Frequencias genotipicas e alelicas do gene do polimorfismo da ECA I/D na populacao brasileira.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Inacio, Juarez
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Goulart Filho, Luiz Ricardo, Vieira, Gismar Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bioscience journal (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6489
Resumo: A alta incidência de doenças cardiovasculares e o sucesso no tratamento de pacientes infartados, através do uso de inibidores da enzima conversora da angiotensina (ECA), intensificaram os estudos que objetivaram determinar uma associação entre o gene da ECA e o infarto agudo do miocárdio (IAM). A prévia identificação de uma provável associação do polimorfismo I/D do gene da ECA ao IAM é a principal justificativa desta investigação, e visa determinar as freqüências genotípicas e alélicas deste polimorfismo na população brasileira .Tais freqüências foram obtidas de amostras aleatórias provenientes de um banco de sangue de um hemocentro estadual, apenas com a identificação da origem amostral por região. O DNA foi isolado a partir da camada de leucócitos e o polimorfismo I/D (presença e/ou ausência de uma inserção Alu no intron 16) do gene da ECA foi determinado pela reação em cadeia da polimerase. A freqüência alélica na população brasileira, em geral, foi de 0,39 e 0,61 para os alelos I e D, respectivamente, semelhante a outras populações. Contudo, houve pequena variabilidade genotípica entre as regiões brasileiras, com variações principalmente entre os homozigotos II e DD, tendo como freqüências genotípicas médias II=0.20, ID=0,43 e DD=0,37, exceto para a região Sul, que foi uma variação genotípica significativamente diferente das demais, com tendência ao aumento do genótipo DD (0,54) e diminuição do heterozigoto (0,24), provavelmente devido à diferente composição étnica. UNITERMOS: Enzima conversora da angiotensina, População Brasileira, Freqüência Alélica, Freqüência Genotípica.
id UFU-14_33b4e18e3c43e7e9ac8f408c70532f71
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/6489
network_acronym_str UFU-14
network_name_str Bioscience journal (Online)
repository_id_str
spelling Frequencias genotipicas e alelicas do gene do polimorfismo da ECA I/D na populacao brasileira.Enzima conversora da angiotensinaPopulação BrasileiraFreqüência AlélicaFreqüência Genotípica.A alta incidência de doenças cardiovasculares e o sucesso no tratamento de pacientes infartados, através do uso de inibidores da enzima conversora da angiotensina (ECA), intensificaram os estudos que objetivaram determinar uma associação entre o gene da ECA e o infarto agudo do miocárdio (IAM). A prévia identificação de uma provável associação do polimorfismo I/D do gene da ECA ao IAM é a principal justificativa desta investigação, e visa determinar as freqüências genotípicas e alélicas deste polimorfismo na população brasileira .Tais freqüências foram obtidas de amostras aleatórias provenientes de um banco de sangue de um hemocentro estadual, apenas com a identificação da origem amostral por região. O DNA foi isolado a partir da camada de leucócitos e o polimorfismo I/D (presença e/ou ausência de uma inserção Alu no intron 16) do gene da ECA foi determinado pela reação em cadeia da polimerase. A freqüência alélica na população brasileira, em geral, foi de 0,39 e 0,61 para os alelos I e D, respectivamente, semelhante a outras populações. Contudo, houve pequena variabilidade genotípica entre as regiões brasileiras, com variações principalmente entre os homozigotos II e DD, tendo como freqüências genotípicas médias II=0.20, ID=0,43 e DD=0,37, exceto para a região Sul, que foi uma variação genotípica significativamente diferente das demais, com tendência ao aumento do genótipo DD (0,54) e diminuição do heterozigoto (0,24), provavelmente devido à diferente composição étnica. UNITERMOS: Enzima conversora da angiotensina, População Brasileira, Freqüência Alélica, Freqüência Genotípica.EDUFU2006-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6489Bioscience Journal ; Vol. 20 No. 1 (2004)Bioscience Journal ; v. 20 n. 1 (2004)1981-3163reponame:Bioscience journal (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6489/4223Copyright (c) 2006 Juarez Inacio, Luiz Ricardo Goulart Filho, Gismar Silva Vieirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessInacio, JuarezGoulart Filho, Luiz RicardoVieira, Gismar Silva2022-01-03T16:19:41Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/6489Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournalPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/oaibiosciencej@ufu.br||1981-31631516-3725opendoar:2022-01-03T16:19:41Bioscience journal (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Frequencias genotipicas e alelicas do gene do polimorfismo da ECA I/D na populacao brasileira.
title Frequencias genotipicas e alelicas do gene do polimorfismo da ECA I/D na populacao brasileira.
spellingShingle Frequencias genotipicas e alelicas do gene do polimorfismo da ECA I/D na populacao brasileira.
Inacio, Juarez
Enzima conversora da angiotensina
População Brasileira
Freqüência Alélica
Freqüência Genotípica.
title_short Frequencias genotipicas e alelicas do gene do polimorfismo da ECA I/D na populacao brasileira.
title_full Frequencias genotipicas e alelicas do gene do polimorfismo da ECA I/D na populacao brasileira.
title_fullStr Frequencias genotipicas e alelicas do gene do polimorfismo da ECA I/D na populacao brasileira.
title_full_unstemmed Frequencias genotipicas e alelicas do gene do polimorfismo da ECA I/D na populacao brasileira.
title_sort Frequencias genotipicas e alelicas do gene do polimorfismo da ECA I/D na populacao brasileira.
author Inacio, Juarez
author_facet Inacio, Juarez
Goulart Filho, Luiz Ricardo
Vieira, Gismar Silva
author_role author
author2 Goulart Filho, Luiz Ricardo
Vieira, Gismar Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Inacio, Juarez
Goulart Filho, Luiz Ricardo
Vieira, Gismar Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Enzima conversora da angiotensina
População Brasileira
Freqüência Alélica
Freqüência Genotípica.
topic Enzima conversora da angiotensina
População Brasileira
Freqüência Alélica
Freqüência Genotípica.
description A alta incidência de doenças cardiovasculares e o sucesso no tratamento de pacientes infartados, através do uso de inibidores da enzima conversora da angiotensina (ECA), intensificaram os estudos que objetivaram determinar uma associação entre o gene da ECA e o infarto agudo do miocárdio (IAM). A prévia identificação de uma provável associação do polimorfismo I/D do gene da ECA ao IAM é a principal justificativa desta investigação, e visa determinar as freqüências genotípicas e alélicas deste polimorfismo na população brasileira .Tais freqüências foram obtidas de amostras aleatórias provenientes de um banco de sangue de um hemocentro estadual, apenas com a identificação da origem amostral por região. O DNA foi isolado a partir da camada de leucócitos e o polimorfismo I/D (presença e/ou ausência de uma inserção Alu no intron 16) do gene da ECA foi determinado pela reação em cadeia da polimerase. A freqüência alélica na população brasileira, em geral, foi de 0,39 e 0,61 para os alelos I e D, respectivamente, semelhante a outras populações. Contudo, houve pequena variabilidade genotípica entre as regiões brasileiras, com variações principalmente entre os homozigotos II e DD, tendo como freqüências genotípicas médias II=0.20, ID=0,43 e DD=0,37, exceto para a região Sul, que foi uma variação genotípica significativamente diferente das demais, com tendência ao aumento do genótipo DD (0,54) e diminuição do heterozigoto (0,24), provavelmente devido à diferente composição étnica. UNITERMOS: Enzima conversora da angiotensina, População Brasileira, Freqüência Alélica, Freqüência Genotípica.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-04-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6489
url https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6489
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6489/4223
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2006 Juarez Inacio, Luiz Ricardo Goulart Filho, Gismar Silva Vieira
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2006 Juarez Inacio, Luiz Ricardo Goulart Filho, Gismar Silva Vieira
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU
publisher.none.fl_str_mv EDUFU
dc.source.none.fl_str_mv Bioscience Journal ; Vol. 20 No. 1 (2004)
Bioscience Journal ; v. 20 n. 1 (2004)
1981-3163
reponame:Bioscience journal (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Bioscience journal (Online)
collection Bioscience journal (Online)
repository.name.fl_str_mv Bioscience journal (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv biosciencej@ufu.br||
_version_ 1797069066877272064