EDUCAÇÃO POPULAR TRABALHADA EM OFICINAS DE SAÚDE: A SEXUALIDADE DURANTE O ADOLESCER
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de educação popular (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/24871 |
Resumo: | A oficina, caracterizada pelo trabalho em grupo, é considerada como um dos dispositivos pedagógicos que dinamizam o processo ensino-aprendizagem e estimulam o comprometimento criativo de seus integrantes. Objetiva relatar vivências acadêmicas que permearam as práticas de educação popular em saúde, desenvolvidas por meio de oficinas direcionadas a adolescentes, sobre a temática sexualidade. O projeto Comunidade Saudável caracteriza-se como um conjunto de atividades que se articulam e atuam cooperativamente, tomando como pressuposto básico, em suas ações, a busca da transformação social forjada nas relações dialógicas. Este relato de experiência utilizou como método envolver a dimensão participativa e dialógica embasada nos referenciais teóricos de Paulo Freire, a partir da execução de uma oficina com adolescentes mediada por acadêmicos de Enfermagem e Psicologia. A dinâmica escolhida para conduzir o diálogo foi "Jogos dos mitos e da realidade", enfatizando a temática da sexualidade. As ações de educação popular em saúde, numa perspectiva dialógica, emancipadora, participativa, criativa e que contribua para a autonomia do usuário, dizem respeito à condição de sujeito de direitos e autor de sua trajetória de vida. Coloca-se em destaque que a ideia de oficina, o planejamento das dinâmicas e a participação ativa de acadêmicos - sujeitos em formação - contribuíram para incentivar a transformação das tradicionais práticas de educação em saúde e repensar novas práticas que garantam a superação das situações dos limites existentes, empecilhos para uma melhor qualidade de vida. |
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