O reordenamento do mundo do trabalho e a formação do trabalhador em face da pedagogia das competências: elementos para uma crítica ontológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Slider do Nascimento de Paula, Alisson
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Rodrigues Lima, Kátia Regina, Ferreira Costa, Frederico Jorge, Lima Ferreira, Emmanoel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de educação popular (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/26578
Resumo: Este trabalho objetiva analisar a crise do capital, bem como o reordenamento do mundo do trabalho, que causa a metamorfose da pedagogia da qualificação profissional para a pedagogia das competências decorrente da reestruturação produtiva acelerada na década de 1990. Além disso, pretende-se apontar delineamentos da ontologia marxiana acerca da educação profissional, como também do trabalhador de um novo perfil no exercício do trabalho. Ademais, optou-se por materializar proposições críticas e superadoras dos desdobramentos do trabalho na sociedade neoliberal e da formação por competências. Com isso, levanta-se a necessidade de compreender a escola como uma instituição que possa realizar a formação dos trabalhadores, desenvolvendo a educação das massas, a condição de concretização das conquistas e das práticas revolucionárias, e o sentido do trabalho concreto, enquanto categoria fundante do ser social, que propicie a emancipação e confronto direto com a alienação da atividade laborativa do trabalho abstrato do modo de acumulação flexível.
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