A história de vida profissional de uma professora da educação básica: relatos de sua prática docente e do ambiente escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de educação popular (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/34050 |
Resumo: | Estudos que relatem a história de vida profissional de um docente da educação básica são imprescindíveis, pois a partir desses relatos é possível estabelecer correlações entre o ambiente escolar, a dedicação docente, a carreira no magistério e as interações que ocorrem entre os indivíduos que compõem o ambiente escolar. Portanto, esse tipo de estudo pode ajudar licenciandos e/ou licenciados recém-formados a criar repertório e a construir sua prática docente. Este trabalho se baseia em depoimentos de uma professora de Física, com aproximadamente trinta anos de experiência, obtidos por meio de entrevista e respostas a um questionário sobre os temas: a escola, a profissão de professor, a diversidade, a avaliação e as aulas. Ele contribui claramente para que se tenha uma visão geral sobre a dedicação, os conflitos e as interações no ambiente escolar e se conheça como funciona esse espaço. |
id |
UFU-13_534673e8cdedebbc58145cc9f52ba676 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/34050 |
network_acronym_str |
UFU-13 |
network_name_str |
Revista de educação popular (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A história de vida profissional de uma professora da educação básica: relatos de sua prática docente e do ambiente escolarEnsino-aprendizagemDocênciaDepoimentoEstudos que relatem a história de vida profissional de um docente da educação básica são imprescindíveis, pois a partir desses relatos é possível estabelecer correlações entre o ambiente escolar, a dedicação docente, a carreira no magistério e as interações que ocorrem entre os indivíduos que compõem o ambiente escolar. Portanto, esse tipo de estudo pode ajudar licenciandos e/ou licenciados recém-formados a criar repertório e a construir sua prática docente. Este trabalho se baseia em depoimentos de uma professora de Física, com aproximadamente trinta anos de experiência, obtidos por meio de entrevista e respostas a um questionário sobre os temas: a escola, a profissão de professor, a diversidade, a avaliação e as aulas. Ele contribui claramente para que se tenha uma visão geral sobre a dedicação, os conflitos e as interações no ambiente escolar e se conheça como funciona esse espaço.Universidade Federal de Uberlândia2017-01-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/3405010.14393/rep-v15n22016-rel01Revista de Educação Popular; v. 15 n. 2 (2016): Revista de Educação Popular; 128-1361982-76601678-5622reponame:Revista de educação popular (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/34050/pdfCopyright (c) 2017 Bruno de Sousa Lopeshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Sousa-Lopes, Bruno2023-03-27T14:41:44Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/34050Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpopPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpop/oairevistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br1678-56221982-7660opendoar:2023-03-27T14:41:44Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A história de vida profissional de uma professora da educação básica: relatos de sua prática docente e do ambiente escolar |
title |
A história de vida profissional de uma professora da educação básica: relatos de sua prática docente e do ambiente escolar |
spellingShingle |
A história de vida profissional de uma professora da educação básica: relatos de sua prática docente e do ambiente escolar de Sousa-Lopes, Bruno Ensino-aprendizagem Docência Depoimento |
title_short |
A história de vida profissional de uma professora da educação básica: relatos de sua prática docente e do ambiente escolar |
title_full |
A história de vida profissional de uma professora da educação básica: relatos de sua prática docente e do ambiente escolar |
title_fullStr |
A história de vida profissional de uma professora da educação básica: relatos de sua prática docente e do ambiente escolar |
title_full_unstemmed |
A história de vida profissional de uma professora da educação básica: relatos de sua prática docente e do ambiente escolar |
title_sort |
A história de vida profissional de uma professora da educação básica: relatos de sua prática docente e do ambiente escolar |
author |
de Sousa-Lopes, Bruno |
author_facet |
de Sousa-Lopes, Bruno |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Sousa-Lopes, Bruno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino-aprendizagem Docência Depoimento |
topic |
Ensino-aprendizagem Docência Depoimento |
description |
Estudos que relatem a história de vida profissional de um docente da educação básica são imprescindíveis, pois a partir desses relatos é possível estabelecer correlações entre o ambiente escolar, a dedicação docente, a carreira no magistério e as interações que ocorrem entre os indivíduos que compõem o ambiente escolar. Portanto, esse tipo de estudo pode ajudar licenciandos e/ou licenciados recém-formados a criar repertório e a construir sua prática docente. Este trabalho se baseia em depoimentos de uma professora de Física, com aproximadamente trinta anos de experiência, obtidos por meio de entrevista e respostas a um questionário sobre os temas: a escola, a profissão de professor, a diversidade, a avaliação e as aulas. Ele contribui claramente para que se tenha uma visão geral sobre a dedicação, os conflitos e as interações no ambiente escolar e se conheça como funciona esse espaço. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/34050 10.14393/rep-v15n22016-rel01 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/34050 |
identifier_str_mv |
10.14393/rep-v15n22016-rel01 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/34050/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Bruno de Sousa Lopes https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Bruno de Sousa Lopes https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Popular; v. 15 n. 2 (2016): Revista de Educação Popular; 128-136 1982-7660 1678-5622 reponame:Revista de educação popular (Online) instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Revista de educação popular (Online) |
collection |
Revista de educação popular (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br |
_version_ |
1797068897477722112 |