Genograma e Ecomapa: abordagem com adolescentes de famílias de alto risco
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de educação popular (Online) |
DOI: | 10.14393/REP-2011-20242 |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20242 |
Resumo: | Introdução: A adolescência envolve transformações físicas, psicológicas e sociais. A família desempenha papel fundamental na formação do adolescente, por propiciar os vínculos e aportes afetivos, além dos subsídios necessários ao desenvolvimento e ao bem-estar de seus componentes. Objetivo: compreender a estrutura de famílias com adolescentes na faixa etária considerada de risco, bem como suas necessidades internas e sociais, utilizando o genograma e o ecomapa. Metodologia: aplicação de questionário semi-estruturado por quatro acadêmicas dos cursos Medicina, Psicologia e Biomedicina e uma preceptora (médica da UBSF) dirigido a quatro famílias de alto risco, que continham adolescente entre 10 a 14 anos, cadastradas na micro-área 4 da Unidade Básica de Saúde da Família Jardim das Palmeiras II, Uberlândia-MG, no período de novembro de 2009 a julho de 2010. Resultados: o genograma detalhou a estrutura e o histórico familiar, os vários papéis dos membros e das diferentes gerações. A reflexão desses instrumentos de abordagem familiar durante a sua execução favoreceu a compreensão da estrutura, funcionamento e padrões de repetição da família. Conclusão: genograma e ecomapa são ferramentas para o entendimento da estrutura familiar e dos processos saúde-doença no contexto psicossocial, bem como para repensar estratégias de ação na Saúde da Família e da Comunidade |
id |
UFU-13_6831f60acd46b6de3408ab6dc4e479ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/20242 |
network_acronym_str |
UFU-13 |
network_name_str |
Revista de educação popular (Online) |
spelling |
Genograma e Ecomapa: abordagem com adolescentes de famílias de alto riscoSaúde da famíliaIntrodução: A adolescência envolve transformações físicas, psicológicas e sociais. A família desempenha papel fundamental na formação do adolescente, por propiciar os vínculos e aportes afetivos, além dos subsídios necessários ao desenvolvimento e ao bem-estar de seus componentes. Objetivo: compreender a estrutura de famílias com adolescentes na faixa etária considerada de risco, bem como suas necessidades internas e sociais, utilizando o genograma e o ecomapa. Metodologia: aplicação de questionário semi-estruturado por quatro acadêmicas dos cursos Medicina, Psicologia e Biomedicina e uma preceptora (médica da UBSF) dirigido a quatro famílias de alto risco, que continham adolescente entre 10 a 14 anos, cadastradas na micro-área 4 da Unidade Básica de Saúde da Família Jardim das Palmeiras II, Uberlândia-MG, no período de novembro de 2009 a julho de 2010. Resultados: o genograma detalhou a estrutura e o histórico familiar, os vários papéis dos membros e das diferentes gerações. A reflexão desses instrumentos de abordagem familiar durante a sua execução favoreceu a compreensão da estrutura, funcionamento e padrões de repetição da família. Conclusão: genograma e ecomapa são ferramentas para o entendimento da estrutura familiar e dos processos saúde-doença no contexto psicossocial, bem como para repensar estratégias de ação na Saúde da Família e da ComunidadeUniversidade Federal de Uberlândia2011-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresEntrevistasapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/2024210.14393/REP-2011-20242Revista de Educação Popular; v. 10 n. 0 (2011)1982-76601678-5622reponame:Revista de educação popular (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20242/10794Copyright (c) 2011 Josina Nogueira Tannús, Leila Bittar Moukachar Ramos, Débora de Oliveira Santos, Nicole Giovana Dias Carneiro, Jacqueline Gonçalves Paiva, Renata Nogueira Tannúshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTannús, Josina NogueiraRamos, Leila Bittar MoukacharSantos, Débora de OliveiraCarneiro, Nicole Giovana DiasPaiva, Jacqueline GonçalvesTannús, Renata Nogueira2022-12-08T13:43:01Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/20242Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpopPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpop/oairevistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br1678-56221982-7660opendoar:2022-12-08T13:43:01Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Genograma e Ecomapa: abordagem com adolescentes de famílias de alto risco |
title |
Genograma e Ecomapa: abordagem com adolescentes de famílias de alto risco |
spellingShingle |
Genograma e Ecomapa: abordagem com adolescentes de famílias de alto risco Genograma e Ecomapa: abordagem com adolescentes de famílias de alto risco Tannús, Josina Nogueira Saúde da família Tannús, Josina Nogueira Saúde da família |
title_short |
Genograma e Ecomapa: abordagem com adolescentes de famílias de alto risco |
title_full |
Genograma e Ecomapa: abordagem com adolescentes de famílias de alto risco |
title_fullStr |
Genograma e Ecomapa: abordagem com adolescentes de famílias de alto risco Genograma e Ecomapa: abordagem com adolescentes de famílias de alto risco |
title_full_unstemmed |
Genograma e Ecomapa: abordagem com adolescentes de famílias de alto risco Genograma e Ecomapa: abordagem com adolescentes de famílias de alto risco |
title_sort |
Genograma e Ecomapa: abordagem com adolescentes de famílias de alto risco |
author |
Tannús, Josina Nogueira |
author_facet |
Tannús, Josina Nogueira Tannús, Josina Nogueira Ramos, Leila Bittar Moukachar Santos, Débora de Oliveira Carneiro, Nicole Giovana Dias Paiva, Jacqueline Gonçalves Tannús, Renata Nogueira Ramos, Leila Bittar Moukachar Santos, Débora de Oliveira Carneiro, Nicole Giovana Dias Paiva, Jacqueline Gonçalves Tannús, Renata Nogueira |
author_role |
author |
author2 |
Ramos, Leila Bittar Moukachar Santos, Débora de Oliveira Carneiro, Nicole Giovana Dias Paiva, Jacqueline Gonçalves Tannús, Renata Nogueira |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tannús, Josina Nogueira Ramos, Leila Bittar Moukachar Santos, Débora de Oliveira Carneiro, Nicole Giovana Dias Paiva, Jacqueline Gonçalves Tannús, Renata Nogueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saúde da família |
topic |
Saúde da família |
description |
Introdução: A adolescência envolve transformações físicas, psicológicas e sociais. A família desempenha papel fundamental na formação do adolescente, por propiciar os vínculos e aportes afetivos, além dos subsídios necessários ao desenvolvimento e ao bem-estar de seus componentes. Objetivo: compreender a estrutura de famílias com adolescentes na faixa etária considerada de risco, bem como suas necessidades internas e sociais, utilizando o genograma e o ecomapa. Metodologia: aplicação de questionário semi-estruturado por quatro acadêmicas dos cursos Medicina, Psicologia e Biomedicina e uma preceptora (médica da UBSF) dirigido a quatro famílias de alto risco, que continham adolescente entre 10 a 14 anos, cadastradas na micro-área 4 da Unidade Básica de Saúde da Família Jardim das Palmeiras II, Uberlândia-MG, no período de novembro de 2009 a julho de 2010. Resultados: o genograma detalhou a estrutura e o histórico familiar, os vários papéis dos membros e das diferentes gerações. A reflexão desses instrumentos de abordagem familiar durante a sua execução favoreceu a compreensão da estrutura, funcionamento e padrões de repetição da família. Conclusão: genograma e ecomapa são ferramentas para o entendimento da estrutura familiar e dos processos saúde-doença no contexto psicossocial, bem como para repensar estratégias de ação na Saúde da Família e da Comunidade |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-10-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Entrevistas |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20242 10.14393/REP-2011-20242 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20242 |
identifier_str_mv |
10.14393/REP-2011-20242 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20242/10794 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Popular; v. 10 n. 0 (2011) 1982-7660 1678-5622 reponame:Revista de educação popular (Online) instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Revista de educação popular (Online) |
collection |
Revista de educação popular (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br |
_version_ |
1822179630800437248 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.14393/REP-2011-20242 |