A precarização da educação pública formal no Estado de São Paulo: alienação e estranhamento no trabalho pedagógico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de educação popular (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/22514 |
Resumo: | Neste artigo, problematizo o processo de precarização do trabalho pedagógico no âmbito das escolas públicas do Estado de São Paulo. Para avançar nessa investigação, utilizo a contribuição do método marxista de análise no campo educacional, discutindo a questão da alienação e do estranhamento no trabalho pedagógico. O presente texto é fruto de observações de vivência empírica da profissão docente da educação formal básica pública e, também, de pesquisa bibliográfica sobre o assunto. Nele, defendo que resgatar uma reflexão atual sobre o Estado Capitalista, demonstrando a relevância do papel histórico da luta de classes, é um caminho promissor na urgente tarefa de mobilização pela garantia à educação de qualidade. Por isso, é necessário reorganizar o espaço escolar como local de formação política. |
id |
UFU-13_cdb8b1485663bbf1e187d3f9f645f6f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/22514 |
network_acronym_str |
UFU-13 |
network_name_str |
Revista de educação popular (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A precarização da educação pública formal no Estado de São Paulo: alienação e estranhamento no trabalho pedagógicoAlienaçãoEstranhamentoTrabalho PedagógicoEducaçãoNeste artigo, problematizo o processo de precarização do trabalho pedagógico no âmbito das escolas públicas do Estado de São Paulo. Para avançar nessa investigação, utilizo a contribuição do método marxista de análise no campo educacional, discutindo a questão da alienação e do estranhamento no trabalho pedagógico. O presente texto é fruto de observações de vivência empírica da profissão docente da educação formal básica pública e, também, de pesquisa bibliográfica sobre o assunto. Nele, defendo que resgatar uma reflexão atual sobre o Estado Capitalista, demonstrando a relevância do papel histórico da luta de classes, é um caminho promissor na urgente tarefa de mobilização pela garantia à educação de qualidade. Por isso, é necessário reorganizar o espaço escolar como local de formação política.Universidade Federal de Uberlândia2013-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/2251410.14393/rep-v12n22013-art04Revista de Educação Popular; v. 12 n. 2 (2013): Revista de Educação Popular; 47-581982-76601678-5622reponame:Revista de educação popular (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/22514/13470https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRossi, Rafael2023-03-31T14:26:20Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/22514Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpopPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpop/oairevistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br1678-56221982-7660opendoar:2023-03-31T14:26:20Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A precarização da educação pública formal no Estado de São Paulo: alienação e estranhamento no trabalho pedagógico |
title |
A precarização da educação pública formal no Estado de São Paulo: alienação e estranhamento no trabalho pedagógico |
spellingShingle |
A precarização da educação pública formal no Estado de São Paulo: alienação e estranhamento no trabalho pedagógico Rossi, Rafael Alienação Estranhamento Trabalho Pedagógico Educação |
title_short |
A precarização da educação pública formal no Estado de São Paulo: alienação e estranhamento no trabalho pedagógico |
title_full |
A precarização da educação pública formal no Estado de São Paulo: alienação e estranhamento no trabalho pedagógico |
title_fullStr |
A precarização da educação pública formal no Estado de São Paulo: alienação e estranhamento no trabalho pedagógico |
title_full_unstemmed |
A precarização da educação pública formal no Estado de São Paulo: alienação e estranhamento no trabalho pedagógico |
title_sort |
A precarização da educação pública formal no Estado de São Paulo: alienação e estranhamento no trabalho pedagógico |
author |
Rossi, Rafael |
author_facet |
Rossi, Rafael |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rossi, Rafael |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alienação Estranhamento Trabalho Pedagógico Educação |
topic |
Alienação Estranhamento Trabalho Pedagógico Educação |
description |
Neste artigo, problematizo o processo de precarização do trabalho pedagógico no âmbito das escolas públicas do Estado de São Paulo. Para avançar nessa investigação, utilizo a contribuição do método marxista de análise no campo educacional, discutindo a questão da alienação e do estranhamento no trabalho pedagógico. O presente texto é fruto de observações de vivência empírica da profissão docente da educação formal básica pública e, também, de pesquisa bibliográfica sobre o assunto. Nele, defendo que resgatar uma reflexão atual sobre o Estado Capitalista, demonstrando a relevância do papel histórico da luta de classes, é um caminho promissor na urgente tarefa de mobilização pela garantia à educação de qualidade. Por isso, é necessário reorganizar o espaço escolar como local de formação política. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/22514 10.14393/rep-v12n22013-art04 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/22514 |
identifier_str_mv |
10.14393/rep-v12n22013-art04 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/22514/13470 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Popular; v. 12 n. 2 (2013): Revista de Educação Popular; 47-58 1982-7660 1678-5622 reponame:Revista de educação popular (Online) instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Revista de educação popular (Online) |
collection |
Revista de educação popular (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br |
_version_ |
1797068897365524480 |