Cotas para negros na estratégia de inclusão social na universidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Gilberto
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de educação popular (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20021
Resumo: O texto "Cotas para negros com estratégia de inclusão na universidade" levanta argumentos em defesa da instituição de cotas para negros na universidade brasileira, em especial na UFU, como parte das políticas afirmativas reparadoras do processo de escravidão e da desigualdade racial a que foram submetidos os negros no interior da sociedade brasielira. O autor fala da incapacidade das chamadas "políticas universalistas", tais como a melhoria da qualidade do ensino ou aumento do número de vagas, para alterar a distância e a desigualdade entre brancos e negros. As políticas universais são necessárias, mas devem ser acompanhadas das políticas afirmativas, criando condições e oportunidades para que os negros possam ter a possibilidade de disputar espaços na universidade. E mostrar a existência de cotas noutros países, e também no Brasil, para outros segmentos, dos quais são exemplo mulheres, índios e outros. Por fim, conclama a UFU a assumir o papel de vanguarda cultural e social numa perspectiva de construção de uma universidade inclusiva, através da criação de cotas para negros.
id UFU-13_5bc6f5c0a554fe77d6aa9134c53ff7a3
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/20021
network_acronym_str UFU-13
network_name_str Revista de educação popular (Online)
repository_id_str
spelling Cotas para negros na estratégia de inclusão social na universidadeEducaçãoCotasO texto "Cotas para negros com estratégia de inclusão na universidade" levanta argumentos em defesa da instituição de cotas para negros na universidade brasileira, em especial na UFU, como parte das políticas afirmativas reparadoras do processo de escravidão e da desigualdade racial a que foram submetidos os negros no interior da sociedade brasielira. O autor fala da incapacidade das chamadas "políticas universalistas", tais como a melhoria da qualidade do ensino ou aumento do número de vagas, para alterar a distância e a desigualdade entre brancos e negros. As políticas universais são necessárias, mas devem ser acompanhadas das políticas afirmativas, criando condições e oportunidades para que os negros possam ter a possibilidade de disputar espaços na universidade. E mostrar a existência de cotas noutros países, e também no Brasil, para outros segmentos, dos quais são exemplo mulheres, índios e outros. Por fim, conclama a UFU a assumir o papel de vanguarda cultural e social numa perspectiva de construção de uma universidade inclusiva, através da criação de cotas para negros.Universidade Federal de Uberlândia2008-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresArtigoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20021Revista de Educação Popular; v. 2 n. 1 (2003)1982-76601678-5622reponame:Revista de educação popular (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20021/10691Neves, Gilbertoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-12-07T16:09:47Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/20021Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpopPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpop/oairevistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br1678-56221982-7660opendoar:2012-12-07T16:09:47Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Cotas para negros na estratégia de inclusão social na universidade
title Cotas para negros na estratégia de inclusão social na universidade
spellingShingle Cotas para negros na estratégia de inclusão social na universidade
Neves, Gilberto
Educação
Cotas
title_short Cotas para negros na estratégia de inclusão social na universidade
title_full Cotas para negros na estratégia de inclusão social na universidade
title_fullStr Cotas para negros na estratégia de inclusão social na universidade
title_full_unstemmed Cotas para negros na estratégia de inclusão social na universidade
title_sort Cotas para negros na estratégia de inclusão social na universidade
author Neves, Gilberto
author_facet Neves, Gilberto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Gilberto
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Cotas
topic Educação
Cotas
description O texto "Cotas para negros com estratégia de inclusão na universidade" levanta argumentos em defesa da instituição de cotas para negros na universidade brasileira, em especial na UFU, como parte das políticas afirmativas reparadoras do processo de escravidão e da desigualdade racial a que foram submetidos os negros no interior da sociedade brasielira. O autor fala da incapacidade das chamadas "políticas universalistas", tais como a melhoria da qualidade do ensino ou aumento do número de vagas, para alterar a distância e a desigualdade entre brancos e negros. As políticas universais são necessárias, mas devem ser acompanhadas das políticas afirmativas, criando condições e oportunidades para que os negros possam ter a possibilidade de disputar espaços na universidade. E mostrar a existência de cotas noutros países, e também no Brasil, para outros segmentos, dos quais são exemplo mulheres, índios e outros. Por fim, conclama a UFU a assumir o papel de vanguarda cultural e social numa perspectiva de construção de uma universidade inclusiva, através da criação de cotas para negros.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-10-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Artigo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20021
url https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20021
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20021/10691
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Popular; v. 2 n. 1 (2003)
1982-7660
1678-5622
reponame:Revista de educação popular (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Revista de educação popular (Online)
collection Revista de educação popular (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv revistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br
_version_ 1797068899087286272