A produção de indicadores para promoção de políticas culturais em universidades públicas: uma proposta metodológica e seus desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Satuf, Ivan
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de educação popular (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/49022
Resumo: This article presents the methodology employed by the Federal University of Cariri (UFCA), State of Ceará, Brazil in the production of indicators about habits and cultural consumption of undergraduate students. The objective is to discuss the strengths and weaknesses of quantitative methods for establishing cultural policies in higher education institutions, especially in public universities, where diversity and plurality are basic principles. To substantiate the discussion, the text presents a brief analysis based on a sample of 790 students from three UFCA academic units. The results of this analysis help to demonstrate the importance of the indicators in the promotion of policies for the area of culture, but also highlight the need to associate qualitative methods to overcome the gaps left by exclusively statistical instruments.
id UFU-13_d4d37761b9d3b808b5025c775ea8dfbe
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/49022
network_acronym_str UFU-13
network_name_str Revista de educação popular (Online)
repository_id_str
spelling A produção de indicadores para promoção de políticas culturais em universidades públicas: uma proposta metodológica e seus desafiosIndicadoresPolíticas culturaisGestão culturalUniversidadeDiversidadeIndicatorsCultural policiesCultural managementUniversityDiversityThis article presents the methodology employed by the Federal University of Cariri (UFCA), State of Ceará, Brazil in the production of indicators about habits and cultural consumption of undergraduate students. The objective is to discuss the strengths and weaknesses of quantitative methods for establishing cultural policies in higher education institutions, especially in public universities, where diversity and plurality are basic principles. To substantiate the discussion, the text presents a brief analysis based on a sample of 790 students from three UFCA academic units. The results of this analysis help to demonstrate the importance of the indicators in the promotion of policies for the area of culture, but also highlight the need to associate qualitative methods to overcome the gaps left by exclusively statistical instruments.Este artigo apresenta a metodologia utilizada pela Universidade Federal do Cariri (UFCA) na produção de indicadores sobre hábitos e consumos culturais de estudantes de graduação. O objetivo é debater potencialidades e limitações de métodos quantitativos para estabelecer políticas culturais em instituições de ensino superior, sobretudo em universidades públicas, onde a diversidade e a pluralidade são princípios basilares. Para fundamentar a discussão, o texto apresenta uma breve análise empírica a partir de uma amostra de 790 estudantes de graduação de três unidades acadêmicas da UFCA. Os resultados ajudam a demonstrar a importância dos indicadores na promoção de políticas para a área da cultura, mas também destacam a necessidade de associar métodos qualitativos ao percurso metodológico para superar as lacunas deixadas por instrumentais exclusivamente estatísticos.Universidade Federal de Uberlândia2019-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos editoresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/4902210.14393/rep-v0n00-49022Revista de Educação Popular; 2019: Edição Especial "Políticas de Cultura nas Universidades"; 30-421982-76601678-5622reponame:Revista de educação popular (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/49022/26094Copyright (c) 2019 Ivan Satufhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSatuf, Ivan2023-03-22T16:33:39Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/49022Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpopPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpop/oairevistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br1678-56221982-7660opendoar:2023-03-22T16:33:39Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv A produção de indicadores para promoção de políticas culturais em universidades públicas: uma proposta metodológica e seus desafios
title A produção de indicadores para promoção de políticas culturais em universidades públicas: uma proposta metodológica e seus desafios
spellingShingle A produção de indicadores para promoção de políticas culturais em universidades públicas: uma proposta metodológica e seus desafios
Satuf, Ivan
Indicadores
Políticas culturais
Gestão cultural
Universidade
Diversidade
Indicators
Cultural policies
Cultural management
University
Diversity
title_short A produção de indicadores para promoção de políticas culturais em universidades públicas: uma proposta metodológica e seus desafios
title_full A produção de indicadores para promoção de políticas culturais em universidades públicas: uma proposta metodológica e seus desafios
title_fullStr A produção de indicadores para promoção de políticas culturais em universidades públicas: uma proposta metodológica e seus desafios
title_full_unstemmed A produção de indicadores para promoção de políticas culturais em universidades públicas: uma proposta metodológica e seus desafios
title_sort A produção de indicadores para promoção de políticas culturais em universidades públicas: uma proposta metodológica e seus desafios
author Satuf, Ivan
author_facet Satuf, Ivan
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Satuf, Ivan
dc.subject.por.fl_str_mv Indicadores
Políticas culturais
Gestão cultural
Universidade
Diversidade
Indicators
Cultural policies
Cultural management
University
Diversity
topic Indicadores
Políticas culturais
Gestão cultural
Universidade
Diversidade
Indicators
Cultural policies
Cultural management
University
Diversity
description This article presents the methodology employed by the Federal University of Cariri (UFCA), State of Ceará, Brazil in the production of indicators about habits and cultural consumption of undergraduate students. The objective is to discuss the strengths and weaknesses of quantitative methods for establishing cultural policies in higher education institutions, especially in public universities, where diversity and plurality are basic principles. To substantiate the discussion, the text presents a brief analysis based on a sample of 790 students from three UFCA academic units. The results of this analysis help to demonstrate the importance of the indicators in the promotion of policies for the area of culture, but also highlight the need to associate qualitative methods to overcome the gaps left by exclusively statistical instruments.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos editores
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/49022
10.14393/rep-v0n00-49022
url https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/49022
identifier_str_mv 10.14393/rep-v0n00-49022
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/49022/26094
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Ivan Satuf
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Ivan Satuf
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Popular; 2019: Edição Especial "Políticas de Cultura nas Universidades"; 30-42
1982-7660
1678-5622
reponame:Revista de educação popular (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Revista de educação popular (Online)
collection Revista de educação popular (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv revistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br
_version_ 1797068898389983232