Uma experiência de educação popular e seus diálogos com a Lei 10.639/2003: "Limpeza total: UFF, EJA e trabalhadores terceirizados"
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de educação popular (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/33031 |
Resumo: | O artigo apresenta alguns resultados de uma experiência extensionista em educação popular. O projeto de extensão em foco foi construído a partir de debates travados entre professores, ativistas sociais, graduandos e auxiliares de serviços gerais reunidos no campus do Gragoatá da Universidade Federal Fluminense. O escopo dessa iniciativa está alicerçado em três objetivos político-pedagógicos: buscar alternativas de escolarização para os trabalhadores terceirizados; permitir que graduandos de Pedagogia e licenciandos de diversas especialidades exercitem práticas docentes na educação de jovens e adultos; e atrelar nossa iniciativa extensionista de educação popular à lei 10.639/2003, que prevê o ensino de história da Ãfrica e das culturas afro-brasileiras nas escolas das redes pública e privada. Sem querer oferecer soluções prontas e acabadas, este texto relata os fazeres e refazeres de uma atividade que se pensa como uma espécie de laboratório social, assumindo com isto todos os riscos da inovação, da experimentação, do ensaio e do erro. Tais relatos podem servir de insumo e elemento comparativo para outras iniciativas similares. |
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Uma experiência de educação popular e seus diálogos com a Lei 10.639/2003: "Limpeza total: UFF, EJA e trabalhadores terceirizados"Educação Popular. EJA. Trabalhadores Terceirizados. Extensionismo.O artigo apresenta alguns resultados de uma experiência extensionista em educação popular. O projeto de extensão em foco foi construído a partir de debates travados entre professores, ativistas sociais, graduandos e auxiliares de serviços gerais reunidos no campus do Gragoatá da Universidade Federal Fluminense. O escopo dessa iniciativa está alicerçado em três objetivos político-pedagógicos: buscar alternativas de escolarização para os trabalhadores terceirizados; permitir que graduandos de Pedagogia e licenciandos de diversas especialidades exercitem práticas docentes na educação de jovens e adultos; e atrelar nossa iniciativa extensionista de educação popular à lei 10.639/2003, que prevê o ensino de história da Ãfrica e das culturas afro-brasileiras nas escolas das redes pública e privada. Sem querer oferecer soluções prontas e acabadas, este texto relata os fazeres e refazeres de uma atividade que se pensa como uma espécie de laboratório social, assumindo com isto todos os riscos da inovação, da experimentação, do ensaio e do erro. Tais relatos podem servir de insumo e elemento comparativo para outras iniciativas similares. Universidade Federal de Uberlândia2016-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/3303110.14393/rep-v15n12016-rel02Revista de Educação Popular; v. 15 n. 1 (2016): Revista de Educação Popular; 141-1591982-76601678-5622reponame:Revista de educação popular (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/33031/pdfCopyright (c) 2016 Revista de Educação Popularhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMac Cord, Marcelo2023-03-29T15:18:06Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/33031Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpopPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpop/oairevistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br1678-56221982-7660opendoar:2023-03-29T15:18:06Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
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