha, Myrtes Dias da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Balduino, Grazielle Eloísa
Cunha, Myrtes Dias da
dc.subject.por.fl_str_mv Imaginação. Desenhos. Ensino-aprendizagem.
topic Imaginação. Desenhos. Ensino-aprendizagem.
description O presente texto apresenta resultados de uma pesquisa desenvolvida em 2013 em uma escola pública municipal na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, com uma turma de 3º ano do ensino fundamental. O trabalho tem, como norteamento metodológico, a pesquisa qualitativa e etnográfica, na qual a presença do pesquisador é intensa no campo. O cotidiano dessa turma era sempre surpreendente. As crianças, a cada dia, nos mostravam que, além de aprender a decifrar códigos da escrita, elas precisavam ser escutadas, respeitadas e que também escreviam e se expressavam por meio de desenhos-escritas, movimentos corporais e da fala. A pressão para a alfabetização e o letramento das crianças é grande sobre elas e sobre os professores. O importante é empurrar a escrita e a leitura com muitas cópias. O tempo para aprender e conversar sobre elas, seus desejos, suas angústias e saberes quase não existe. As crianças tentavam, nos entretempos e nas ações que começamos a desenvolver com elas, fazer tudo aquilo que precisavam, mas não podiam: se expressar de diferentes maneiras. A escola e o sistema se preocupam muito mais em resultados e estatísticas que com a verdadeira aprendizagem humana e fertilizadora das crianças.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/26357
10.14393/rep-v14n12015-art05
url https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/26357
identifier_str_mv 10.14393/rep-v14n12015-art05
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/26357/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Popular; v. 14 n. 1 (2015): Revista de Educação Popular; 60-74
1982-7660
1678-5622
reponame:Revista de educação popular (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Revista de educação popular (Online)
collection Revista de educação popular (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv revistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br
_version_ 1797068897394884608