Controle alternativo da microflora de sementes de Pseudobombax marginatum com oléo essêncial de copaíba (Copaifera sp.)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mondego, Janaina Marques
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Melo, Paulo Alexandre Fernandes Rodrigues de, Pinto, Kedma Maria Silva, Nascimento, Luciana Cordeiro do, Alves, Edna Ersulino, Batista, Jacinto de Luna
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bioscience journal (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/18119
Resumo: O presente trabalho objetivou avaliar a eficiência de óleo de copaíba na redução da incidência de fungos em sementes de Pseudobombax marginatum e a interferência deste na qualidade fisiológica das sementes. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com seis tratamentos constituídos por óleo de copaíba em diferentes concentrações (0%; 0,5%; 1,0%; 1,5% e 2,0%) além do tratamento com fungicida Captana. As sementes foram imersas nos tratamentos por um período de 5 minutos. O teste de sanidade das sementes foi realizado pelo método Blotter test, sendo avaliada a incidência de patógenos sete dias após a incubação. A observação das estruturas fúngicas foi realizada mediante observação em microscópio ótico e estereoscópico. A avaliação da qualidade fisiológica das sementes foi realizada através da semeadura em caixas tipo Gerbox, contendo substrato vermiculita. As variáveis analisadas foram: germinação (G), primeira contagem da germinação, massa seca de plântulas (MSP), massa seca de raiz, e índice de velocidade de germinação (IVG). O óleo de copaíba na concentração de 1% foi eficiente no controle de Aspergillus sp. e nas concentrações 1 e 1,5% para Chaetomium sp e Curvularia sp., em sementes de P. marginatum. Os tratamentos com óleo de copaíba nas concentrações 0,5; 1,0; 1,5 e 2,0% não interferiram negativamente na qualidade fisiológica das sementes.
id UFU-14_2b0f53b6356def4752e8d0ccdd69935e
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/18119
network_acronym_str UFU-14
network_name_str Bioscience journal (Online)
repository_id_str
spelling Controle alternativo da microflora de sementes de Pseudobombax marginatum com oléo essêncial de copaíba (Copaifera sp.) Agricultural SciencesO presente trabalho objetivou avaliar a eficiência de óleo de copaíba na redução da incidência de fungos em sementes de Pseudobombax marginatum e a interferência deste na qualidade fisiológica das sementes. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com seis tratamentos constituídos por óleo de copaíba em diferentes concentrações (0%; 0,5%; 1,0%; 1,5% e 2,0%) além do tratamento com fungicida Captana. As sementes foram imersas nos tratamentos por um período de 5 minutos. O teste de sanidade das sementes foi realizado pelo método Blotter test, sendo avaliada a incidência de patógenos sete dias após a incubação. A observação das estruturas fúngicas foi realizada mediante observação em microscópio ótico e estereoscópico. A avaliação da qualidade fisiológica das sementes foi realizada através da semeadura em caixas tipo Gerbox, contendo substrato vermiculita. As variáveis analisadas foram: germinação (G), primeira contagem da germinação, massa seca de plântulas (MSP), massa seca de raiz, e índice de velocidade de germinação (IVG). O óleo de copaíba na concentração de 1% foi eficiente no controle de Aspergillus sp. e nas concentrações 1 e 1,5% para Chaetomium sp e Curvularia sp., em sementes de P. marginatum. Os tratamentos com óleo de copaíba nas concentrações 0,5; 1,0; 1,5 e 2,0% não interferiram negativamente na qualidade fisiológica das sementes.EDUFU2014-02-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/18119Bioscience Journal ; Vol. 30 No. 2 (2014): Mar./Apr.; 349-355Bioscience Journal ; v. 30 n. 2 (2014): Mar./Apr.; 349-3551981-3163reponame:Bioscience journal (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/18119/13748Brazil; ContemporanyCopyright (c) 2014 Janaina Marques Mondego, Paulo Alexandre Fernandes Rodrigues de Melo, Kedma Maria Silva Pinto, Luciana Cordeiro do Nascimento, Edna Ersulino Alves, Jacinto de Luna Batistahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMondego, Janaina MarquesMelo, Paulo Alexandre Fernandes Rodrigues dePinto, Kedma Maria SilvaNascimento, Luciana Cordeiro doAlves, Edna ErsulinoBatista, Jacinto de Luna2022-05-26T18:07:35Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/18119Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournalPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/oaibiosciencej@ufu.br||1981-31631516-3725opendoar:2022-05-26T18:07:35Bioscience journal (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Controle alternativo da microflora de sementes de Pseudobombax marginatum com oléo essêncial de copaíba (Copaifera sp.)
title Controle alternativo da microflora de sementes de Pseudobombax marginatum com oléo essêncial de copaíba (Copaifera sp.)
spellingShingle Controle alternativo da microflora de sementes de Pseudobombax marginatum com oléo essêncial de copaíba (Copaifera sp.)
Mondego, Janaina Marques
Agricultural Sciences
title_short Controle alternativo da microflora de sementes de Pseudobombax marginatum com oléo essêncial de copaíba (Copaifera sp.)
title_full Controle alternativo da microflora de sementes de Pseudobombax marginatum com oléo essêncial de copaíba (Copaifera sp.)
title_fullStr Controle alternativo da microflora de sementes de Pseudobombax marginatum com oléo essêncial de copaíba (Copaifera sp.)
title_full_unstemmed Controle alternativo da microflora de sementes de Pseudobombax marginatum com oléo essêncial de copaíba (Copaifera sp.)
title_sort Controle alternativo da microflora de sementes de Pseudobombax marginatum com oléo essêncial de copaíba (Copaifera sp.)
author Mondego, Janaina Marques
author_facet Mondego, Janaina Marques
Melo, Paulo Alexandre Fernandes Rodrigues de
Pinto, Kedma Maria Silva
Nascimento, Luciana Cordeiro do
Alves, Edna Ersulino
Batista, Jacinto de Luna
author_role author
author2 Melo, Paulo Alexandre Fernandes Rodrigues de
Pinto, Kedma Maria Silva
Nascimento, Luciana Cordeiro do
Alves, Edna Ersulino
Batista, Jacinto de Luna
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mondego, Janaina Marques
Melo, Paulo Alexandre Fernandes Rodrigues de
Pinto, Kedma Maria Silva
Nascimento, Luciana Cordeiro do
Alves, Edna Ersulino
Batista, Jacinto de Luna
dc.subject.por.fl_str_mv Agricultural Sciences
topic Agricultural Sciences
description O presente trabalho objetivou avaliar a eficiência de óleo de copaíba na redução da incidência de fungos em sementes de Pseudobombax marginatum e a interferência deste na qualidade fisiológica das sementes. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com seis tratamentos constituídos por óleo de copaíba em diferentes concentrações (0%; 0,5%; 1,0%; 1,5% e 2,0%) além do tratamento com fungicida Captana. As sementes foram imersas nos tratamentos por um período de 5 minutos. O teste de sanidade das sementes foi realizado pelo método Blotter test, sendo avaliada a incidência de patógenos sete dias após a incubação. A observação das estruturas fúngicas foi realizada mediante observação em microscópio ótico e estereoscópico. A avaliação da qualidade fisiológica das sementes foi realizada através da semeadura em caixas tipo Gerbox, contendo substrato vermiculita. As variáveis analisadas foram: germinação (G), primeira contagem da germinação, massa seca de plântulas (MSP), massa seca de raiz, e índice de velocidade de germinação (IVG). O óleo de copaíba na concentração de 1% foi eficiente no controle de Aspergillus sp. e nas concentrações 1 e 1,5% para Chaetomium sp e Curvularia sp., em sementes de P. marginatum. Os tratamentos com óleo de copaíba nas concentrações 0,5; 1,0; 1,5 e 2,0% não interferiram negativamente na qualidade fisiológica das sementes.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/18119
url https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/18119
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/18119/13748
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brazil; Contemporany
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU
publisher.none.fl_str_mv EDUFU
dc.source.none.fl_str_mv Bioscience Journal ; Vol. 30 No. 2 (2014): Mar./Apr.; 349-355
Bioscience Journal ; v. 30 n. 2 (2014): Mar./Apr.; 349-355
1981-3163
reponame:Bioscience journal (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Bioscience journal (Online)
collection Bioscience journal (Online)
repository.name.fl_str_mv Bioscience journal (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv biosciencej@ufu.br||
_version_ 1797069073120493568