Utilização da modelagem matemática (redes neurais artificiais) na classificação de autotetraploides de bananeira (Musa acuminata Colla)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ana Catarina Lima de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Pasqual, Moacir, Pio, Leila Aparecida Salles, Lacerda, Wilian Soares, Silva, Sebastiao de Oliveira e
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bioscience journal (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/14128
Resumo: Objetivou-se desenvolver uma metodologia para possibilitar a classificação de plantas de bananeira submetidas à indução de duplicação cromossômica utilizando Redes Neurais Artificiais (RNA). Os dados utilizados neste trabalho foram retirados de uma tese já apresentada, cujo autor estudou a correlação entre a massa fresca de discos foliares e o conteúdo de DNA. A RNA foi implementada com a função de classificação. A taxa de aprendizado e o termo momentum adotados foram respectivamente iguais a 0,01 e 0,2, o número de épocas de treinamento foi 1000. Esses valores foram determinados por meio de tentativa e erro. Para o treinamento, 90% das plantas foram utilizadas e, para validação, 10% do total de 114 autotetraploides produzidos artificialmente por meio de exposição ao antimitódico colchicina. A RNA classificou corretamente 10 das 11 amostras utilizadas para validação. A estatística Kappa foi de 63,33%, o que indica que a RNA pode ainda ser melhorada. A rede neural artificial do tipo Multi Layer Perceptron implementada é eficaz na pré-seleção de poliploides desejáveis de bananeira Tong Dok Mak.
id UFU-14_796c5110d18272ee379e3e01c7dc7486
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/14128
network_acronym_str UFU-14
network_name_str Bioscience journal (Online)
repository_id_str
spelling Utilização da modelagem matemática (redes neurais artificiais) na classificação de autotetraploides de bananeira (Musa acuminata Colla) Agricultural SciencesObjetivou-se desenvolver uma metodologia para possibilitar a classificação de plantas de bananeira submetidas à indução de duplicação cromossômica utilizando Redes Neurais Artificiais (RNA). Os dados utilizados neste trabalho foram retirados de uma tese já apresentada, cujo autor estudou a correlação entre a massa fresca de discos foliares e o conteúdo de DNA. A RNA foi implementada com a função de classificação. A taxa de aprendizado e o termo momentum adotados foram respectivamente iguais a 0,01 e 0,2, o número de épocas de treinamento foi 1000. Esses valores foram determinados por meio de tentativa e erro. Para o treinamento, 90% das plantas foram utilizadas e, para validação, 10% do total de 114 autotetraploides produzidos artificialmente por meio de exposição ao antimitódico colchicina. A RNA classificou corretamente 10 das 11 amostras utilizadas para validação. A estatística Kappa foi de 63,33%, o que indica que a RNA pode ainda ser melhorada. A rede neural artificial do tipo Multi Layer Perceptron implementada é eficaz na pré-seleção de poliploides desejáveis de bananeira Tong Dok Mak.EDUFU2013-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/14128Bioscience Journal ; Vol. 29 No. 3 (2013): May/June; 617-622Bioscience Journal ; v. 29 n. 3 (2013): May/June; 617-6221981-3163reponame:Bioscience journal (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/14128/12503Brazil; ContemporaryCopyright (c) 2013 Ana Catarina Lima de Oliveira, Moacir Pasqual, Leila Aparecida Salles Pio, Wilian Soares Lacerda, Sebastiao de Oliveira e Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Ana Catarina Lima dePasqual, MoacirPio, Leila Aparecida SallesLacerda, Wilian SoaresSilva, Sebastiao de Oliveira e2022-06-10T16:44:10Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/14128Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournalPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/oaibiosciencej@ufu.br||1981-31631516-3725opendoar:2022-06-10T16:44:10Bioscience journal (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilização da modelagem matemática (redes neurais artificiais) na classificação de autotetraploides de bananeira (Musa acuminata Colla)
title Utilização da modelagem matemática (redes neurais artificiais) na classificação de autotetraploides de bananeira (Musa acuminata Colla)
spellingShingle Utilização da modelagem matemática (redes neurais artificiais) na classificação de autotetraploides de bananeira (Musa acuminata Colla)
Oliveira, Ana Catarina Lima de
Agricultural Sciences
title_short Utilização da modelagem matemática (redes neurais artificiais) na classificação de autotetraploides de bananeira (Musa acuminata Colla)
title_full Utilização da modelagem matemática (redes neurais artificiais) na classificação de autotetraploides de bananeira (Musa acuminata Colla)
title_fullStr Utilização da modelagem matemática (redes neurais artificiais) na classificação de autotetraploides de bananeira (Musa acuminata Colla)
title_full_unstemmed Utilização da modelagem matemática (redes neurais artificiais) na classificação de autotetraploides de bananeira (Musa acuminata Colla)
title_sort Utilização da modelagem matemática (redes neurais artificiais) na classificação de autotetraploides de bananeira (Musa acuminata Colla)
author Oliveira, Ana Catarina Lima de
author_facet Oliveira, Ana Catarina Lima de
Pasqual, Moacir
Pio, Leila Aparecida Salles
Lacerda, Wilian Soares
Silva, Sebastiao de Oliveira e
author_role author
author2 Pasqual, Moacir
Pio, Leila Aparecida Salles
Lacerda, Wilian Soares
Silva, Sebastiao de Oliveira e
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Ana Catarina Lima de
Pasqual, Moacir
Pio, Leila Aparecida Salles
Lacerda, Wilian Soares
Silva, Sebastiao de Oliveira e
dc.subject.por.fl_str_mv Agricultural Sciences
topic Agricultural Sciences
description Objetivou-se desenvolver uma metodologia para possibilitar a classificação de plantas de bananeira submetidas à indução de duplicação cromossômica utilizando Redes Neurais Artificiais (RNA). Os dados utilizados neste trabalho foram retirados de uma tese já apresentada, cujo autor estudou a correlação entre a massa fresca de discos foliares e o conteúdo de DNA. A RNA foi implementada com a função de classificação. A taxa de aprendizado e o termo momentum adotados foram respectivamente iguais a 0,01 e 0,2, o número de épocas de treinamento foi 1000. Esses valores foram determinados por meio de tentativa e erro. Para o treinamento, 90% das plantas foram utilizadas e, para validação, 10% do total de 114 autotetraploides produzidos artificialmente por meio de exposição ao antimitódico colchicina. A RNA classificou corretamente 10 das 11 amostras utilizadas para validação. A estatística Kappa foi de 63,33%, o que indica que a RNA pode ainda ser melhorada. A rede neural artificial do tipo Multi Layer Perceptron implementada é eficaz na pré-seleção de poliploides desejáveis de bananeira Tong Dok Mak.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/14128
url https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/14128
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/14128/12503
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brazil; Contemporary
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU
publisher.none.fl_str_mv EDUFU
dc.source.none.fl_str_mv Bioscience Journal ; Vol. 29 No. 3 (2013): May/June; 617-622
Bioscience Journal ; v. 29 n. 3 (2013): May/June; 617-622
1981-3163
reponame:Bioscience journal (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Bioscience journal (Online)
collection Bioscience journal (Online)
repository.name.fl_str_mv Bioscience journal (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv biosciencej@ufu.br||
_version_ 1797069071957622784