Migrantes nordestinos e o acesso à escola no Pontal Mineiro: uma experiência de construção identitária
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de educação popular (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/21676 |
Resumo: | O texto trata da experiência migratória de grupos originários dos estados da região Nordeste do Brasil que, motivados por diferentes fatores, especialmente pela oportunidade de trabalhar pela subsistência, decidiram partir, deixando suas terras e rumando a novos espaços de sociabilidade no Pontal de Minas Gerais (Triângulo Mineiro). Inicialmente, a partir dos anos de 1940 e 1950, estabeleceram-se nas fazendas; mais tarde, dirigiram-se para as cidades, onde passaram a viver, desenvolvendo novas relações nos bairros, igrejas, comércio, postos de saúde e escolas, superando resistências relativas ao pertencimento étnico-cultural nordestino. Nossa proposta específica é a abordagem sócio-histórica em torno da dinâmica cultural estabelecida entre nordestinos e mineiros no espaço escolar, observando-se o contexto histórico que desencadeou o fenômeno da migração para essa região de Minas Gerais, buscando traçar paralelos com os atuais fluxos de nordestinos. |
id |
UFU-13_86107d35dc63e80221efe3dd32c7774f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/21676 |
network_acronym_str |
UFU-13 |
network_name_str |
Revista de educação popular (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Migrantes nordestinos e o acesso à escola no Pontal Mineiro: uma experiência de construção identitáriaMigrantes NordestinosEducaçãoIdentidade Pontal Mineiro.O texto trata da experiência migratória de grupos originários dos estados da região Nordeste do Brasil que, motivados por diferentes fatores, especialmente pela oportunidade de trabalhar pela subsistência, decidiram partir, deixando suas terras e rumando a novos espaços de sociabilidade no Pontal de Minas Gerais (Triângulo Mineiro). Inicialmente, a partir dos anos de 1940 e 1950, estabeleceram-se nas fazendas; mais tarde, dirigiram-se para as cidades, onde passaram a viver, desenvolvendo novas relações nos bairros, igrejas, comércio, postos de saúde e escolas, superando resistências relativas ao pertencimento étnico-cultural nordestino. Nossa proposta específica é a abordagem sócio-histórica em torno da dinâmica cultural estabelecida entre nordestinos e mineiros no espaço escolar, observando-se o contexto histórico que desencadeou o fenômeno da migração para essa região de Minas Gerais, buscando traçar paralelos com os atuais fluxos de nordestinos.Universidade Federal de Uberlândia2013-02-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/21676Revista de Educação Popular; v. 11 n. 2 (2012)1982-76601678-5622reponame:Revista de educação popular (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/21676/11904de Souza, Sauloéber TársioMoraes, Andréia DemétrioCordeiro Souto Ferreira, Ana EmíliaSilva, Cleidislenede Lima Soares Silveira, DaianeRibeiro Lima, DeniseMachado Vieira, Mauroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-02-20T12:41:30Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/21676Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpopPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpop/oairevistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br1678-56221982-7660opendoar:2013-02-20T12:41:30Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Migrantes nordestinos e o acesso à escola no Pontal Mineiro: uma experiência de construção identitária |
title |
Migrantes nordestinos e o acesso à escola no Pontal Mineiro: uma experiência de construção identitária |
spellingShingle |
Migrantes nordestinos e o acesso à escola no Pontal Mineiro: uma experiência de construção identitária de Souza, Sauloéber Társio Migrantes Nordestinos Educação Identidade Pontal Mineiro. |
title_short |
Migrantes nordestinos e o acesso à escola no Pontal Mineiro: uma experiência de construção identitária |
title_full |
Migrantes nordestinos e o acesso à escola no Pontal Mineiro: uma experiência de construção identitária |
title_fullStr |
Migrantes nordestinos e o acesso à escola no Pontal Mineiro: uma experiência de construção identitária |
title_full_unstemmed |
Migrantes nordestinos e o acesso à escola no Pontal Mineiro: uma experiência de construção identitária |
title_sort |
Migrantes nordestinos e o acesso à escola no Pontal Mineiro: uma experiência de construção identitária |
author |
de Souza, Sauloéber Társio |
author_facet |
de Souza, Sauloéber Társio Moraes, Andréia Demétrio Cordeiro Souto Ferreira, Ana Emília Silva, Cleidislene de Lima Soares Silveira, Daiane Ribeiro Lima, Denise Machado Vieira, Mauro |
author_role |
author |
author2 |
Moraes, Andréia Demétrio Cordeiro Souto Ferreira, Ana Emília Silva, Cleidislene de Lima Soares Silveira, Daiane Ribeiro Lima, Denise Machado Vieira, Mauro |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Souza, Sauloéber Társio Moraes, Andréia Demétrio Cordeiro Souto Ferreira, Ana Emília Silva, Cleidislene de Lima Soares Silveira, Daiane Ribeiro Lima, Denise Machado Vieira, Mauro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Migrantes Nordestinos Educação Identidade Pontal Mineiro. |
topic |
Migrantes Nordestinos Educação Identidade Pontal Mineiro. |
description |
O texto trata da experiência migratória de grupos originários dos estados da região Nordeste do Brasil que, motivados por diferentes fatores, especialmente pela oportunidade de trabalhar pela subsistência, decidiram partir, deixando suas terras e rumando a novos espaços de sociabilidade no Pontal de Minas Gerais (Triângulo Mineiro). Inicialmente, a partir dos anos de 1940 e 1950, estabeleceram-se nas fazendas; mais tarde, dirigiram-se para as cidades, onde passaram a viver, desenvolvendo novas relações nos bairros, igrejas, comércio, postos de saúde e escolas, superando resistências relativas ao pertencimento étnico-cultural nordestino. Nossa proposta específica é a abordagem sócio-histórica em torno da dinâmica cultural estabelecida entre nordestinos e mineiros no espaço escolar, observando-se o contexto histórico que desencadeou o fenômeno da migração para essa região de Minas Gerais, buscando traçar paralelos com os atuais fluxos de nordestinos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-02-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/21676 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/21676 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/21676/11904 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Popular; v. 11 n. 2 (2012) 1982-7660 1678-5622 reponame:Revista de educação popular (Online) instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Revista de educação popular (Online) |
collection |
Revista de educação popular (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br |
_version_ |
1797068899821289472 |