Mídia impressa jornal: uma análise da indisciplina escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte Queiroz, Antônia Márcia
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Ferreira de Oliveira Carvalho, Marilene
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de educação popular (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20153
Resumo: O intuito desse trabalho é demonstrar as contribuições da mídia impressa-jornal na prática pedagógica, na busca de soluções para problemas de indisciplina escolar. Esta dificulta a relação entre a comunidade escolar de modo geral e ocorre com freqüência nas instituições de ensino brasileiras. Assim, busca-se uma reflexão a partir da produção de um jornal na sala de aula, quando os alunos são conduzidos a expor suas opiniões sobre a problemática indisciplina escolar e como esta interfere no processo ensino e aprendizagem. Nesse sentido, apresenta-se um breve histórico sobre a história da mídia impressa no mundo e no Brasil. A partir desses pressupostos é possível perceber a importância desse instrumento para divulgação de informações e troca de conhecimentos entre a sociedade. Essas contribuições foram demonstradas por meio de um jornal mural produzido pelos alunos do 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Professora Áurea Paula de Souza, Salinas/Minas Gerais. Na culminância da prática pedagógica divulgaram suas opiniões sobre a indisciplina escolar e, além disso, foram capazes de contribuir com algumas sugestões para diminuir ou até mesmo evitar a indisciplina freqüente nas escolas.
id UFU-13_c471d419d1f8510e5a9cf00e9d26551f
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/20153
network_acronym_str UFU-13
network_name_str Revista de educação popular (Online)
repository_id_str
spelling Mídia impressa jornal: uma análise da indisciplina escolarEducaçãoO intuito desse trabalho é demonstrar as contribuições da mídia impressa-jornal na prática pedagógica, na busca de soluções para problemas de indisciplina escolar. Esta dificulta a relação entre a comunidade escolar de modo geral e ocorre com freqüência nas instituições de ensino brasileiras. Assim, busca-se uma reflexão a partir da produção de um jornal na sala de aula, quando os alunos são conduzidos a expor suas opiniões sobre a problemática indisciplina escolar e como esta interfere no processo ensino e aprendizagem. Nesse sentido, apresenta-se um breve histórico sobre a história da mídia impressa no mundo e no Brasil. A partir desses pressupostos é possível perceber a importância desse instrumento para divulgação de informações e troca de conhecimentos entre a sociedade. Essas contribuições foram demonstradas por meio de um jornal mural produzido pelos alunos do 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Professora Áurea Paula de Souza, Salinas/Minas Gerais. Na culminância da prática pedagógica divulgaram suas opiniões sobre a indisciplina escolar e, além disso, foram capazes de contribuir com algumas sugestões para diminuir ou até mesmo evitar a indisciplina freqüente nas escolas.Universidade Federal de Uberlândia2010-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresArtigoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/2015310.14393/REP-2010-20153Revista de Educação Popular; v. 9 n. 1 (2010)1982-76601678-5622reponame:Revista de educação popular (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20153/10753Copyright (c) 2010 Antônia Márcia Duarte Queiroz, Marilene Ferreira de Oliveira Carvalhohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDuarte Queiroz, Antônia MárciaFerreira de Oliveira Carvalho, Marilene2022-12-08T14:09:42Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/20153Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpopPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpop/oairevistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br1678-56221982-7660opendoar:2022-12-08T14:09:42Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Mídia impressa jornal: uma análise da indisciplina escolar
title Mídia impressa jornal: uma análise da indisciplina escolar
spellingShingle Mídia impressa jornal: uma análise da indisciplina escolar
Duarte Queiroz, Antônia Márcia
Educação
title_short Mídia impressa jornal: uma análise da indisciplina escolar
title_full Mídia impressa jornal: uma análise da indisciplina escolar
title_fullStr Mídia impressa jornal: uma análise da indisciplina escolar
title_full_unstemmed Mídia impressa jornal: uma análise da indisciplina escolar
title_sort Mídia impressa jornal: uma análise da indisciplina escolar
author Duarte Queiroz, Antônia Márcia
author_facet Duarte Queiroz, Antônia Márcia
Ferreira de Oliveira Carvalho, Marilene
author_role author
author2 Ferreira de Oliveira Carvalho, Marilene
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte Queiroz, Antônia Márcia
Ferreira de Oliveira Carvalho, Marilene
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
topic Educação
description O intuito desse trabalho é demonstrar as contribuições da mídia impressa-jornal na prática pedagógica, na busca de soluções para problemas de indisciplina escolar. Esta dificulta a relação entre a comunidade escolar de modo geral e ocorre com freqüência nas instituições de ensino brasileiras. Assim, busca-se uma reflexão a partir da produção de um jornal na sala de aula, quando os alunos são conduzidos a expor suas opiniões sobre a problemática indisciplina escolar e como esta interfere no processo ensino e aprendizagem. Nesse sentido, apresenta-se um breve histórico sobre a história da mídia impressa no mundo e no Brasil. A partir desses pressupostos é possível perceber a importância desse instrumento para divulgação de informações e troca de conhecimentos entre a sociedade. Essas contribuições foram demonstradas por meio de um jornal mural produzido pelos alunos do 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Professora Áurea Paula de Souza, Salinas/Minas Gerais. Na culminância da prática pedagógica divulgaram suas opiniões sobre a indisciplina escolar e, além disso, foram capazes de contribuir com algumas sugestões para diminuir ou até mesmo evitar a indisciplina freqüente nas escolas.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Artigo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20153
10.14393/REP-2010-20153
url https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20153
identifier_str_mv 10.14393/REP-2010-20153
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20153/10753
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2010 Antônia Márcia Duarte Queiroz, Marilene Ferreira de Oliveira Carvalho
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2010 Antônia Márcia Duarte Queiroz, Marilene Ferreira de Oliveira Carvalho
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Popular; v. 9 n. 1 (2010)
1982-7660
1678-5622
reponame:Revista de educação popular (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Revista de educação popular (Online)
collection Revista de educação popular (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv revistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br
_version_ 1797068899398713344