Horta medicinal escolar mandala: integração entre o conhecimento popular e o científico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Lilian Lucy
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Cortez, Diógenes Aparício, Vermelho, Sônia Cristina, Ranieri Cortez, Lucia Elaine
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de educação popular (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/28791
Resumo: A horta de plantas medicinais é um espaço para a saúde e o aprendizado sobre as plantas utilizadas na medicina popular e permite a difusão desse conhecimento para o tratamento de pequenas enfermidades. Esta pesquisa teve o objetivo de desenvolver o protótipo de uma horta, em forma de mandala, de plantas medicinais com uso comprovadamente curativo. Espera-se que esse protótipo sirva de modelo para implantação e desenvolvimento em escolas da rede pública. Os estudos teóricos que fundamentam a proposta buscam a relação entre as práticas cotidianas do espaço e a simbologia da mandala, com uma pedagogia para dar suporte à proposta de uso da horta. Além desses aspectos, o estudo buscou promover uma correlação entre o conhecimento popular e as diversas formas de aplicação do conhecimento científico das plantas medicinais.
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