Teste de frio para avaliação do potencial fisiológico de sementes de pinhão manso (Jatropha curcas L.)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Olivieira, Glauter Lima
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Hilst, Paulo Cesar, da Silva, Laercio Junio, Sekita, Marcelo Coelho, Dias, Denise Cunha Fernandes dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bioscience journal (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/22397
Resumo: O pinhão manso (Jatropha curcas L.) é uma planta de grande destaque entre as oleaginosas promissoras para a produção de biodiesel. Contudo, para a comercialização segura de lotes são necessárias informações sobre a qualidade das sementes, especialmente vigor. Objetivou-se, neste trabalho, adequar a metodologia do teste de frio para a avaliação do vigor de sementes de pinhão manso. Sementes de cinco lotes de pinhão manso foram inicialmente submetidas a testes para avalição da qualidade fisiológica e, em seguida, submetidas ao teste de frio. Para isso, foram semeadas em papel toalha, tipo germitest, com e sem solo, sendo confeccionados rolos que foram mantidos a 10 oC, por cinco, sete, nove e 11 dias. Após cada período, os rolos foram transferidos para germinador a 25 oC, realizando-se a avaliação da germinação aos 5 e 7 dias. O experimento foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado e as médias dos tratamentos comparadas pelo teste de Tukey (p < 0,05) e correlacionadas com os resultados dos demais testes. O teste de frio é eficiente para a estratificação dos lotes de sementes de pinhão manso em níveis de vigor. Recomenda-se utilizar a metodologia do rolo de papel sem solo e manter as sementes em BOD a 10 ºC por sete dias, seguida por um período de cinco dias em germinador a 25 ºC.
id UFU-14_3d43c0fe3e4ec970347ad602d9131f1e
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/22397
network_acronym_str UFU-14
network_name_str Bioscience journal (Online)
repository_id_str
spelling Teste de frio para avaliação do potencial fisiológico de sementes de pinhão manso (Jatropha curcas L.) Agricultural SciencesO pinhão manso (Jatropha curcas L.) é uma planta de grande destaque entre as oleaginosas promissoras para a produção de biodiesel. Contudo, para a comercialização segura de lotes são necessárias informações sobre a qualidade das sementes, especialmente vigor. Objetivou-se, neste trabalho, adequar a metodologia do teste de frio para a avaliação do vigor de sementes de pinhão manso. Sementes de cinco lotes de pinhão manso foram inicialmente submetidas a testes para avalição da qualidade fisiológica e, em seguida, submetidas ao teste de frio. Para isso, foram semeadas em papel toalha, tipo germitest, com e sem solo, sendo confeccionados rolos que foram mantidos a 10 oC, por cinco, sete, nove e 11 dias. Após cada período, os rolos foram transferidos para germinador a 25 oC, realizando-se a avaliação da germinação aos 5 e 7 dias. O experimento foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado e as médias dos tratamentos comparadas pelo teste de Tukey (p < 0,05) e correlacionadas com os resultados dos demais testes. O teste de frio é eficiente para a estratificação dos lotes de sementes de pinhão manso em níveis de vigor. Recomenda-se utilizar a metodologia do rolo de papel sem solo e manter as sementes em BOD a 10 ºC por sete dias, seguida por um período de cinco dias em germinador a 25 ºC.EDUFU2015-02-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/2239710.14393/BJ-v31n2a2015-22397Bioscience Journal ; Vol. 31 No. 2 (2015): Mar./Apr.; 509-517Bioscience Journal ; v. 31 n. 2 (2015): Mar./Apr.; 509-5171981-3163reponame:Bioscience journal (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/22397/16246Brazil; ContemporaryCopyright (c) 2015 Glauter Lima Olivieira, Paulo Cesar Hilst, Laercio Junio da Silva, Marcelo Coelho Sekita, Denise Cunha Fernandes dos Santos Diashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOlivieira, Glauter LimaHilst, Paulo Cesarda Silva, Laercio JunioSekita, Marcelo CoelhoDias, Denise Cunha Fernandes dos Santos2022-06-01T21:58:08Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/22397Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournalPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/oaibiosciencej@ufu.br||1981-31631516-3725opendoar:2022-06-01T21:58:08Bioscience journal (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Teste de frio para avaliação do potencial fisiológico de sementes de pinhão manso (Jatropha curcas L.)
title Teste de frio para avaliação do potencial fisiológico de sementes de pinhão manso (Jatropha curcas L.)
spellingShingle Teste de frio para avaliação do potencial fisiológico de sementes de pinhão manso (Jatropha curcas L.)
Olivieira, Glauter Lima
Agricultural Sciences
title_short Teste de frio para avaliação do potencial fisiológico de sementes de pinhão manso (Jatropha curcas L.)
title_full Teste de frio para avaliação do potencial fisiológico de sementes de pinhão manso (Jatropha curcas L.)
title_fullStr Teste de frio para avaliação do potencial fisiológico de sementes de pinhão manso (Jatropha curcas L.)
title_full_unstemmed Teste de frio para avaliação do potencial fisiológico de sementes de pinhão manso (Jatropha curcas L.)
title_sort Teste de frio para avaliação do potencial fisiológico de sementes de pinhão manso (Jatropha curcas L.)
author Olivieira, Glauter Lima
author_facet Olivieira, Glauter Lima
Hilst, Paulo Cesar
da Silva, Laercio Junio
Sekita, Marcelo Coelho
Dias, Denise Cunha Fernandes dos Santos
author_role author
author2 Hilst, Paulo Cesar
da Silva, Laercio Junio
Sekita, Marcelo Coelho
Dias, Denise Cunha Fernandes dos Santos
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Olivieira, Glauter Lima
Hilst, Paulo Cesar
da Silva, Laercio Junio
Sekita, Marcelo Coelho
Dias, Denise Cunha Fernandes dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Agricultural Sciences
topic Agricultural Sciences
description O pinhão manso (Jatropha curcas L.) é uma planta de grande destaque entre as oleaginosas promissoras para a produção de biodiesel. Contudo, para a comercialização segura de lotes são necessárias informações sobre a qualidade das sementes, especialmente vigor. Objetivou-se, neste trabalho, adequar a metodologia do teste de frio para a avaliação do vigor de sementes de pinhão manso. Sementes de cinco lotes de pinhão manso foram inicialmente submetidas a testes para avalição da qualidade fisiológica e, em seguida, submetidas ao teste de frio. Para isso, foram semeadas em papel toalha, tipo germitest, com e sem solo, sendo confeccionados rolos que foram mantidos a 10 oC, por cinco, sete, nove e 11 dias. Após cada período, os rolos foram transferidos para germinador a 25 oC, realizando-se a avaliação da germinação aos 5 e 7 dias. O experimento foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado e as médias dos tratamentos comparadas pelo teste de Tukey (p < 0,05) e correlacionadas com os resultados dos demais testes. O teste de frio é eficiente para a estratificação dos lotes de sementes de pinhão manso em níveis de vigor. Recomenda-se utilizar a metodologia do rolo de papel sem solo e manter as sementes em BOD a 10 ºC por sete dias, seguida por um período de cinco dias em germinador a 25 ºC.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-02-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/22397
10.14393/BJ-v31n2a2015-22397
url https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/22397
identifier_str_mv 10.14393/BJ-v31n2a2015-22397
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/22397/16246
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brazil; Contemporary
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU
publisher.none.fl_str_mv EDUFU
dc.source.none.fl_str_mv Bioscience Journal ; Vol. 31 No. 2 (2015): Mar./Apr.; 509-517
Bioscience Journal ; v. 31 n. 2 (2015): Mar./Apr.; 509-517
1981-3163
reponame:Bioscience journal (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Bioscience journal (Online)
collection Bioscience journal (Online)
repository.name.fl_str_mv Bioscience journal (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv biosciencej@ufu.br||
_version_ 1797069065902096384