Horta medicinal escolar mandala: integração entre o conhecimento popular e o científico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de educação popular (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/28791 |
Resumo: | A horta de plantas medicinais é um espaço para a saúde e o aprendizado sobre as plantas utilizadas na medicina popular e permite a difusão desse conhecimento para o tratamento de pequenas enfermidades. Esta pesquisa teve o objetivo de desenvolver o protótipo de uma horta, em forma de mandala, de plantas medicinais com uso comprovadamente curativo. Espera-se que esse protótipo sirva de modelo para implantação e desenvolvimento em escolas da rede pública. Os estudos teóricos que fundamentam a proposta buscam a relação entre as práticas cotidianas do espaço e a simbologia da mandala, com uma pedagogia para dar suporte à proposta de uso da horta. Além desses aspectos, o estudo buscou promover uma correlação entre o conhecimento popular e as diversas formas de aplicação do conhecimento científico das plantas medicinais. |
id |
UFU-13_591e4bb8ff76216abc05377c0724c494 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/28791 |
network_acronym_str |
UFU-13 |
network_name_str |
Revista de educação popular (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Horta medicinal escolar mandala: integração entre o conhecimento popular e o científicoEducação e Ciências. Enfoque Ciência. Plantas Medicinais. Pedagogia de Projetos. Promoção da Saúde.A horta de plantas medicinais é um espaço para a saúde e o aprendizado sobre as plantas utilizadas na medicina popular e permite a difusão desse conhecimento para o tratamento de pequenas enfermidades. Esta pesquisa teve o objetivo de desenvolver o protótipo de uma horta, em forma de mandala, de plantas medicinais com uso comprovadamente curativo. Espera-se que esse protótipo sirva de modelo para implantação e desenvolvimento em escolas da rede pública. Os estudos teóricos que fundamentam a proposta buscam a relação entre as práticas cotidianas do espaço e a simbologia da mandala, com uma pedagogia para dar suporte à proposta de uso da horta. Além desses aspectos, o estudo buscou promover uma correlação entre o conhecimento popular e as diversas formas de aplicação do conhecimento científico das plantas medicinais.Universidade Federal de Uberlândia2015-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/2879110.14393/rep-v14n12015-rel02Revista de Educação Popular; v. 14 n. 1 (2015): Revista de Educação Popular; 145-1601982-76601678-5622reponame:Revista de educação popular (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/28791/pdfhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Lilian LucyCortez, Diógenes AparícioVermelho, Sônia CristinaRanieri Cortez, Lucia Elaine2023-03-29T17:09:37Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/28791Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpopPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpop/oairevistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br1678-56221982-7660opendoar:2023-03-29T17:09:37Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Horta medicinal escolar mandala: integração entre o conhecimento popular e o científico |
title |
Horta medicinal escolar mandala: integração entre o conhecimento popular e o científico |
spellingShingle |
Horta medicinal escolar mandala: integração entre o conhecimento popular e o científico dos Santos, Lilian Lucy Educação e Ciências. Enfoque Ciência. Plantas Medicinais. Pedagogia de Projetos. Promoção da Saúde. |
title_short |
Horta medicinal escolar mandala: integração entre o conhecimento popular e o científico |
title_full |
Horta medicinal escolar mandala: integração entre o conhecimento popular e o científico |
title_fullStr |
Horta medicinal escolar mandala: integração entre o conhecimento popular e o científico |
title_full_unstemmed |
Horta medicinal escolar mandala: integração entre o conhecimento popular e o científico |
title_sort |
Horta medicinal escolar mandala: integração entre o conhecimento popular e o científico |
author |
dos Santos, Lilian Lucy |
author_facet |
dos Santos, Lilian Lucy Cortez, Diógenes Aparício Vermelho, Sônia Cristina Ranieri Cortez, Lucia Elaine |
author_role |
author |
author2 |
Cortez, Diógenes Aparício Vermelho, Sônia Cristina Ranieri Cortez, Lucia Elaine |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos, Lilian Lucy Cortez, Diógenes Aparício Vermelho, Sônia Cristina Ranieri Cortez, Lucia Elaine |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação e Ciências. Enfoque Ciência. Plantas Medicinais. Pedagogia de Projetos. Promoção da Saúde. |
topic |
Educação e Ciências. Enfoque Ciência. Plantas Medicinais. Pedagogia de Projetos. Promoção da Saúde. |
description |
A horta de plantas medicinais é um espaço para a saúde e o aprendizado sobre as plantas utilizadas na medicina popular e permite a difusão desse conhecimento para o tratamento de pequenas enfermidades. Esta pesquisa teve o objetivo de desenvolver o protótipo de uma horta, em forma de mandala, de plantas medicinais com uso comprovadamente curativo. Espera-se que esse protótipo sirva de modelo para implantação e desenvolvimento em escolas da rede pública. Os estudos teóricos que fundamentam a proposta buscam a relação entre as práticas cotidianas do espaço e a simbologia da mandala, com uma pedagogia para dar suporte à proposta de uso da horta. Além desses aspectos, o estudo buscou promover uma correlação entre o conhecimento popular e as diversas formas de aplicação do conhecimento científico das plantas medicinais. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/28791 10.14393/rep-v14n12015-rel02 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/28791 |
identifier_str_mv |
10.14393/rep-v14n12015-rel02 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/28791/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Popular; v. 14 n. 1 (2015): Revista de Educação Popular; 145-160 1982-7660 1678-5622 reponame:Revista de educação popular (Online) instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Revista de educação popular (Online) |
collection |
Revista de educação popular (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br |
_version_ |
1797068897425293312 |