Migrantes nordestinos e o acesso à escola no Pontal Mineiro: uma experiência de construção identitária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Souza, Sauloéber Társio
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Moraes, Andréia Demétrio, Cordeiro Souto Ferreira, Ana Emília, Silva, Cleidislene, de Lima Soares Silveira, Daiane, Ribeiro Lima, Denise, Machado Vieira, Mauro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de educação popular (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/21676
Resumo: O texto trata da experiência migratória de grupos originários dos estados da região Nordeste do Brasil que, motivados por diferentes fatores, especialmente pela oportunidade de trabalhar pela subsistência, decidiram partir, deixando suas terras e rumando a novos espaços de sociabilidade no Pontal de Minas Gerais (Triângulo Mineiro). Inicialmente, a partir dos anos de 1940 e 1950, estabeleceram-se nas fazendas; mais tarde, dirigiram-se para as cidades, onde passaram a viver, desenvolvendo novas relações nos bairros, igrejas, comércio, postos de saúde e escolas, superando resistências relativas ao pertencimento étnico-cultural nordestino. Nossa proposta específica é a abordagem sócio-histórica em torno da dinâmica cultural estabelecida entre nordestinos e mineiros no espaço escolar, observando-se o contexto histórico que desencadeou o fenômeno da migração para essa região de Minas Gerais, buscando traçar paralelos com os atuais fluxos de nordestinos.
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