Potencial alelopático do extrato aquoso de folhas de Mimosa tenuiflora (Willd.) Poir. na germinação de Lactuca sativa L.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Patrícia Fernandes da
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Maia, Sandra Sely Silveira, Coelho, Maria de Fátima Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bioscience journal (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/12409
Resumo: O trabalho teve o objetivo de avaliar o potencial alelopático de folhas da jurema preta sobre a germinação de sementes e crescimento de plântulas de alface. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado com cinco concentrações do extrato bruto (0%, 25%, 50%, 75% e 100%) com quatro repetições de 20 sementes. As características avaliadas foram a porcentagem de germinação (G), índice de velocidade de germinação (IVG), porcentagem de plântulas normais (PN) e anormais (PA), comprimento da parte aérea (CPA) e da raiz (CR) nas plântulas de alface. Todas as plântulas de alface expostas aos extratos da jurema-preta apresentaram comportamento semelhante com relação ao CR e CPA, ou seja, quanto maior a concentração dos extratos, menores os valores de CR e CPA. Os extratos aquosos de folhas frescas de jurema-preta apresentam efeito alelopático negativo sobre as sementes e o desenvolvimento de plântulas de alface
id UFU-14_667ad5a53477962e3e50f81f46501c9f
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/12409
network_acronym_str UFU-14
network_name_str Bioscience journal (Online)
repository_id_str
spelling Potencial alelopático do extrato aquoso de folhas de Mimosa tenuiflora (Willd.) Poir. na germinação de Lactuca sativa L. Biological SciencesO trabalho teve o objetivo de avaliar o potencial alelopático de folhas da jurema preta sobre a germinação de sementes e crescimento de plântulas de alface. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado com cinco concentrações do extrato bruto (0%, 25%, 50%, 75% e 100%) com quatro repetições de 20 sementes. As características avaliadas foram a porcentagem de germinação (G), índice de velocidade de germinação (IVG), porcentagem de plântulas normais (PN) e anormais (PA), comprimento da parte aérea (CPA) e da raiz (CR) nas plântulas de alface. Todas as plântulas de alface expostas aos extratos da jurema-preta apresentaram comportamento semelhante com relação ao CR e CPA, ou seja, quanto maior a concentração dos extratos, menores os valores de CR e CPA. Os extratos aquosos de folhas frescas de jurema-preta apresentam efeito alelopático negativo sobre as sementes e o desenvolvimento de plântulas de alfaceEDUFU2012-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/12409Bioscience Journal ; Vol. 28 No. 3 (2012): May/June; 472-477Bioscience Journal ; v. 28 n. 3 (2012): May/June; 472-4771981-3163reponame:Bioscience journal (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/12409/9592Brazil; ContemporanyCopyright (c) 2012 Patrícia Fernandes da Silveira, Sandra Sely Silveira Maia, Maria de Fátima Barbosa Coelhohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilveira, Patrícia Fernandes daMaia, Sandra Sely SilveiraCoelho, Maria de Fátima Barbosa2022-06-02T16:02:56Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/12409Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournalPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/oaibiosciencej@ufu.br||1981-31631516-3725opendoar:2022-06-02T16:02:56Bioscience journal (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Potencial alelopático do extrato aquoso de folhas de Mimosa tenuiflora (Willd.) Poir. na germinação de Lactuca sativa L.
title Potencial alelopático do extrato aquoso de folhas de Mimosa tenuiflora (Willd.) Poir. na germinação de Lactuca sativa L.
spellingShingle Potencial alelopático do extrato aquoso de folhas de Mimosa tenuiflora (Willd.) Poir. na germinação de Lactuca sativa L.
Silveira, Patrícia Fernandes da
Biological Sciences
title_short Potencial alelopático do extrato aquoso de folhas de Mimosa tenuiflora (Willd.) Poir. na germinação de Lactuca sativa L.
title_full Potencial alelopático do extrato aquoso de folhas de Mimosa tenuiflora (Willd.) Poir. na germinação de Lactuca sativa L.
title_fullStr Potencial alelopático do extrato aquoso de folhas de Mimosa tenuiflora (Willd.) Poir. na germinação de Lactuca sativa L.
title_full_unstemmed Potencial alelopático do extrato aquoso de folhas de Mimosa tenuiflora (Willd.) Poir. na germinação de Lactuca sativa L.
title_sort Potencial alelopático do extrato aquoso de folhas de Mimosa tenuiflora (Willd.) Poir. na germinação de Lactuca sativa L.
author Silveira, Patrícia Fernandes da
author_facet Silveira, Patrícia Fernandes da
Maia, Sandra Sely Silveira
Coelho, Maria de Fátima Barbosa
author_role author
author2 Maia, Sandra Sely Silveira
Coelho, Maria de Fátima Barbosa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Patrícia Fernandes da
Maia, Sandra Sely Silveira
Coelho, Maria de Fátima Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Biological Sciences
topic Biological Sciences
description O trabalho teve o objetivo de avaliar o potencial alelopático de folhas da jurema preta sobre a germinação de sementes e crescimento de plântulas de alface. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado com cinco concentrações do extrato bruto (0%, 25%, 50%, 75% e 100%) com quatro repetições de 20 sementes. As características avaliadas foram a porcentagem de germinação (G), índice de velocidade de germinação (IVG), porcentagem de plântulas normais (PN) e anormais (PA), comprimento da parte aérea (CPA) e da raiz (CR) nas plântulas de alface. Todas as plântulas de alface expostas aos extratos da jurema-preta apresentaram comportamento semelhante com relação ao CR e CPA, ou seja, quanto maior a concentração dos extratos, menores os valores de CR e CPA. Os extratos aquosos de folhas frescas de jurema-preta apresentam efeito alelopático negativo sobre as sementes e o desenvolvimento de plântulas de alface
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/12409
url https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/12409
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/12409/9592
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brazil; Contemporany
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU
publisher.none.fl_str_mv EDUFU
dc.source.none.fl_str_mv Bioscience Journal ; Vol. 28 No. 3 (2012): May/June; 472-477
Bioscience Journal ; v. 28 n. 3 (2012): May/June; 472-477
1981-3163
reponame:Bioscience journal (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Bioscience journal (Online)
collection Bioscience journal (Online)
repository.name.fl_str_mv Bioscience journal (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv biosciencej@ufu.br||
_version_ 1797069070891220992