Caracterizacao morfologica e morfometrica das celulas do sangue de Calomys callosus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marcos
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Beletti, Marcelo Emilio, Ferro, Eloisa Amalia
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Bioscience journal (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6440
Resumo: Calomys callosus é um roedor da família Cricetidae encontrado no cerrado brasileiro. É um animal de grande importância epidemiológica, por ser portador de diversos agentes patogênicos. É um excelente modelo biológico sendo utilizado para o estudo da cinética de parasitos como o Trypanosoma cruzi e o Toxoplasma gondii. Este estudo teve como objetivo a descrição dos aspectos morfológicos e morfométricos dos eritrócitos e leucócitos do sangue do C.callosus e a determinação da porcentagem dos tipos de leucócitos. Esfregaços de sangue obtidos de 8 animais machos, adultos, foram corados com corante hematológico de Wright, e analisados em fotomicroscópio com objetiva de imersão e com a utilização do software de análise de imagens HL Image 97. Os seguintes resultados foram obtidos: os eritrócitos são discos bicôncavos anucleados, acidófilos, com 5.73 ï?­m  0.30 de diâmetro. Os neutrófilos são esferoidais, com granulações pouco evidentes, núcleo segmentado em lóbulos, com 11.52 ï?­m  0.17 de diâmetro. Os eosinófilos são esferoidais, com granulações evidentes e acidófilas, com núcleo polimorfo, lobulado, em s ou em anel, com 11.53 ï?­m  0.34 de diâmetro. Não foram encontrados basófilos. Os linfócitos são esferoidais, de citoplasma escasso, com núcleo arredondado, com ou sem chanfradura e com 9.67 ï?­m  0.40 de diâmetro. Os monócitos são as maiores células e são esferoidais, de citoplasma abundante e levemente basófilo, núcleo esferoidal ou em forma de letra c, com 12.29 ï?­m  0,63 de diâmetro. A porcentagem dos leucócitos no sangue de C.callosus é: neutrófilo 14.5 %  3.62, eosinófilo 13.6 %  3.20, basófilo 0 %, linfócito 68.5 %  4.18 e monócito 2.8 % 0.75. Os linfócitos são os mais numerosos. UNITERMOS: Calomys callosus, Sangue, Leucócitos, Eritrócitos.
id UFU-14_5ca5d7af8bde9b02500bea00a1586b38
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/6440
network_acronym_str UFU-14
network_name_str Bioscience journal (Online)
repository_id_str
spelling Caracterizacao morfologica e morfometrica das celulas do sangue de Calomys callosusCalomys callosusSangueLeucocitosEritrocitos.Calomys callosus é um roedor da família Cricetidae encontrado no cerrado brasileiro. É um animal de grande importância epidemiológica, por ser portador de diversos agentes patogênicos. É um excelente modelo biológico sendo utilizado para o estudo da cinética de parasitos como o Trypanosoma cruzi e o Toxoplasma gondii. Este estudo teve como objetivo a descrição dos aspectos morfológicos e morfométricos dos eritrócitos e leucócitos do sangue do C.callosus e a determinação da porcentagem dos tipos de leucócitos. Esfregaços de sangue obtidos de 8 animais machos, adultos, foram corados com corante hematológico de Wright, e analisados em fotomicroscópio com objetiva de imersão e com a utilização do software de análise de imagens HL Image 97. Os seguintes resultados foram obtidos: os eritrócitos são discos bicôncavos anucleados, acidófilos, com 5.73 ï?­m  0.30 de diâmetro. Os neutrófilos são esferoidais, com granulações pouco evidentes, núcleo segmentado em lóbulos, com 11.52 ï?­m  0.17 de diâmetro. Os eosinófilos são esferoidais, com granulações evidentes e acidófilas, com núcleo polimorfo, lobulado, em s ou em anel, com 11.53 ï?­m  0.34 de diâmetro. Não foram encontrados basófilos. Os linfócitos são esferoidais, de citoplasma escasso, com núcleo arredondado, com ou sem chanfradura e com 9.67 ï?­m  0.40 de diâmetro. Os monócitos são as maiores células e são esferoidais, de citoplasma abundante e levemente basófilo, núcleo esferoidal ou em forma de letra c, com 12.29 ï?­m  0,63 de diâmetro. A porcentagem dos leucócitos no sangue de C.callosus é: neutrófilo 14.5 %  3.62, eosinófilo 13.6 %  3.20, basófilo 0 %, linfócito 68.5 %  4.18 e monócito 2.8 % 0.75. Os linfócitos são os mais numerosos. UNITERMOS: Calomys callosus, Sangue, Leucócitos, Eritrócitos.EDUFU2006-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6440Bioscience Journal ; Vol. 19 No. 1 (2003)Bioscience Journal ; v. 19 n. 1 (2003)1981-3163reponame:Bioscience journal (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUCopyright (c) 2006 Marcos Silva, Marcelo Emilio Beletti, Eloisa Amalia Ferrohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, MarcosBeletti, Marcelo EmilioFerro, Eloisa Amalia2022-01-03T16:19:37Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/6440Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournalPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/oaibiosciencej@ufu.br||1981-31631516-3725opendoar:2022-01-03T16:19:37Bioscience journal (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Caracterizacao morfologica e morfometrica das celulas do sangue de Calomys callosus
title Caracterizacao morfologica e morfometrica das celulas do sangue de Calomys callosus
spellingShingle Caracterizacao morfologica e morfometrica das celulas do sangue de Calomys callosus
Silva, Marcos
Calomys callosus
Sangue
Leucocitos
Eritrocitos.
title_short Caracterizacao morfologica e morfometrica das celulas do sangue de Calomys callosus
title_full Caracterizacao morfologica e morfometrica das celulas do sangue de Calomys callosus
title_fullStr Caracterizacao morfologica e morfometrica das celulas do sangue de Calomys callosus
title_full_unstemmed Caracterizacao morfologica e morfometrica das celulas do sangue de Calomys callosus
title_sort Caracterizacao morfologica e morfometrica das celulas do sangue de Calomys callosus
author Silva, Marcos
author_facet Silva, Marcos
Beletti, Marcelo Emilio
Ferro, Eloisa Amalia
author_role author
author2 Beletti, Marcelo Emilio
Ferro, Eloisa Amalia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marcos
Beletti, Marcelo Emilio
Ferro, Eloisa Amalia
dc.subject.por.fl_str_mv Calomys callosus
Sangue
Leucocitos
Eritrocitos.
topic Calomys callosus
Sangue
Leucocitos
Eritrocitos.
description Calomys callosus é um roedor da família Cricetidae encontrado no cerrado brasileiro. É um animal de grande importância epidemiológica, por ser portador de diversos agentes patogênicos. É um excelente modelo biológico sendo utilizado para o estudo da cinética de parasitos como o Trypanosoma cruzi e o Toxoplasma gondii. Este estudo teve como objetivo a descrição dos aspectos morfológicos e morfométricos dos eritrócitos e leucócitos do sangue do C.callosus e a determinação da porcentagem dos tipos de leucócitos. Esfregaços de sangue obtidos de 8 animais machos, adultos, foram corados com corante hematológico de Wright, e analisados em fotomicroscópio com objetiva de imersão e com a utilização do software de análise de imagens HL Image 97. Os seguintes resultados foram obtidos: os eritrócitos são discos bicôncavos anucleados, acidófilos, com 5.73 ï?­m  0.30 de diâmetro. Os neutrófilos são esferoidais, com granulações pouco evidentes, núcleo segmentado em lóbulos, com 11.52 ï?­m  0.17 de diâmetro. Os eosinófilos são esferoidais, com granulações evidentes e acidófilas, com núcleo polimorfo, lobulado, em s ou em anel, com 11.53 ï?­m  0.34 de diâmetro. Não foram encontrados basófilos. Os linfócitos são esferoidais, de citoplasma escasso, com núcleo arredondado, com ou sem chanfradura e com 9.67 ï?­m  0.40 de diâmetro. Os monócitos são as maiores células e são esferoidais, de citoplasma abundante e levemente basófilo, núcleo esferoidal ou em forma de letra c, com 12.29 ï?­m  0,63 de diâmetro. A porcentagem dos leucócitos no sangue de C.callosus é: neutrófilo 14.5 %  3.62, eosinófilo 13.6 %  3.20, basófilo 0 %, linfócito 68.5 %  4.18 e monócito 2.8 % 0.75. Os linfócitos são os mais numerosos. UNITERMOS: Calomys callosus, Sangue, Leucócitos, Eritrócitos.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-03-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6440
url https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6440
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2006 Marcos Silva, Marcelo Emilio Beletti, Eloisa Amalia Ferro
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2006 Marcos Silva, Marcelo Emilio Beletti, Eloisa Amalia Ferro
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU
publisher.none.fl_str_mv EDUFU
dc.source.none.fl_str_mv Bioscience Journal ; Vol. 19 No. 1 (2003)
Bioscience Journal ; v. 19 n. 1 (2003)
1981-3163
reponame:Bioscience journal (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Bioscience journal (Online)
collection Bioscience journal (Online)
repository.name.fl_str_mv Bioscience journal (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv biosciencej@ufu.br||
_version_ 1797069066488250368