Genograma e Ecomapa: abordagem com adolescentes de famílias de alto risco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tannús, Josina Nogueira
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Ramos, Leila Bittar Moukachar, Santos, Débora de Oliveira, Carneiro, Nicole Giovana Dias, Paiva, Jacqueline Gonçalves, Tannús, Renata Nogueira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de educação popular (Online)
DOI: 10.14393/REP-2011-20242
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20242
Resumo: Introdução: A adolescência envolve transformações físicas, psicológicas e sociais. A família desempenha papel fundamental na formação do adolescente, por propiciar os vínculos e aportes afetivos, além dos subsídios necessários ao desenvolvimento e ao bem-estar de seus componentes. Objetivo: compreender a estrutura de famílias com adolescentes na faixa etária considerada de risco, bem como suas necessidades internas e sociais, utilizando o genograma e o ecomapa. Metodologia: aplicação de questionário semi-estruturado por quatro acadêmicas dos cursos Medicina, Psicologia e Biomedicina e uma preceptora (médica da UBSF) dirigido a quatro famílias de alto risco, que continham adolescente entre 10 a 14 anos, cadastradas na micro-área 4 da Unidade Básica de Saúde da Família Jardim das Palmeiras II, Uberlândia-MG, no período de novembro de 2009 a julho de 2010. Resultados: o genograma detalhou a estrutura e o histórico familiar, os vários papéis dos membros e das diferentes gerações. A reflexão desses instrumentos de abordagem familiar durante a sua execução favoreceu a compreensão da estrutura, funcionamento e padrões de repetição da família. Conclusão: genograma e ecomapa são ferramentas para o entendimento da estrutura familiar e dos processos saúde-doença no contexto psicossocial, bem como para repensar estratégias de ação na Saúde da Família e da Comunidade
id UFU-13_6831f60acd46b6de3408ab6dc4e479ba
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/20242
network_acronym_str UFU-13
network_name_str Revista de educação popular (Online)
spelling Genograma e Ecomapa: abordagem com adolescentes de famílias de alto riscoSaúde da famíliaIntrodução: A adolescência envolve transformações físicas, psicológicas e sociais. A família desempenha papel fundamental na formação do adolescente, por propiciar os vínculos e aportes afetivos, além dos subsídios necessários ao desenvolvimento e ao bem-estar de seus componentes. Objetivo: compreender a estrutura de famílias com adolescentes na faixa etária considerada de risco, bem como suas necessidades internas e sociais, utilizando o genograma e o ecomapa. Metodologia: aplicação de questionário semi-estruturado por quatro acadêmicas dos cursos Medicina, Psicologia e Biomedicina e uma preceptora (médica da UBSF) dirigido a quatro famílias de alto risco, que continham adolescente entre 10 a 14 anos, cadastradas na micro-área 4 da Unidade Básica de Saúde da Família Jardim das Palmeiras II, Uberlândia-MG, no período de novembro de 2009 a julho de 2010. Resultados: o genograma detalhou a estrutura e o histórico familiar, os vários papéis dos membros e das diferentes gerações. A reflexão desses instrumentos de abordagem familiar durante a sua execução favoreceu a compreensão da estrutura, funcionamento e padrões de repetição da família. Conclusão: genograma e ecomapa são ferramentas para o entendimento da estrutura familiar e dos processos saúde-doença no contexto psicossocial, bem como para repensar estratégias de ação na Saúde da Família e da ComunidadeUniversidade Federal de Uberlândia2011-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresEntrevistasapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/2024210.14393/REP-2011-20242Revista de Educação Popular; v. 10 n. 0 (2011)1982-76601678-5622reponame:Revista de educação popular (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20242/10794Copyright (c) 2011 Josina Nogueira Tannús, Leila Bittar Moukachar Ramos, Débora de Oliveira Santos, Nicole Giovana Dias Carneiro, Jacqueline Gonçalves Paiva, Renata Nogueira Tannúshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTannús, Josina NogueiraRamos, Leila Bittar MoukacharSantos, Débora de OliveiraCarneiro, Nicole Giovana DiasPaiva, Jacqueline GonçalvesTannús, Renata Nogueira2022-12-08T13:43:01Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/20242Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpopPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpop/oairevistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br1678-56221982-7660opendoar:2022-12-08T13:43:01Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Genograma e Ecomapa: abordagem com adolescentes de famílias de alto risco
title Genograma e Ecomapa: abordagem com adolescentes de famílias de alto risco
spellingShingle Genograma e Ecomapa: abordagem com adolescentes de famílias de alto risco
Genograma e Ecomapa: abordagem com adolescentes de famílias de alto risco
Tannús, Josina Nogueira
Saúde da família
Tannús, Josina Nogueira
Saúde da família
title_short Genograma e Ecomapa: abordagem com adolescentes de famílias de alto risco
title_full Genograma e Ecomapa: abordagem com adolescentes de famílias de alto risco
title_fullStr Genograma e Ecomapa: abordagem com adolescentes de famílias de alto risco
Genograma e Ecomapa: abordagem com adolescentes de famílias de alto risco
title_full_unstemmed Genograma e Ecomapa: abordagem com adolescentes de famílias de alto risco
Genograma e Ecomapa: abordagem com adolescentes de famílias de alto risco
title_sort Genograma e Ecomapa: abordagem com adolescentes de famílias de alto risco
author Tannús, Josina Nogueira
author_facet Tannús, Josina Nogueira
Tannús, Josina Nogueira
Ramos, Leila Bittar Moukachar
Santos, Débora de Oliveira
Carneiro, Nicole Giovana Dias
Paiva, Jacqueline Gonçalves
Tannús, Renata Nogueira
Ramos, Leila Bittar Moukachar
Santos, Débora de Oliveira
Carneiro, Nicole Giovana Dias
Paiva, Jacqueline Gonçalves
Tannús, Renata Nogueira
author_role author
author2 Ramos, Leila Bittar Moukachar
Santos, Débora de Oliveira
Carneiro, Nicole Giovana Dias
Paiva, Jacqueline Gonçalves
Tannús, Renata Nogueira
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tannús, Josina Nogueira
Ramos, Leila Bittar Moukachar
Santos, Débora de Oliveira
Carneiro, Nicole Giovana Dias
Paiva, Jacqueline Gonçalves
Tannús, Renata Nogueira
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde da família
topic Saúde da família
description Introdução: A adolescência envolve transformações físicas, psicológicas e sociais. A família desempenha papel fundamental na formação do adolescente, por propiciar os vínculos e aportes afetivos, além dos subsídios necessários ao desenvolvimento e ao bem-estar de seus componentes. Objetivo: compreender a estrutura de famílias com adolescentes na faixa etária considerada de risco, bem como suas necessidades internas e sociais, utilizando o genograma e o ecomapa. Metodologia: aplicação de questionário semi-estruturado por quatro acadêmicas dos cursos Medicina, Psicologia e Biomedicina e uma preceptora (médica da UBSF) dirigido a quatro famílias de alto risco, que continham adolescente entre 10 a 14 anos, cadastradas na micro-área 4 da Unidade Básica de Saúde da Família Jardim das Palmeiras II, Uberlândia-MG, no período de novembro de 2009 a julho de 2010. Resultados: o genograma detalhou a estrutura e o histórico familiar, os vários papéis dos membros e das diferentes gerações. A reflexão desses instrumentos de abordagem familiar durante a sua execução favoreceu a compreensão da estrutura, funcionamento e padrões de repetição da família. Conclusão: genograma e ecomapa são ferramentas para o entendimento da estrutura familiar e dos processos saúde-doença no contexto psicossocial, bem como para repensar estratégias de ação na Saúde da Família e da Comunidade
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Entrevistas
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20242
10.14393/REP-2011-20242
url https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20242
identifier_str_mv 10.14393/REP-2011-20242
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20242/10794
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Popular; v. 10 n. 0 (2011)
1982-7660
1678-5622
reponame:Revista de educação popular (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Revista de educação popular (Online)
collection Revista de educação popular (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv revistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br
_version_ 1822179630800437248
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.14393/REP-2011-20242