Alzheimer and parkinson diseases associates to aging

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camilo Neres, Alessandro
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Gabriel Rodrigues, Humberto, Aversi-Ferreira, Tales Alexandre
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bioscience journal (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6858
Resumo: O envelhecimento é um processo natural e que traz consigo alterações morfofisiológicas que podem causar doenças, e as conseqüências do envelhecimento das estruturas neurais tem relação clara com as etiologias das demências. O aparecimento da doença de Alzheimer (DA) está associada à fatores genéticos e de envelhecimento, com tratamento pouco eficaz e neuropatologia que somente pode ser completamente detectada após a morte. O Parkinsonismo (PK) está, também, associado às causas genéticas e com o envelhecimento, possui tratamento com melhores resultados que a DA e é divido em 3 tipos básicos: parkinsonismo idiopático; parkinsonismo induzido por drogas e o parkinsonismo plus. Foram utilizados descritores para a obtenção dos vários artigos associados ao envelhecimento, estrutura neural, DA e PK. Nossos resultados demonstraram que as associações entre as demências estudadas e o envelhecimento são muito citadas nos artigos, mas pouco desenvolvidas em termos bioquímicos, fisiológicos e clínicos, e quando o são, as propostas de tratamento não são claras. Esse extenso material proporcionou a possibilidade de enquadramento das demências estudadas como fator de risco para a saúde humana de um modo geral, tornando-as um problema de saúde pública, e que devem ser tratadas precocemente, pois os vários dados literários demonstram várias relações entre a senescência e as demências estudadas aqui. Concluímos, então, que, independente das dificuldades em se conhecer a etiologia das mesmas, o envelhecimento geral dos órgãos, não somente do sistema neural, e suas manifestações, deve ser a causa destas demências, hipoteticamente.
id UFU-14_0efd1655261dd1dd7e5e9b5b5ead2806
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/6858
network_acronym_str UFU-14
network_name_str Bioscience journal (Online)
repository_id_str
spelling Alzheimer and parkinson diseases associates to agingAgingAlzheimer diseaseParkinsonian disordersO envelhecimento é um processo natural e que traz consigo alterações morfofisiológicas que podem causar doenças, e as conseqüências do envelhecimento das estruturas neurais tem relação clara com as etiologias das demências. O aparecimento da doença de Alzheimer (DA) está associada à fatores genéticos e de envelhecimento, com tratamento pouco eficaz e neuropatologia que somente pode ser completamente detectada após a morte. O Parkinsonismo (PK) está, também, associado às causas genéticas e com o envelhecimento, possui tratamento com melhores resultados que a DA e é divido em 3 tipos básicos: parkinsonismo idiopático; parkinsonismo induzido por drogas e o parkinsonismo plus. Foram utilizados descritores para a obtenção dos vários artigos associados ao envelhecimento, estrutura neural, DA e PK. Nossos resultados demonstraram que as associações entre as demências estudadas e o envelhecimento são muito citadas nos artigos, mas pouco desenvolvidas em termos bioquímicos, fisiológicos e clínicos, e quando o são, as propostas de tratamento não são claras. Esse extenso material proporcionou a possibilidade de enquadramento das demências estudadas como fator de risco para a saúde humana de um modo geral, tornando-as um problema de saúde pública, e que devem ser tratadas precocemente, pois os vários dados literários demonstram várias relações entre a senescência e as demências estudadas aqui. Concluímos, então, que, independente das dificuldades em se conhecer a etiologia das mesmas, o envelhecimento geral dos órgãos, não somente do sistema neural, e suas manifestações, deve ser a causa destas demências, hipoteticamente.EDUFU2009-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6858Bioscience Journal ; Vol. 25 No. 2 (2009): Mar./Apr.Bioscience Journal ; v. 25 n. 2 (2009): Mar./Apr.1981-3163reponame:Bioscience journal (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6858/4545Copyright (c) 2009 Alessandro Camilo Neres, Humberto Gabriel Rodrigues, Tales Alexandre Aversi-Ferreirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCamilo Neres, AlessandroGabriel Rodrigues, HumbertoAversi-Ferreira, Tales Alexandre2022-01-03T16:20:10Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/6858Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournalPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/oaibiosciencej@ufu.br||1981-31631516-3725opendoar:2022-01-03T16:20:10Bioscience journal (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Alzheimer and parkinson diseases associates to aging
title Alzheimer and parkinson diseases associates to aging
spellingShingle Alzheimer and parkinson diseases associates to aging
Camilo Neres, Alessandro
Aging
Alzheimer disease
Parkinsonian disorders
title_short Alzheimer and parkinson diseases associates to aging
title_full Alzheimer and parkinson diseases associates to aging
title_fullStr Alzheimer and parkinson diseases associates to aging
title_full_unstemmed Alzheimer and parkinson diseases associates to aging
title_sort Alzheimer and parkinson diseases associates to aging
author Camilo Neres, Alessandro
author_facet Camilo Neres, Alessandro
Gabriel Rodrigues, Humberto
Aversi-Ferreira, Tales Alexandre
author_role author
author2 Gabriel Rodrigues, Humberto
Aversi-Ferreira, Tales Alexandre
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Camilo Neres, Alessandro
Gabriel Rodrigues, Humberto
Aversi-Ferreira, Tales Alexandre
dc.subject.por.fl_str_mv Aging
Alzheimer disease
Parkinsonian disorders
topic Aging
Alzheimer disease
Parkinsonian disorders
description O envelhecimento é um processo natural e que traz consigo alterações morfofisiológicas que podem causar doenças, e as conseqüências do envelhecimento das estruturas neurais tem relação clara com as etiologias das demências. O aparecimento da doença de Alzheimer (DA) está associada à fatores genéticos e de envelhecimento, com tratamento pouco eficaz e neuropatologia que somente pode ser completamente detectada após a morte. O Parkinsonismo (PK) está, também, associado às causas genéticas e com o envelhecimento, possui tratamento com melhores resultados que a DA e é divido em 3 tipos básicos: parkinsonismo idiopático; parkinsonismo induzido por drogas e o parkinsonismo plus. Foram utilizados descritores para a obtenção dos vários artigos associados ao envelhecimento, estrutura neural, DA e PK. Nossos resultados demonstraram que as associações entre as demências estudadas e o envelhecimento são muito citadas nos artigos, mas pouco desenvolvidas em termos bioquímicos, fisiológicos e clínicos, e quando o são, as propostas de tratamento não são claras. Esse extenso material proporcionou a possibilidade de enquadramento das demências estudadas como fator de risco para a saúde humana de um modo geral, tornando-as um problema de saúde pública, e que devem ser tratadas precocemente, pois os vários dados literários demonstram várias relações entre a senescência e as demências estudadas aqui. Concluímos, então, que, independente das dificuldades em se conhecer a etiologia das mesmas, o envelhecimento geral dos órgãos, não somente do sistema neural, e suas manifestações, deve ser a causa destas demências, hipoteticamente.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-04-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6858
url https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6858
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6858/4545
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU
publisher.none.fl_str_mv EDUFU
dc.source.none.fl_str_mv Bioscience Journal ; Vol. 25 No. 2 (2009): Mar./Apr.
Bioscience Journal ; v. 25 n. 2 (2009): Mar./Apr.
1981-3163
reponame:Bioscience journal (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Bioscience journal (Online)
collection Bioscience journal (Online)
repository.name.fl_str_mv Bioscience journal (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv biosciencej@ufu.br||
_version_ 1797069068704940032