Métodos para detecção de fungos e assepsia de sementes de Schizolobium amazonicum (Caesalpinioideae)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Jakson Domingos de
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Silva, Josué Bispo da, Dapont, Eleandro Candido, Souza, Lívia Maria Sampaio de, Ribeiro, Sandra Albuquerque Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bioscience journal (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/13938
Resumo: As sementes constituem-se insumos biológicos extremamente importantes para a propagação vegetal e, consequentemente, a qualidade sanitária destas assume grande relevância. O objetivo do presente trabalho foi comparar os métodos do papel de filtro e do meio BDA na incubação de sementes para avaliar a qualidade sanitária e a influência da assepsia das sementes sobre o teste de sanidade, emergência e desenvolvimento de plântulas de Schizolobium amazonicum. Foram testados os métodos do papel de filtro (blotter test) e do meio de cultura Batata-Dextrose-Ágar (BDA), com e sem assepsia das sementes. A influência da assepsia foi avaliada por meio dos testes de emergência de plântulas, velocidade de emergência e desenvolvimento de plântulas (comprimento, matéria fresca e matéria seca da raiz e da parte aérea). Aspergillus flavus, Aspergillus niger, Penicillium griseofulvum, Penicillium sp. e Pestalotiopsis sp. podem se associar com sementes de paricá; o meio de cultura BDA é adequado para o desenvolvimento dos fungos nas sementes dessa espécie; a assepsia das sementes reduz a população de microrganismos contaminantes, favorece o teste de sanidade, não influencia a emergência das plântulas, podendo ser benéfica ao estabelecimento das mudas.
id UFU-14_50c6d422c5365eaa7a70ccaee68ef8f4
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/13938
network_acronym_str UFU-14
network_name_str Bioscience journal (Online)
repository_id_str
spelling Métodos para detecção de fungos e assepsia de sementes de Schizolobium amazonicum (Caesalpinioideae) Agricultural SciencesAs sementes constituem-se insumos biológicos extremamente importantes para a propagação vegetal e, consequentemente, a qualidade sanitária destas assume grande relevância. O objetivo do presente trabalho foi comparar os métodos do papel de filtro e do meio BDA na incubação de sementes para avaliar a qualidade sanitária e a influência da assepsia das sementes sobre o teste de sanidade, emergência e desenvolvimento de plântulas de Schizolobium amazonicum. Foram testados os métodos do papel de filtro (blotter test) e do meio de cultura Batata-Dextrose-Ágar (BDA), com e sem assepsia das sementes. A influência da assepsia foi avaliada por meio dos testes de emergência de plântulas, velocidade de emergência e desenvolvimento de plântulas (comprimento, matéria fresca e matéria seca da raiz e da parte aérea). Aspergillus flavus, Aspergillus niger, Penicillium griseofulvum, Penicillium sp. e Pestalotiopsis sp. podem se associar com sementes de paricá; o meio de cultura BDA é adequado para o desenvolvimento dos fungos nas sementes dessa espécie; a assepsia das sementes reduz a população de microrganismos contaminantes, favorece o teste de sanidade, não influencia a emergência das plântulas, podendo ser benéfica ao estabelecimento das mudas.EDUFU2012-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/13938Bioscience Journal ; Vol. 28 No. 6 (2012): Nov./Dec.; 945-953Bioscience Journal ; v. 28 n. 6 (2012): Nov./Dec.; 945-9531981-3163reponame:Bioscience journal (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/13938/11105Brazil; ContemporanyCopyright (c) 2012 Jakson Domingos de Oliveira, Josué Bispo da Silva, Eleandro Candido Dapont, Lívia Maria Sampaio de Souza, Sandra Albuquerque Lima Ribeirohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Jakson Domingos deSilva, Josué Bispo daDapont, Eleandro CandidoSouza, Lívia Maria Sampaio deRibeiro, Sandra Albuquerque Lima2022-06-01T16:22:14Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/13938Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournalPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/oaibiosciencej@ufu.br||1981-31631516-3725opendoar:2022-06-01T16:22:14Bioscience journal (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Métodos para detecção de fungos e assepsia de sementes de Schizolobium amazonicum (Caesalpinioideae)
title Métodos para detecção de fungos e assepsia de sementes de Schizolobium amazonicum (Caesalpinioideae)
spellingShingle Métodos para detecção de fungos e assepsia de sementes de Schizolobium amazonicum (Caesalpinioideae)
Oliveira, Jakson Domingos de
Agricultural Sciences
title_short Métodos para detecção de fungos e assepsia de sementes de Schizolobium amazonicum (Caesalpinioideae)
title_full Métodos para detecção de fungos e assepsia de sementes de Schizolobium amazonicum (Caesalpinioideae)
title_fullStr Métodos para detecção de fungos e assepsia de sementes de Schizolobium amazonicum (Caesalpinioideae)
title_full_unstemmed Métodos para detecção de fungos e assepsia de sementes de Schizolobium amazonicum (Caesalpinioideae)
title_sort Métodos para detecção de fungos e assepsia de sementes de Schizolobium amazonicum (Caesalpinioideae)
author Oliveira, Jakson Domingos de
author_facet Oliveira, Jakson Domingos de
Silva, Josué Bispo da
Dapont, Eleandro Candido
Souza, Lívia Maria Sampaio de
Ribeiro, Sandra Albuquerque Lima
author_role author
author2 Silva, Josué Bispo da
Dapont, Eleandro Candido
Souza, Lívia Maria Sampaio de
Ribeiro, Sandra Albuquerque Lima
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Jakson Domingos de
Silva, Josué Bispo da
Dapont, Eleandro Candido
Souza, Lívia Maria Sampaio de
Ribeiro, Sandra Albuquerque Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Agricultural Sciences
topic Agricultural Sciences
description As sementes constituem-se insumos biológicos extremamente importantes para a propagação vegetal e, consequentemente, a qualidade sanitária destas assume grande relevância. O objetivo do presente trabalho foi comparar os métodos do papel de filtro e do meio BDA na incubação de sementes para avaliar a qualidade sanitária e a influência da assepsia das sementes sobre o teste de sanidade, emergência e desenvolvimento de plântulas de Schizolobium amazonicum. Foram testados os métodos do papel de filtro (blotter test) e do meio de cultura Batata-Dextrose-Ágar (BDA), com e sem assepsia das sementes. A influência da assepsia foi avaliada por meio dos testes de emergência de plântulas, velocidade de emergência e desenvolvimento de plântulas (comprimento, matéria fresca e matéria seca da raiz e da parte aérea). Aspergillus flavus, Aspergillus niger, Penicillium griseofulvum, Penicillium sp. e Pestalotiopsis sp. podem se associar com sementes de paricá; o meio de cultura BDA é adequado para o desenvolvimento dos fungos nas sementes dessa espécie; a assepsia das sementes reduz a população de microrganismos contaminantes, favorece o teste de sanidade, não influencia a emergência das plântulas, podendo ser benéfica ao estabelecimento das mudas.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/13938
url https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/13938
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/13938/11105
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brazil; Contemporany
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU
publisher.none.fl_str_mv EDUFU
dc.source.none.fl_str_mv Bioscience Journal ; Vol. 28 No. 6 (2012): Nov./Dec.; 945-953
Bioscience Journal ; v. 28 n. 6 (2012): Nov./Dec.; 945-953
1981-3163
reponame:Bioscience journal (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Bioscience journal (Online)
collection Bioscience journal (Online)
repository.name.fl_str_mv Bioscience journal (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv biosciencej@ufu.br||
_version_ 1797069071567552512