Desempenho do consórcio cebolinha-rabanete, sob manejo orgânico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Massad, Marília Dutra
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Oliveira, Fábio Luiz de, Dutra, Tiago Reis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bioscience journal (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/7132
Resumo: Avaliou-se o desempenho do consórcio entre cebolinha comum (Allium fistulosum, L.) e o rabanete (Raphanus sativus, L), sob manejo orgânico. O trabalho foi desenvolvido na horta da Vila Educacional de Meninas, em Diamantina - MG, no período de 14/03/2008 a 17/04/2008. Usou-se o delineamento experimental de blocos casualizados, com quatro repetições. A análise estatística foi realizada isoladamente para cada espécie, utilizando dois tratamentos, cultivo solteiro e consorciado. Na cebolinha avaliou-se se massa fresca total (g/planta), massa fresca dos perfilhos (g/planta), diâmetro do pseudocaule (cm), número e comprimento dos perfilhos, e número de maços. No rabanete as avaliações foram massa fresca total (g/planta), massa fresca da raiz (g/planta) e diâmetro da raiz (cm). Os dados foram submetidos à análise de variância e aplicou-se o teste Tukey, a 5% de probabilidade, para comparação das médias, utilizando o Sistema para Análises Estatísticas e Genéticas (SAEG). Não houve diferença significativa relacionada à produtividade da cebolinha ou rabanete, independente do tipo de manejo, solteiro ou consorciado. O IEA alcançou 1,76, significando que o consórcio foi efetivo. Conclui-se a viabilidade do consórcio na otimização do uso da área, além de gerar renda extra para o agricultor em uma mesma área física.
id UFU-14_69523169e443d8023b1498b9b7441a76
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/7132
network_acronym_str UFU-14
network_name_str Bioscience journal (Online)
repository_id_str
spelling Desempenho do consórcio cebolinha-rabanete, sob manejo orgânico Agricultural SciencesAvaliou-se o desempenho do consórcio entre cebolinha comum (Allium fistulosum, L.) e o rabanete (Raphanus sativus, L), sob manejo orgânico. O trabalho foi desenvolvido na horta da Vila Educacional de Meninas, em Diamantina - MG, no período de 14/03/2008 a 17/04/2008. Usou-se o delineamento experimental de blocos casualizados, com quatro repetições. A análise estatística foi realizada isoladamente para cada espécie, utilizando dois tratamentos, cultivo solteiro e consorciado. Na cebolinha avaliou-se se massa fresca total (g/planta), massa fresca dos perfilhos (g/planta), diâmetro do pseudocaule (cm), número e comprimento dos perfilhos, e número de maços. No rabanete as avaliações foram massa fresca total (g/planta), massa fresca da raiz (g/planta) e diâmetro da raiz (cm). Os dados foram submetidos à análise de variância e aplicou-se o teste Tukey, a 5% de probabilidade, para comparação das médias, utilizando o Sistema para Análises Estatísticas e Genéticas (SAEG). Não houve diferença significativa relacionada à produtividade da cebolinha ou rabanete, independente do tipo de manejo, solteiro ou consorciado. O IEA alcançou 1,76, significando que o consórcio foi efetivo. Conclui-se a viabilidade do consórcio na otimização do uso da área, além de gerar renda extra para o agricultor em uma mesma área física.EDUFU2010-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/7132Bioscience Journal ; Vol. 26 No. 4 (2010): July/Aug.; 539-543Bioscience Journal ; v. 26 n. 4 (2010): July/Aug.; 539-5431981-3163reponame:Bioscience journal (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/7132/5127Brazil; ContemporanyCopyright (c) 2010 Marília Dutra Massad, Fábio Luiz de Oliveira, Tiago Reis Dutrahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMassad, Marília DutraOliveira, Fábio Luiz deDutra, Tiago Reis2022-06-09T13:42:04Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/7132Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournalPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/oaibiosciencej@ufu.br||1981-31631516-3725opendoar:2022-06-09T13:42:04Bioscience journal (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Desempenho do consórcio cebolinha-rabanete, sob manejo orgânico
title Desempenho do consórcio cebolinha-rabanete, sob manejo orgânico
spellingShingle Desempenho do consórcio cebolinha-rabanete, sob manejo orgânico
Massad, Marília Dutra
Agricultural Sciences
title_short Desempenho do consórcio cebolinha-rabanete, sob manejo orgânico
title_full Desempenho do consórcio cebolinha-rabanete, sob manejo orgânico
title_fullStr Desempenho do consórcio cebolinha-rabanete, sob manejo orgânico
title_full_unstemmed Desempenho do consórcio cebolinha-rabanete, sob manejo orgânico
title_sort Desempenho do consórcio cebolinha-rabanete, sob manejo orgânico
author Massad, Marília Dutra
author_facet Massad, Marília Dutra
Oliveira, Fábio Luiz de
Dutra, Tiago Reis
author_role author
author2 Oliveira, Fábio Luiz de
Dutra, Tiago Reis
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Massad, Marília Dutra
Oliveira, Fábio Luiz de
Dutra, Tiago Reis
dc.subject.por.fl_str_mv Agricultural Sciences
topic Agricultural Sciences
description Avaliou-se o desempenho do consórcio entre cebolinha comum (Allium fistulosum, L.) e o rabanete (Raphanus sativus, L), sob manejo orgânico. O trabalho foi desenvolvido na horta da Vila Educacional de Meninas, em Diamantina - MG, no período de 14/03/2008 a 17/04/2008. Usou-se o delineamento experimental de blocos casualizados, com quatro repetições. A análise estatística foi realizada isoladamente para cada espécie, utilizando dois tratamentos, cultivo solteiro e consorciado. Na cebolinha avaliou-se se massa fresca total (g/planta), massa fresca dos perfilhos (g/planta), diâmetro do pseudocaule (cm), número e comprimento dos perfilhos, e número de maços. No rabanete as avaliações foram massa fresca total (g/planta), massa fresca da raiz (g/planta) e diâmetro da raiz (cm). Os dados foram submetidos à análise de variância e aplicou-se o teste Tukey, a 5% de probabilidade, para comparação das médias, utilizando o Sistema para Análises Estatísticas e Genéticas (SAEG). Não houve diferença significativa relacionada à produtividade da cebolinha ou rabanete, independente do tipo de manejo, solteiro ou consorciado. O IEA alcançou 1,76, significando que o consórcio foi efetivo. Conclui-se a viabilidade do consórcio na otimização do uso da área, além de gerar renda extra para o agricultor em uma mesma área física.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/7132
url https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/7132
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/7132/5127
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2010 Marília Dutra Massad, Fábio Luiz de Oliveira, Tiago Reis Dutra
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2010 Marília Dutra Massad, Fábio Luiz de Oliveira, Tiago Reis Dutra
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brazil; Contemporany
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU
publisher.none.fl_str_mv EDUFU
dc.source.none.fl_str_mv Bioscience Journal ; Vol. 26 No. 4 (2010): July/Aug.; 539-543
Bioscience Journal ; v. 26 n. 4 (2010): July/Aug.; 539-543
1981-3163
reponame:Bioscience journal (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Bioscience journal (Online)
collection Bioscience journal (Online)
repository.name.fl_str_mv Bioscience journal (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv biosciencej@ufu.br||
_version_ 1797069069773438976