Caixas incubadoras para a formação e observação de colônias de abelhas sem ferão (Apidae: Meliponina)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Luciano
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Cristino Venturieri, Giorgio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bioscience journal (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6849
Resumo: Diversos estudos, sobre biologia e manejo de meliponíneos, têm utilizado caixas que mantém colônias em condição ideal de temperatura, aproximadamente 30°C, para incubação das crias. O presente estudo descreve um sistema de caixas incubadoras, elaborado com a finalidade de auxiliar no desenvolvimento de novas colônias, formadas com pouco material biológico, visando a produção de ninhos para a meliponicultura, bem como, visando ser útil em estudos sobre a biologia destes insetos. Este sistema foi desenvolvido para utilização em caixas racionais, modulares, verticais. O sistema é formado por: uma caixa controle, equipada com termostato (Leitenberger, RTC - 01) e 2 resistores (2K2Ω, 20W); e demais caixas racionais (onde são colocadas as abelhas), equipadas com 2 resistores. As caixas com colônias são ligadas à caixa controle, que regula a temperatura. Uma vez que as caixas são iguais, a temperatura se mantém entre 28,8 e 31,9°C em todas. Dados obtidos com as espécies Melipona quadrifasciata e M. marginata, na região sul do Brasil, indicaram rápido desenvolvimento das colônias. Estudos sobre a utilização deste sistema para M. flavolineata, no Estado do Pará, estão em andamento. Resultados parciais indicam rápido desenvolvimento das colônias e redução da quantidade de invólucro, facilitando a visualização do comportamento interno das colônias.
id UFU-14_62316b796ddabf0fb3aecf4a6f5ba299
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/6849
network_acronym_str UFU-14
network_name_str Bioscience journal (Online)
repository_id_str
spelling Caixas incubadoras para a formação e observação de colônias de abelhas sem ferão (Apidae: Meliponina)Criação de abelhasMeliponiculturaMeliponaAbelhas sem ferrãoNinho de observação.Diversos estudos, sobre biologia e manejo de meliponíneos, têm utilizado caixas que mantém colônias em condição ideal de temperatura, aproximadamente 30°C, para incubação das crias. O presente estudo descreve um sistema de caixas incubadoras, elaborado com a finalidade de auxiliar no desenvolvimento de novas colônias, formadas com pouco material biológico, visando a produção de ninhos para a meliponicultura, bem como, visando ser útil em estudos sobre a biologia destes insetos. Este sistema foi desenvolvido para utilização em caixas racionais, modulares, verticais. O sistema é formado por: uma caixa controle, equipada com termostato (Leitenberger, RTC - 01) e 2 resistores (2K2Ω, 20W); e demais caixas racionais (onde são colocadas as abelhas), equipadas com 2 resistores. As caixas com colônias são ligadas à caixa controle, que regula a temperatura. Uma vez que as caixas são iguais, a temperatura se mantém entre 28,8 e 31,9°C em todas. Dados obtidos com as espécies Melipona quadrifasciata e M. marginata, na região sul do Brasil, indicaram rápido desenvolvimento das colônias. Estudos sobre a utilização deste sistema para M. flavolineata, no Estado do Pará, estão em andamento. Resultados parciais indicam rápido desenvolvimento das colônias e redução da quantidade de invólucro, facilitando a visualização do comportamento interno das colônias.EDUFU2007-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6849Bioscience Journal ; Vol. 23 No. 0 (2007): Supplement 1, Nov. 2007 - Edição especial em Homenagem a Warwick Estevam KerrBioscience Journal ; v. 23 n. 0 (2007): Supplement 1, Nov. 2007 - Edição especial em Homenagem a Warwick Estevam Kerr1981-3163reponame:Bioscience journal (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6849/4537Copyright (c) 2007 Luciano Costa, Giorgio Cristino Venturierihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, LucianoCristino Venturieri, Giorgio2022-01-03T16:20:09Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/6849Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournalPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/oaibiosciencej@ufu.br||1981-31631516-3725opendoar:2022-01-03T16:20:09Bioscience journal (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Caixas incubadoras para a formação e observação de colônias de abelhas sem ferão (Apidae: Meliponina)
title Caixas incubadoras para a formação e observação de colônias de abelhas sem ferão (Apidae: Meliponina)
spellingShingle Caixas incubadoras para a formação e observação de colônias de abelhas sem ferão (Apidae: Meliponina)
Costa, Luciano
Criação de abelhas
Meliponicultura
Melipona
Abelhas sem ferrão
Ninho de observação.
title_short Caixas incubadoras para a formação e observação de colônias de abelhas sem ferão (Apidae: Meliponina)
title_full Caixas incubadoras para a formação e observação de colônias de abelhas sem ferão (Apidae: Meliponina)
title_fullStr Caixas incubadoras para a formação e observação de colônias de abelhas sem ferão (Apidae: Meliponina)
title_full_unstemmed Caixas incubadoras para a formação e observação de colônias de abelhas sem ferão (Apidae: Meliponina)
title_sort Caixas incubadoras para a formação e observação de colônias de abelhas sem ferão (Apidae: Meliponina)
author Costa, Luciano
author_facet Costa, Luciano
Cristino Venturieri, Giorgio
author_role author
author2 Cristino Venturieri, Giorgio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Luciano
Cristino Venturieri, Giorgio
dc.subject.por.fl_str_mv Criação de abelhas
Meliponicultura
Melipona
Abelhas sem ferrão
Ninho de observação.
topic Criação de abelhas
Meliponicultura
Melipona
Abelhas sem ferrão
Ninho de observação.
description Diversos estudos, sobre biologia e manejo de meliponíneos, têm utilizado caixas que mantém colônias em condição ideal de temperatura, aproximadamente 30°C, para incubação das crias. O presente estudo descreve um sistema de caixas incubadoras, elaborado com a finalidade de auxiliar no desenvolvimento de novas colônias, formadas com pouco material biológico, visando a produção de ninhos para a meliponicultura, bem como, visando ser útil em estudos sobre a biologia destes insetos. Este sistema foi desenvolvido para utilização em caixas racionais, modulares, verticais. O sistema é formado por: uma caixa controle, equipada com termostato (Leitenberger, RTC - 01) e 2 resistores (2K2Ω, 20W); e demais caixas racionais (onde são colocadas as abelhas), equipadas com 2 resistores. As caixas com colônias são ligadas à caixa controle, que regula a temperatura. Uma vez que as caixas são iguais, a temperatura se mantém entre 28,8 e 31,9°C em todas. Dados obtidos com as espécies Melipona quadrifasciata e M. marginata, na região sul do Brasil, indicaram rápido desenvolvimento das colônias. Estudos sobre a utilização deste sistema para M. flavolineata, no Estado do Pará, estão em andamento. Resultados parciais indicam rápido desenvolvimento das colônias e redução da quantidade de invólucro, facilitando a visualização do comportamento interno das colônias.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6849
url https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6849
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6849/4537
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2007 Luciano Costa, Giorgio Cristino Venturieri
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2007 Luciano Costa, Giorgio Cristino Venturieri
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU
publisher.none.fl_str_mv EDUFU
dc.source.none.fl_str_mv Bioscience Journal ; Vol. 23 No. 0 (2007): Supplement 1, Nov. 2007 - Edição especial em Homenagem a Warwick Estevam Kerr
Bioscience Journal ; v. 23 n. 0 (2007): Supplement 1, Nov. 2007 - Edição especial em Homenagem a Warwick Estevam Kerr
1981-3163
reponame:Bioscience journal (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Bioscience journal (Online)
collection Bioscience journal (Online)
repository.name.fl_str_mv Bioscience journal (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv biosciencej@ufu.br||
_version_ 1797069068691308544