Macrofauna edáfica em diferentes coberturas vegetais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Daniela Maria
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Silva, Adriano Bortolotti da, Silva, Luciana Marques da, Moreira, Edimar Agnaldo, Pinto, Gabriel Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bioscience journal (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/22926
Resumo: A macrofauna edáfica desempenha papel importante na ciclagem de nutrientes e melhora as propriedades químicas e físicas do solo. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a biodiversidade da macrofauna edáfica em área com a cultura do eucalipto, cafeicultura e mata ciliar, Campos Gerais - MG. Os tratamentos constaram da coleta da macrofauna da serapilheira e solo em coberturas vegetais (café, eucalipto e mata ciliar) no período do inverno e verão. As avaliações foram realizadas pela frequência de indivíduos nos diferentes grupos taxonômicos, densidade e riqueza, índice de Shannon (H') e Pielou (J'). Na serapilheira foi observada a presença das ordens Arachinida, Coleoptera e Hymenoptera nas diferentes áreas e épocas. No solo, em todos os sistemas de manejo e épocas, foi observada a presença do grupo Oligochaeta, sendo encontrados de maneira predominante na mata ciliar. A maior riqueza de ordens e população de indivíduos por metro quadrado foi encontrado no solo de mata ciliar no período de verão. O melhor índice de Shannon (H') foi encontrado no solo da mata ciliar no inverno e na serapilheira da cultura do cafeeiro no verão. O índice de Pielou (J') apresentou melhores resultados nos diferentes sistemas de manejo de solo no período de inverno. A mata ciliar é a área de maior biodiversidade de macrofauna edáfica.
id UFU-14_36e1b883b6051cdcc6a69732ea8890a8
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/22926
network_acronym_str UFU-14
network_name_str Bioscience journal (Online)
repository_id_str
spelling Macrofauna edáfica em diferentes coberturas vegetais Biological SciencesA macrofauna edáfica desempenha papel importante na ciclagem de nutrientes e melhora as propriedades químicas e físicas do solo. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a biodiversidade da macrofauna edáfica em área com a cultura do eucalipto, cafeicultura e mata ciliar, Campos Gerais - MG. Os tratamentos constaram da coleta da macrofauna da serapilheira e solo em coberturas vegetais (café, eucalipto e mata ciliar) no período do inverno e verão. As avaliações foram realizadas pela frequência de indivíduos nos diferentes grupos taxonômicos, densidade e riqueza, índice de Shannon (H') e Pielou (J'). Na serapilheira foi observada a presença das ordens Arachinida, Coleoptera e Hymenoptera nas diferentes áreas e épocas. No solo, em todos os sistemas de manejo e épocas, foi observada a presença do grupo Oligochaeta, sendo encontrados de maneira predominante na mata ciliar. A maior riqueza de ordens e população de indivíduos por metro quadrado foi encontrado no solo de mata ciliar no período de verão. O melhor índice de Shannon (H') foi encontrado no solo da mata ciliar no inverno e na serapilheira da cultura do cafeeiro no verão. O índice de Pielou (J') apresentou melhores resultados nos diferentes sistemas de manejo de solo no período de inverno. A mata ciliar é a área de maior biodiversidade de macrofauna edáfica.EDUFU2014-08-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/22926Bioscience Journal ; Vol. 30 No. 5 (2014): Sept./Oct.; 1588-1597Bioscience Journal ; v. 30 n. 5 (2014): Sept./Oct.; 1588-15971981-3163reponame:Bioscience journal (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/22926/15034Brazil; ContemporanyCopyright (c) 2014 Daniela Maria Marques, Adriano Bortolotti da Silva, Luciana Marques da Silva, Edimar Agnaldo Moreira, Gabriel Silva Pintohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMarques, Daniela MariaSilva, Adriano Bortolotti daSilva, Luciana Marques daMoreira, Edimar AgnaldoPinto, Gabriel Silva2022-05-19T14:59:11Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/22926Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournalPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/oaibiosciencej@ufu.br||1981-31631516-3725opendoar:2022-05-19T14:59:11Bioscience journal (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Macrofauna edáfica em diferentes coberturas vegetais
title Macrofauna edáfica em diferentes coberturas vegetais
spellingShingle Macrofauna edáfica em diferentes coberturas vegetais
Marques, Daniela Maria
Biological Sciences
title_short Macrofauna edáfica em diferentes coberturas vegetais
title_full Macrofauna edáfica em diferentes coberturas vegetais
title_fullStr Macrofauna edáfica em diferentes coberturas vegetais
title_full_unstemmed Macrofauna edáfica em diferentes coberturas vegetais
title_sort Macrofauna edáfica em diferentes coberturas vegetais
author Marques, Daniela Maria
author_facet Marques, Daniela Maria
Silva, Adriano Bortolotti da
Silva, Luciana Marques da
Moreira, Edimar Agnaldo
Pinto, Gabriel Silva
author_role author
author2 Silva, Adriano Bortolotti da
Silva, Luciana Marques da
Moreira, Edimar Agnaldo
Pinto, Gabriel Silva
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Daniela Maria
Silva, Adriano Bortolotti da
Silva, Luciana Marques da
Moreira, Edimar Agnaldo
Pinto, Gabriel Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Biological Sciences
topic Biological Sciences
description A macrofauna edáfica desempenha papel importante na ciclagem de nutrientes e melhora as propriedades químicas e físicas do solo. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a biodiversidade da macrofauna edáfica em área com a cultura do eucalipto, cafeicultura e mata ciliar, Campos Gerais - MG. Os tratamentos constaram da coleta da macrofauna da serapilheira e solo em coberturas vegetais (café, eucalipto e mata ciliar) no período do inverno e verão. As avaliações foram realizadas pela frequência de indivíduos nos diferentes grupos taxonômicos, densidade e riqueza, índice de Shannon (H') e Pielou (J'). Na serapilheira foi observada a presença das ordens Arachinida, Coleoptera e Hymenoptera nas diferentes áreas e épocas. No solo, em todos os sistemas de manejo e épocas, foi observada a presença do grupo Oligochaeta, sendo encontrados de maneira predominante na mata ciliar. A maior riqueza de ordens e população de indivíduos por metro quadrado foi encontrado no solo de mata ciliar no período de verão. O melhor índice de Shannon (H') foi encontrado no solo da mata ciliar no inverno e na serapilheira da cultura do cafeeiro no verão. O índice de Pielou (J') apresentou melhores resultados nos diferentes sistemas de manejo de solo no período de inverno. A mata ciliar é a área de maior biodiversidade de macrofauna edáfica.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/22926
url https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/22926
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/22926/15034
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brazil; Contemporany
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU
publisher.none.fl_str_mv EDUFU
dc.source.none.fl_str_mv Bioscience Journal ; Vol. 30 No. 5 (2014): Sept./Oct.; 1588-1597
Bioscience Journal ; v. 30 n. 5 (2014): Sept./Oct.; 1588-1597
1981-3163
reponame:Bioscience journal (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Bioscience journal (Online)
collection Bioscience journal (Online)
repository.name.fl_str_mv Bioscience journal (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv biosciencej@ufu.br||
_version_ 1797069074691260416