Desvendando mundos: lendo e escrevendo com os olhos, o pensamento e a imaginação com uma turma do terceiro ano de uma escola pública
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de educação popular (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/26357 |
Resumo: | O presente texto apresenta resultados de uma pesquisa desenvolvida em 2013 em uma escola pública municipal na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, com uma turma de 3º ano do ensino fundamental. O trabalho tem, como norteamento metodológico, a pesquisa qualitativa e etnográfica, na qual a presença do pesquisador é intensa no campo. O cotidiano dessa turma era sempre surpreendente. As crianças, a cada dia, nos mostravam que, além de aprender a decifrar códigos da escrita, elas precisavam ser escutadas, respeitadas e que também escreviam e se expressavam por meio de desenhos-escritas, movimentos corporais e da fala. A pressão para a alfabetização e o letramento das crianças é grande sobre elas e sobre os professores. O importante é empurrar a escrita e a leitura com muitas cópias. O tempo para aprender e conversar sobre elas, seus desejos, suas angústias e saberes quase não existe. As crianças tentavam, nos entretempos e nas ações que começamos a desenvolver com elas, fazer tudo aquilo que precisavam, mas não podiam: se expressar de diferentes maneiras. A escola e o sistema se preocupam muito mais em resultados e estatísticas que com a verdadeira aprendizagem humana e fertilizadora das crianças. |
id |
UFU-13_0ce540b117b89cc2026a5a69ea540edf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/26357 |
network_acronym_str |
UFU-13 |
network_name_str |
Revista de educação popular (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Desvendando mundos: lendo e escrevendo com os olhos, o pensamento e a imaginação com uma turma do terceiro ano de uma escola públicaImaginação. Desenhos. Ensino-aprendizagem.O presente texto apresenta resultados de uma pesquisa desenvolvida em 2013 em uma escola pública municipal na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, com uma turma de 3º ano do ensino fundamental. O trabalho tem, como norteamento metodológico, a pesquisa qualitativa e etnográfica, na qual a presença do pesquisador é intensa no campo. O cotidiano dessa turma era sempre surpreendente. As crianças, a cada dia, nos mostravam que, além de aprender a decifrar códigos da escrita, elas precisavam ser escutadas, respeitadas e que também escreviam e se expressavam por meio de desenhos-escritas, movimentos corporais e da fala. A pressão para a alfabetização e o letramento das crianças é grande sobre elas e sobre os professores. O importante é empurrar a escrita e a leitura com muitas cópias. O tempo para aprender e conversar sobre elas, seus desejos, suas angústias e saberes quase não existe. As crianças tentavam, nos entretempos e nas ações que começamos a desenvolver com elas, fazer tudo aquilo que precisavam, mas não podiam: se expressar de diferentes maneiras. A escola e o sistema se preocupam muito mais em resultados e estatísticas que com a verdadeira aprendizagem humana e fertilizadora das crianças.Universidade Federal de Uberlândia2015-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/2635710.14393/rep-v14n12015-art05Revista de Educação Popular; v. 14 n. 1 (2015): Revista de Educação Popular; 60-741982-76601678-5622reponame:Revista de educação popular (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/26357/pdfhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBalduino, Grazielle EloísaCunha, Myrtes Dias da2023-03-29T17:01:53Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/26357Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpopPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpop/oairevistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br1678-56221982-7660opendoar:2023-03-29T17:01:53Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desvendando mundos: lendo e escrevendo com os olhos, o pensamento e a imaginação com uma turma do terceiro ano de uma escola pública |
title |
Desvendando mundos: lendo e escrevendo com os olhos, o pensamento e a imaginação com uma turma do terceiro ano de uma escola pública |
spellingShingle |
Desvendando mundos: lendo e escrevendo com os olhos, o pensamento e a imaginação com uma turma do terceiro ano de uma escola pública Balduino, Grazielle Eloísa Imaginação. Desenhos. Ensino-aprendizagem. |
title_short |
Desvendando mundos: lendo e escrevendo com os olhos, o pensamento e a imaginação com uma turma do terceiro ano de uma escola pública |
title_full |
Desvendando mundos: lendo e escrevendo com os olhos, o pensamento e a imaginação com uma turma do terceiro ano de uma escola pública |
title_fullStr |
Desvendando mundos: lendo e escrevendo com os olhos, o pensamento e a imaginação com uma turma do terceiro ano de uma escola pública |
title_full_unstemmed |
Desvendando mundos: lendo e escrevendo com os olhos, o pensamento e a imaginação com uma turma do terceiro ano de uma escola pública |
title_sort |
Desvendando mundos: lendo e escrevendo com os olhos, o pensamento e a imaginação com uma turma do terceiro ano de uma escola pública |
author |
Balduino, Grazielle Eloísa |
author_facet |
Balduino, Grazielle Eloísa Cunha, Myrtes Dias da |
author_role |
author |
author2 |
Cunha, Myrtes Dias da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Balduino, Grazielle Eloísa Cunha, Myrtes Dias da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Imaginação. Desenhos. Ensino-aprendizagem. |
topic |
Imaginação. Desenhos. Ensino-aprendizagem. |
description |
O presente texto apresenta resultados de uma pesquisa desenvolvida em 2013 em uma escola pública municipal na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, com uma turma de 3º ano do ensino fundamental. O trabalho tem, como norteamento metodológico, a pesquisa qualitativa e etnográfica, na qual a presença do pesquisador é intensa no campo. O cotidiano dessa turma era sempre surpreendente. As crianças, a cada dia, nos mostravam que, além de aprender a decifrar códigos da escrita, elas precisavam ser escutadas, respeitadas e que também escreviam e se expressavam por meio de desenhos-escritas, movimentos corporais e da fala. A pressão para a alfabetização e o letramento das crianças é grande sobre elas e sobre os professores. O importante é empurrar a escrita e a leitura com muitas cópias. O tempo para aprender e conversar sobre elas, seus desejos, suas angústias e saberes quase não existe. As crianças tentavam, nos entretempos e nas ações que começamos a desenvolver com elas, fazer tudo aquilo que precisavam, mas não podiam: se expressar de diferentes maneiras. A escola e o sistema se preocupam muito mais em resultados e estatísticas que com a verdadeira aprendizagem humana e fertilizadora das crianças. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/26357 10.14393/rep-v14n12015-art05 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/26357 |
identifier_str_mv |
10.14393/rep-v14n12015-art05 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/26357/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Popular; v. 14 n. 1 (2015): Revista de Educação Popular; 60-74 1982-7660 1678-5622 reponame:Revista de educação popular (Online) instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Revista de educação popular (Online) |
collection |
Revista de educação popular (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br |
_version_ |
1797068897394884608 |