Educação inclusiva para alunos com Síndrome de Down

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Azevedo Silva Rodrigues, Elisângela
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de educação popular (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/31297
Resumo: Este texto decorre de uma pesquisa bibliográfica concluída em um curso de especialização em Psicopedagogia em Contextos Educacionais. O objetivo é favorecer e compor o processo de reflexão sistemática e multidimensional que procura contribuir com o projeto de educação inclusiva para pessoas com Síndrome de Down, orientando sobre o conhecimento das problemáticas da aprendizagem, sejam elas no aspecto afetivo, cognitivo, psicomotor ou da linguagem. A análise da reflexão apontou que além do projeto didático-pedagógico é preciso a implantação gradativa de uma infraestrutura que componha a escola inclusiva, a criação de uma rede de suporte para superação das suas maiores dificuldades e o envolvimento de toda a comunidade. Verificou-se que a participação da comunidade e dos pais é essencial no processo de inclusão da criança na escola, processo que ocorre de maneira constante e precisa ser continuamente revisto, suas etapas envolvem fornecer o suporte de serviços da área do atendimento educacional especializado e da formação de seus profissionais. 
id UFU-13_600d9223da43abef4d775d21f3485243
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/31297
network_acronym_str UFU-13
network_name_str Revista de educação popular (Online)
repository_id_str
spelling Educação inclusiva para alunos com Síndrome de DownSíndrome de Down. Educação Inclusiva. Cidadania.Este texto decorre de uma pesquisa bibliográfica concluída em um curso de especialização em Psicopedagogia em Contextos Educacionais. O objetivo é favorecer e compor o processo de reflexão sistemática e multidimensional que procura contribuir com o projeto de educação inclusiva para pessoas com Síndrome de Down, orientando sobre o conhecimento das problemáticas da aprendizagem, sejam elas no aspecto afetivo, cognitivo, psicomotor ou da linguagem. A análise da reflexão apontou que além do projeto didático-pedagógico é preciso a implantação gradativa de uma infraestrutura que componha a escola inclusiva, a criação de uma rede de suporte para superação das suas maiores dificuldades e o envolvimento de toda a comunidade. Verificou-se que a participação da comunidade e dos pais é essencial no processo de inclusão da criança na escola, processo que ocorre de maneira constante e precisa ser continuamente revisto, suas etapas envolvem fornecer o suporte de serviços da área do atendimento educacional especializado e da formação de seus profissionais. Universidade Federal de Uberlândia2016-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/3129710.14393/rep-v15n12016-art08Revista de Educação Popular; v. 15 n. 1 (2016): Revista de Educação Popular; 107-1161982-76601678-5622reponame:Revista de educação popular (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/31297/pdfCopyright (c) 2016 Revista de Educação Popularhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Azevedo Silva Rodrigues, Elisângela2023-03-29T15:08:53Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/31297Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpopPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpop/oairevistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br1678-56221982-7660opendoar:2023-03-29T15:08:53Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação inclusiva para alunos com Síndrome de Down
title Educação inclusiva para alunos com Síndrome de Down
spellingShingle Educação inclusiva para alunos com Síndrome de Down
de Azevedo Silva Rodrigues, Elisângela
Síndrome de Down. Educação Inclusiva. Cidadania.
title_short Educação inclusiva para alunos com Síndrome de Down
title_full Educação inclusiva para alunos com Síndrome de Down
title_fullStr Educação inclusiva para alunos com Síndrome de Down
title_full_unstemmed Educação inclusiva para alunos com Síndrome de Down
title_sort Educação inclusiva para alunos com Síndrome de Down
author de Azevedo Silva Rodrigues, Elisângela
author_facet de Azevedo Silva Rodrigues, Elisângela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Azevedo Silva Rodrigues, Elisângela
dc.subject.por.fl_str_mv Síndrome de Down. Educação Inclusiva. Cidadania.
topic Síndrome de Down. Educação Inclusiva. Cidadania.
description Este texto decorre de uma pesquisa bibliográfica concluída em um curso de especialização em Psicopedagogia em Contextos Educacionais. O objetivo é favorecer e compor o processo de reflexão sistemática e multidimensional que procura contribuir com o projeto de educação inclusiva para pessoas com Síndrome de Down, orientando sobre o conhecimento das problemáticas da aprendizagem, sejam elas no aspecto afetivo, cognitivo, psicomotor ou da linguagem. A análise da reflexão apontou que além do projeto didático-pedagógico é preciso a implantação gradativa de uma infraestrutura que componha a escola inclusiva, a criação de uma rede de suporte para superação das suas maiores dificuldades e o envolvimento de toda a comunidade. Verificou-se que a participação da comunidade e dos pais é essencial no processo de inclusão da criança na escola, processo que ocorre de maneira constante e precisa ser continuamente revisto, suas etapas envolvem fornecer o suporte de serviços da área do atendimento educacional especializado e da formação de seus profissionais. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/31297
10.14393/rep-v15n12016-art08
url https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/31297
identifier_str_mv 10.14393/rep-v15n12016-art08
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/31297/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista de Educação Popular
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista de Educação Popular
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Popular; v. 15 n. 1 (2016): Revista de Educação Popular; 107-116
1982-7660
1678-5622
reponame:Revista de educação popular (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Revista de educação popular (Online)
collection Revista de educação popular (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv revistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br
_version_ 1797068897450459136