Hábitos e atitudes na educação em saúde: o potencial metodológico da avaliação diagnóstica escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de educação popular (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20149 |
Resumo: | Neste trabalho, investigou-se a avaliação diagnóstica como instrumento de pesquisa-ação para planejar intervenções no âmbito escolar. Foram amostrados 60 alunos de 3º e 4º séries de uma Escola Estadual de Uberlândia - MG. A pesquisa foi dividida em três etapas: avaliação diagnóstico inicial - entrevistas semi-estruturadas, produção de material pelos alunos e questionário; intervenção - duas oficinas e o "Vigilante-mirim"; avaliação final - feira de ciências. Evidências mostraram que a avaliação diagnóstica foi positiva para o planejamento. Assim, a educação em saúde pressupõe explorar, simultaneamente, conceitos científicos aos valores, crenças e inter-relações sociais para a aproximação entre conteúdo curricular e cotidiano do aluno, levando ao aprendizado significativo. |
id |
UFU-13_3021fd23ca1c042055dd414f00c466e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/20149 |
network_acronym_str |
UFU-13 |
network_name_str |
Revista de educação popular (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Hábitos e atitudes na educação em saúde: o potencial metodológico da avaliação diagnóstica escolarEducação em saúdeAvaliação diagnósticaParasitoses intestinais.Neste trabalho, investigou-se a avaliação diagnóstica como instrumento de pesquisa-ação para planejar intervenções no âmbito escolar. Foram amostrados 60 alunos de 3º e 4º séries de uma Escola Estadual de Uberlândia - MG. A pesquisa foi dividida em três etapas: avaliação diagnóstico inicial - entrevistas semi-estruturadas, produção de material pelos alunos e questionário; intervenção - duas oficinas e o "Vigilante-mirim"; avaliação final - feira de ciências. Evidências mostraram que a avaliação diagnóstica foi positiva para o planejamento. Assim, a educação em saúde pressupõe explorar, simultaneamente, conceitos científicos aos valores, crenças e inter-relações sociais para a aproximação entre conteúdo curricular e cotidiano do aluno, levando ao aprendizado significativo.Universidade Federal de Uberlândia2010-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresRelatos de experiência, Artigos, Entrevistas.application/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/2014910.14393/REP-2010-20149Revista de Educação Popular; v. 9 n. 1 (2010)1982-76601678-5622reponame:Revista de educação popular (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20149/10752Copyright (c) 2010 Lourdes Maria Campos Corrêa, Henrique Tomaz Gonzaga, Priscila Silva Franco, Débora Cristina de Oliveira Nunes, Renato Pereira Silva, Nora Ney Santos Barceloshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCampos Corrêa, Lourdes MariaGonzaga, Henrique TomazFranco, Priscila Silvade Oliveira Nunes, Débora CristinaSilva, Renato PereiraSantos Barcelos, Nora Ney2022-12-08T14:13:17Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/20149Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpopPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpop/oairevistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br1678-56221982-7660opendoar:2022-12-08T14:13:17Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Hábitos e atitudes na educação em saúde: o potencial metodológico da avaliação diagnóstica escolar |
title |
Hábitos e atitudes na educação em saúde: o potencial metodológico da avaliação diagnóstica escolar |
spellingShingle |
Hábitos e atitudes na educação em saúde: o potencial metodológico da avaliação diagnóstica escolar Campos Corrêa, Lourdes Maria Educação em saúde Avaliação diagnóstica Parasitoses intestinais. |
title_short |
Hábitos e atitudes na educação em saúde: o potencial metodológico da avaliação diagnóstica escolar |
title_full |
Hábitos e atitudes na educação em saúde: o potencial metodológico da avaliação diagnóstica escolar |
title_fullStr |
Hábitos e atitudes na educação em saúde: o potencial metodológico da avaliação diagnóstica escolar |
title_full_unstemmed |
Hábitos e atitudes na educação em saúde: o potencial metodológico da avaliação diagnóstica escolar |
title_sort |
Hábitos e atitudes na educação em saúde: o potencial metodológico da avaliação diagnóstica escolar |
author |
Campos Corrêa, Lourdes Maria |
author_facet |
Campos Corrêa, Lourdes Maria Gonzaga, Henrique Tomaz Franco, Priscila Silva de Oliveira Nunes, Débora Cristina Silva, Renato Pereira Santos Barcelos, Nora Ney |
author_role |
author |
author2 |
Gonzaga, Henrique Tomaz Franco, Priscila Silva de Oliveira Nunes, Débora Cristina Silva, Renato Pereira Santos Barcelos, Nora Ney |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos Corrêa, Lourdes Maria Gonzaga, Henrique Tomaz Franco, Priscila Silva de Oliveira Nunes, Débora Cristina Silva, Renato Pereira Santos Barcelos, Nora Ney |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em saúde Avaliação diagnóstica Parasitoses intestinais. |
topic |
Educação em saúde Avaliação diagnóstica Parasitoses intestinais. |
description |
Neste trabalho, investigou-se a avaliação diagnóstica como instrumento de pesquisa-ação para planejar intervenções no âmbito escolar. Foram amostrados 60 alunos de 3º e 4º séries de uma Escola Estadual de Uberlândia - MG. A pesquisa foi dividida em três etapas: avaliação diagnóstico inicial - entrevistas semi-estruturadas, produção de material pelos alunos e questionário; intervenção - duas oficinas e o "Vigilante-mirim"; avaliação final - feira de ciências. Evidências mostraram que a avaliação diagnóstica foi positiva para o planejamento. Assim, a educação em saúde pressupõe explorar, simultaneamente, conceitos científicos aos valores, crenças e inter-relações sociais para a aproximação entre conteúdo curricular e cotidiano do aluno, levando ao aprendizado significativo. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Relatos de experiência, Artigos, Entrevistas. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20149 10.14393/REP-2010-20149 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20149 |
identifier_str_mv |
10.14393/REP-2010-20149 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20149/10752 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Popular; v. 9 n. 1 (2010) 1982-7660 1678-5622 reponame:Revista de educação popular (Online) instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Revista de educação popular (Online) |
collection |
Revista de educação popular (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br |
_version_ |
1797068899396616192 |