Educação inclusiva para alunos com Síndrome de Down
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de educação popular (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/31297 |
Resumo: | Este texto decorre de uma pesquisa bibliográfica concluída em um curso de especialização em Psicopedagogia em Contextos Educacionais. O objetivo é favorecer e compor o processo de reflexão sistemática e multidimensional que procura contribuir com o projeto de educação inclusiva para pessoas com Síndrome de Down, orientando sobre o conhecimento das problemáticas da aprendizagem, sejam elas no aspecto afetivo, cognitivo, psicomotor ou da linguagem. A análise da reflexão apontou que além do projeto didático-pedagógico é preciso a implantação gradativa de uma infraestrutura que componha a escola inclusiva, a criação de uma rede de suporte para superação das suas maiores dificuldades e o envolvimento de toda a comunidade. Verificou-se que a participação da comunidade e dos pais é essencial no processo de inclusão da criança na escola, processo que ocorre de maneira constante e precisa ser continuamente revisto, suas etapas envolvem fornecer o suporte de serviços da área do atendimento educacional especializado e da formação de seus profissionais. |
id |
UFU-13_600d9223da43abef4d775d21f3485243 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/31297 |
network_acronym_str |
UFU-13 |
network_name_str |
Revista de educação popular (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação inclusiva para alunos com Síndrome de DownSíndrome de Down. Educação Inclusiva. Cidadania.Este texto decorre de uma pesquisa bibliográfica concluída em um curso de especialização em Psicopedagogia em Contextos Educacionais. O objetivo é favorecer e compor o processo de reflexão sistemática e multidimensional que procura contribuir com o projeto de educação inclusiva para pessoas com Síndrome de Down, orientando sobre o conhecimento das problemáticas da aprendizagem, sejam elas no aspecto afetivo, cognitivo, psicomotor ou da linguagem. A análise da reflexão apontou que além do projeto didático-pedagógico é preciso a implantação gradativa de uma infraestrutura que componha a escola inclusiva, a criação de uma rede de suporte para superação das suas maiores dificuldades e o envolvimento de toda a comunidade. Verificou-se que a participação da comunidade e dos pais é essencial no processo de inclusão da criança na escola, processo que ocorre de maneira constante e precisa ser continuamente revisto, suas etapas envolvem fornecer o suporte de serviços da área do atendimento educacional especializado e da formação de seus profissionais. Universidade Federal de Uberlândia2016-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/3129710.14393/rep-v15n12016-art08Revista de Educação Popular; v. 15 n. 1 (2016): Revista de Educação Popular; 107-1161982-76601678-5622reponame:Revista de educação popular (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/31297/pdfCopyright (c) 2016 Revista de Educação Popularhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Azevedo Silva Rodrigues, Elisângela2023-03-29T15:08:53Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/31297Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpopPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpop/oairevistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br1678-56221982-7660opendoar:2023-03-29T15:08:53Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação inclusiva para alunos com Síndrome de Down |
title |
Educação inclusiva para alunos com Síndrome de Down |
spellingShingle |
Educação inclusiva para alunos com Síndrome de Down de Azevedo Silva Rodrigues, Elisângela Síndrome de Down. Educação Inclusiva. Cidadania. |
title_short |
Educação inclusiva para alunos com Síndrome de Down |
title_full |
Educação inclusiva para alunos com Síndrome de Down |
title_fullStr |
Educação inclusiva para alunos com Síndrome de Down |
title_full_unstemmed |
Educação inclusiva para alunos com Síndrome de Down |
title_sort |
Educação inclusiva para alunos com Síndrome de Down |
author |
de Azevedo Silva Rodrigues, Elisângela |
author_facet |
de Azevedo Silva Rodrigues, Elisângela |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Azevedo Silva Rodrigues, Elisângela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Síndrome de Down. Educação Inclusiva. Cidadania. |
topic |
Síndrome de Down. Educação Inclusiva. Cidadania. |
description |
Este texto decorre de uma pesquisa bibliográfica concluída em um curso de especialização em Psicopedagogia em Contextos Educacionais. O objetivo é favorecer e compor o processo de reflexão sistemática e multidimensional que procura contribuir com o projeto de educação inclusiva para pessoas com Síndrome de Down, orientando sobre o conhecimento das problemáticas da aprendizagem, sejam elas no aspecto afetivo, cognitivo, psicomotor ou da linguagem. A análise da reflexão apontou que além do projeto didático-pedagógico é preciso a implantação gradativa de uma infraestrutura que componha a escola inclusiva, a criação de uma rede de suporte para superação das suas maiores dificuldades e o envolvimento de toda a comunidade. Verificou-se que a participação da comunidade e dos pais é essencial no processo de inclusão da criança na escola, processo que ocorre de maneira constante e precisa ser continuamente revisto, suas etapas envolvem fornecer o suporte de serviços da área do atendimento educacional especializado e da formação de seus profissionais. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/31297 10.14393/rep-v15n12016-art08 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/31297 |
identifier_str_mv |
10.14393/rep-v15n12016-art08 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/31297/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista de Educação Popular https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista de Educação Popular https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Popular; v. 15 n. 1 (2016): Revista de Educação Popular; 107-116 1982-7660 1678-5622 reponame:Revista de educação popular (Online) instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Revista de educação popular (Online) |
collection |
Revista de educação popular (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br |
_version_ |
1797068897450459136 |