A compreensão da história da Enfermagem a partir dos métodos ativos de ensino/aprendizagem da Faculdade AGES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prado, Ernande Valentin
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Stein, Altair Von, Pereira, Rodrigo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de educação popular (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20300
Resumo: Na faculdade AGES, localizada no nordeste da Bahia, o ensino/aprendizagem se dá através dos métodos ativos, tendo a problematização com centro, mas também aproveitando alguns passos do PBL. Esse diferencial vem possibilitando uma nova abordagem do ensino da história da Enfermagem. Hoje a História da Enfermagem precisa ser estudada do ponto de vista dialético, pois se apenas entendida como um amontoado de fatos, nomes e datas não acrescenta muito. O presente artigo tem como objetivo debater o que é ser Enfermeira e Enfermeiro e relatar a experiência do ensino da historia da profissão a partir da problematização. Trata-se de uma pesquisa docente em turmas de primeiro e segundo períodos do curso de Enfermagem nos semestres letivos de 2011-1 e 2011-2. Contribuir para que o estudante de Enfermagem tenha uma imagem positiva da profissão e conseqüente orgulho em ser Enfermeiro e Enfermeira é a tarefa primordial e possível da disciplina História da Enfermagem.
id UFU-13_107b7748c5cfce5d91209a10e8a6dad5
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/20300
network_acronym_str UFU-13
network_name_str Revista de educação popular (Online)
repository_id_str
spelling A compreensão da história da Enfermagem a partir dos métodos ativos de ensino/aprendizagem da Faculdade AGESHistória da EnfermagemEducação da PopulaçãoEducação Baseada em Competências.Na faculdade AGES, localizada no nordeste da Bahia, o ensino/aprendizagem se dá através dos métodos ativos, tendo a problematização com centro, mas também aproveitando alguns passos do PBL. Esse diferencial vem possibilitando uma nova abordagem do ensino da história da Enfermagem. Hoje a História da Enfermagem precisa ser estudada do ponto de vista dialético, pois se apenas entendida como um amontoado de fatos, nomes e datas não acrescenta muito. O presente artigo tem como objetivo debater o que é ser Enfermeira e Enfermeiro e relatar a experiência do ensino da historia da profissão a partir da problematização. Trata-se de uma pesquisa docente em turmas de primeiro e segundo períodos do curso de Enfermagem nos semestres letivos de 2011-1 e 2011-2. Contribuir para que o estudante de Enfermagem tenha uma imagem positiva da profissão e conseqüente orgulho em ser Enfermeiro e Enfermeira é a tarefa primordial e possível da disciplina História da Enfermagem.Universidade Federal de Uberlândia2013-02-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresArtigos; Pesquis qualitativa; Entrevistas.application/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/2030010.14393/REP-2012-20300Revista de Educação Popular; v. 11 n. 2 (2012)1982-76601678-5622reponame:Revista de educação popular (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20300/11895Copyright (c) 2013 Ernande Valentin Prado, Altair Von Stein, Rodrigo Pereirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPrado, Ernande ValentinStein, Altair VonPereira, Rodrigo2022-12-05T01:40:40Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/20300Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpopPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpop/oairevistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br1678-56221982-7660opendoar:2022-12-05T01:40:40Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv A compreensão da história da Enfermagem a partir dos métodos ativos de ensino/aprendizagem da Faculdade AGES
title A compreensão da história da Enfermagem a partir dos métodos ativos de ensino/aprendizagem da Faculdade AGES
spellingShingle A compreensão da história da Enfermagem a partir dos métodos ativos de ensino/aprendizagem da Faculdade AGES
Prado, Ernande Valentin
História da Enfermagem
Educação da População
Educação Baseada em Competências.
title_short A compreensão da história da Enfermagem a partir dos métodos ativos de ensino/aprendizagem da Faculdade AGES
title_full A compreensão da história da Enfermagem a partir dos métodos ativos de ensino/aprendizagem da Faculdade AGES
title_fullStr A compreensão da história da Enfermagem a partir dos métodos ativos de ensino/aprendizagem da Faculdade AGES
title_full_unstemmed A compreensão da história da Enfermagem a partir dos métodos ativos de ensino/aprendizagem da Faculdade AGES
title_sort A compreensão da história da Enfermagem a partir dos métodos ativos de ensino/aprendizagem da Faculdade AGES
author Prado, Ernande Valentin
author_facet Prado, Ernande Valentin
Stein, Altair Von
Pereira, Rodrigo
author_role author
author2 Stein, Altair Von
Pereira, Rodrigo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Prado, Ernande Valentin
Stein, Altair Von
Pereira, Rodrigo
dc.subject.por.fl_str_mv História da Enfermagem
Educação da População
Educação Baseada em Competências.
topic História da Enfermagem
Educação da População
Educação Baseada em Competências.
description Na faculdade AGES, localizada no nordeste da Bahia, o ensino/aprendizagem se dá através dos métodos ativos, tendo a problematização com centro, mas também aproveitando alguns passos do PBL. Esse diferencial vem possibilitando uma nova abordagem do ensino da história da Enfermagem. Hoje a História da Enfermagem precisa ser estudada do ponto de vista dialético, pois se apenas entendida como um amontoado de fatos, nomes e datas não acrescenta muito. O presente artigo tem como objetivo debater o que é ser Enfermeira e Enfermeiro e relatar a experiência do ensino da historia da profissão a partir da problematização. Trata-se de uma pesquisa docente em turmas de primeiro e segundo períodos do curso de Enfermagem nos semestres letivos de 2011-1 e 2011-2. Contribuir para que o estudante de Enfermagem tenha uma imagem positiva da profissão e conseqüente orgulho em ser Enfermeiro e Enfermeira é a tarefa primordial e possível da disciplina História da Enfermagem.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Artigos; Pesquis qualitativa; Entrevistas.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20300
10.14393/REP-2012-20300
url https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20300
identifier_str_mv 10.14393/REP-2012-20300
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20300/11895
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Ernande Valentin Prado, Altair Von Stein, Rodrigo Pereira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Ernande Valentin Prado, Altair Von Stein, Rodrigo Pereira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Popular; v. 11 n. 2 (2012)
1982-7660
1678-5622
reponame:Revista de educação popular (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Revista de educação popular (Online)
collection Revista de educação popular (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv revistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br
_version_ 1797068899810803712