A história de vida profissional de uma professora da educação básica: relatos de sua prática docente e do ambiente escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Sousa-Lopes, Bruno
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de educação popular (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/34050
Resumo: Estudos que relatem a história de vida profissional de um docente da educação básica são imprescindíveis, pois a partir desses relatos é possível estabelecer correlações entre o ambiente escolar, a dedicação docente, a carreira no magistério e as interações que ocorrem entre os indivíduos que compõem o ambiente escolar. Portanto, esse tipo de estudo pode ajudar licenciandos e/ou licenciados recém-formados a criar repertório e a construir sua prática docente. Este trabalho se baseia em depoimentos de uma professora de Física, com aproximadamente trinta anos de experiência, obtidos por meio de entrevista e respostas a um questionário sobre os temas: a escola, a profissão de professor, a diversidade, a avaliação e as aulas. Ele contribui claramente para que se tenha uma visão geral sobre a dedicação, os conflitos e as interações no ambiente escolar e se conheça como funciona esse espaço.
id UFU-13_534673e8cdedebbc58145cc9f52ba676
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/34050
network_acronym_str UFU-13
network_name_str Revista de educação popular (Online)
repository_id_str
spelling A história de vida profissional de uma professora da educação básica: relatos de sua prática docente e do ambiente escolarEnsino-aprendizagemDocênciaDepoimentoEstudos que relatem a história de vida profissional de um docente da educação básica são imprescindíveis, pois a partir desses relatos é possível estabelecer correlações entre o ambiente escolar, a dedicação docente, a carreira no magistério e as interações que ocorrem entre os indivíduos que compõem o ambiente escolar. Portanto, esse tipo de estudo pode ajudar licenciandos e/ou licenciados recém-formados a criar repertório e a construir sua prática docente. Este trabalho se baseia em depoimentos de uma professora de Física, com aproximadamente trinta anos de experiência, obtidos por meio de entrevista e respostas a um questionário sobre os temas: a escola, a profissão de professor, a diversidade, a avaliação e as aulas. Ele contribui claramente para que se tenha uma visão geral sobre a dedicação, os conflitos e as interações no ambiente escolar e se conheça como funciona esse espaço.Universidade Federal de Uberlândia2017-01-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/3405010.14393/rep-v15n22016-rel01Revista de Educação Popular; v. 15 n. 2 (2016): Revista de Educação Popular; 128-1361982-76601678-5622reponame:Revista de educação popular (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/34050/pdfCopyright (c) 2017 Bruno de Sousa Lopeshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Sousa-Lopes, Bruno2023-03-27T14:41:44Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/34050Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpopPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpop/oairevistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br1678-56221982-7660opendoar:2023-03-27T14:41:44Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv A história de vida profissional de uma professora da educação básica: relatos de sua prática docente e do ambiente escolar
title A história de vida profissional de uma professora da educação básica: relatos de sua prática docente e do ambiente escolar
spellingShingle A história de vida profissional de uma professora da educação básica: relatos de sua prática docente e do ambiente escolar
de Sousa-Lopes, Bruno
Ensino-aprendizagem
Docência
Depoimento
title_short A história de vida profissional de uma professora da educação básica: relatos de sua prática docente e do ambiente escolar
title_full A história de vida profissional de uma professora da educação básica: relatos de sua prática docente e do ambiente escolar
title_fullStr A história de vida profissional de uma professora da educação básica: relatos de sua prática docente e do ambiente escolar
title_full_unstemmed A história de vida profissional de uma professora da educação básica: relatos de sua prática docente e do ambiente escolar
title_sort A história de vida profissional de uma professora da educação básica: relatos de sua prática docente e do ambiente escolar
author de Sousa-Lopes, Bruno
author_facet de Sousa-Lopes, Bruno
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Sousa-Lopes, Bruno
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-aprendizagem
Docência
Depoimento
topic Ensino-aprendizagem
Docência
Depoimento
description Estudos que relatem a história de vida profissional de um docente da educação básica são imprescindíveis, pois a partir desses relatos é possível estabelecer correlações entre o ambiente escolar, a dedicação docente, a carreira no magistério e as interações que ocorrem entre os indivíduos que compõem o ambiente escolar. Portanto, esse tipo de estudo pode ajudar licenciandos e/ou licenciados recém-formados a criar repertório e a construir sua prática docente. Este trabalho se baseia em depoimentos de uma professora de Física, com aproximadamente trinta anos de experiência, obtidos por meio de entrevista e respostas a um questionário sobre os temas: a escola, a profissão de professor, a diversidade, a avaliação e as aulas. Ele contribui claramente para que se tenha uma visão geral sobre a dedicação, os conflitos e as interações no ambiente escolar e se conheça como funciona esse espaço.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/34050
10.14393/rep-v15n22016-rel01
url https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/34050
identifier_str_mv 10.14393/rep-v15n22016-rel01
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/34050/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Bruno de Sousa Lopes
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Bruno de Sousa Lopes
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Popular; v. 15 n. 2 (2016): Revista de Educação Popular; 128-136
1982-7660
1678-5622
reponame:Revista de educação popular (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Revista de educação popular (Online)
collection Revista de educação popular (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv revistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br
_version_ 1797068897477722112