Hábitos e atitudes na educação em saúde: o potencial metodológico da avaliação diagnóstica escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos Corrêa, Lourdes Maria
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Gonzaga, Henrique Tomaz, Franco, Priscila Silva, de Oliveira Nunes, Débora Cristina, Silva, Renato Pereira, Santos Barcelos, Nora Ney
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de educação popular (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20149
Resumo: Neste trabalho, investigou-se a avaliação diagnóstica como instrumento de pesquisa-ação para planejar intervenções no âmbito escolar. Foram amostrados 60 alunos de 3º e 4º séries de uma Escola Estadual de Uberlândia - MG. A pesquisa foi dividida em três etapas: avaliação diagnóstico inicial - entrevistas semi-estruturadas, produção de material pelos alunos e questionário; intervenção - duas oficinas e o "Vigilante-mirim"; avaliação final - feira de ciências. Evidências mostraram que a avaliação diagnóstica foi positiva para o planejamento. Assim, a educação em saúde pressupõe explorar, simultaneamente, conceitos científicos aos valores, crenças e inter-relações sociais para a aproximação entre conteúdo curricular e cotidiano do aluno, levando ao aprendizado significativo.
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