Reação de genótipos de maracujazeiro-azedo aos nematóides de galhas (Meloidogyne incognita e Meloidogyne javanica)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dario El-Moor, Renata
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Peixoto, José Ricardo, Gerosa Ramos, Maria Lucrécia, Abreu Mattos, Jean Kleber
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bioscience journal (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6775
Resumo: O nematóide das galhas tem sido apontado como sendo uma das causas da baixa produtividade de inúmeras lavouras de maracujá azedo. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a reação de genótipos de maracujazeiro-azedo ao nematóide das galhas Meloidogyne spp. O ensaio foi conduzido em casa-de-vegetação utilizando o delineamento de blocos casualizados, com quatro repetições e 6 plantas úteis por unidade experimental, em esquema de parcela subdividida com quatro níveis de inóculo (0; 25; 50 e 75 ovos/ml de substrato, correspondendo as populações iniciais de 0; 3.000; 6.000 e 9.000 ovos por muda, respectivamente), correspondendo as parcelas e quatro genótipos (Redondão, Yelow Máster FB-100, F1 (Marília x Roxo Australiano) e MAR 20#41), correspondendo as subparcelas, totalizando 16 tratamentos. Mudas produzidas em bandejas de poliestireno, contendo substrato artificial à base de vermiculita mais casca de Pinus spp. foram inoculadas com 40 dias após a semeadura. Avaliações no crescimento vegetativo das plantas e número de galhas foram realizadas noventa dias após a inoculação. Não foram observadas diferenças significativas no crescimento das plantas em função do nível de inóculo. O uso de 3.000 e 6.000 ovos do nematóide por planta resultou em diferença significativa no número de galhas. O genótipo Redondão foi superior em todos os parâmetros relacionados ao crescimento vegetativo, exceto quanto a massa fresca de raiz.
id UFU-14_971397cb46ac485aad39d0a7ad2d6026
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/6775
network_acronym_str UFU-14
network_name_str Bioscience journal (Online)
repository_id_str
spelling Reação de genótipos de maracujazeiro-azedo aos nematóides de galhas (Meloidogyne incognita e Meloidogyne javanica)níveis de inoculoPassiflora edulispatógenoresistênciaO nematóide das galhas tem sido apontado como sendo uma das causas da baixa produtividade de inúmeras lavouras de maracujá azedo. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a reação de genótipos de maracujazeiro-azedo ao nematóide das galhas Meloidogyne spp. O ensaio foi conduzido em casa-de-vegetação utilizando o delineamento de blocos casualizados, com quatro repetições e 6 plantas úteis por unidade experimental, em esquema de parcela subdividida com quatro níveis de inóculo (0; 25; 50 e 75 ovos/ml de substrato, correspondendo as populações iniciais de 0; 3.000; 6.000 e 9.000 ovos por muda, respectivamente), correspondendo as parcelas e quatro genótipos (Redondão, Yelow Máster FB-100, F1 (Marília x Roxo Australiano) e MAR 20#41), correspondendo as subparcelas, totalizando 16 tratamentos. Mudas produzidas em bandejas de poliestireno, contendo substrato artificial à base de vermiculita mais casca de Pinus spp. foram inoculadas com 40 dias após a semeadura. Avaliações no crescimento vegetativo das plantas e número de galhas foram realizadas noventa dias após a inoculação. Não foram observadas diferenças significativas no crescimento das plantas em função do nível de inóculo. O uso de 3.000 e 6.000 ovos do nematóide por planta resultou em diferença significativa no número de galhas. O genótipo Redondão foi superior em todos os parâmetros relacionados ao crescimento vegetativo, exceto quanto a massa fresca de raiz.EDUFU2009-02-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6775Bioscience Journal ; Vol. 25 No. 1 (2009): Jan./Feb.Bioscience Journal ; v. 25 n. 1 (2009): Jan./Feb.1981-3163reponame:Bioscience journal (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6775/4472Copyright (c) 2009 Renata Dario El-Moor, José Ricardo Peixoto, Maria Lucrécia Gerosa Ramos, Jean Kleber Abreu Mattoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDario El-Moor, RenataPeixoto, José RicardoGerosa Ramos, Maria LucréciaAbreu Mattos, Jean Kleber2022-01-03T16:20:03Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/6775Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournalPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/oaibiosciencej@ufu.br||1981-31631516-3725opendoar:2022-01-03T16:20:03Bioscience journal (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Reação de genótipos de maracujazeiro-azedo aos nematóides de galhas (Meloidogyne incognita e Meloidogyne javanica)
title Reação de genótipos de maracujazeiro-azedo aos nematóides de galhas (Meloidogyne incognita e Meloidogyne javanica)
spellingShingle Reação de genótipos de maracujazeiro-azedo aos nematóides de galhas (Meloidogyne incognita e Meloidogyne javanica)
Dario El-Moor, Renata
níveis de inoculo
Passiflora edulis
patógeno
resistência
title_short Reação de genótipos de maracujazeiro-azedo aos nematóides de galhas (Meloidogyne incognita e Meloidogyne javanica)
title_full Reação de genótipos de maracujazeiro-azedo aos nematóides de galhas (Meloidogyne incognita e Meloidogyne javanica)
title_fullStr Reação de genótipos de maracujazeiro-azedo aos nematóides de galhas (Meloidogyne incognita e Meloidogyne javanica)
title_full_unstemmed Reação de genótipos de maracujazeiro-azedo aos nematóides de galhas (Meloidogyne incognita e Meloidogyne javanica)
title_sort Reação de genótipos de maracujazeiro-azedo aos nematóides de galhas (Meloidogyne incognita e Meloidogyne javanica)
author Dario El-Moor, Renata
author_facet Dario El-Moor, Renata
Peixoto, José Ricardo
Gerosa Ramos, Maria Lucrécia
Abreu Mattos, Jean Kleber
author_role author
author2 Peixoto, José Ricardo
Gerosa Ramos, Maria Lucrécia
Abreu Mattos, Jean Kleber
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dario El-Moor, Renata
Peixoto, José Ricardo
Gerosa Ramos, Maria Lucrécia
Abreu Mattos, Jean Kleber
dc.subject.por.fl_str_mv níveis de inoculo
Passiflora edulis
patógeno
resistência
topic níveis de inoculo
Passiflora edulis
patógeno
resistência
description O nematóide das galhas tem sido apontado como sendo uma das causas da baixa produtividade de inúmeras lavouras de maracujá azedo. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a reação de genótipos de maracujazeiro-azedo ao nematóide das galhas Meloidogyne spp. O ensaio foi conduzido em casa-de-vegetação utilizando o delineamento de blocos casualizados, com quatro repetições e 6 plantas úteis por unidade experimental, em esquema de parcela subdividida com quatro níveis de inóculo (0; 25; 50 e 75 ovos/ml de substrato, correspondendo as populações iniciais de 0; 3.000; 6.000 e 9.000 ovos por muda, respectivamente), correspondendo as parcelas e quatro genótipos (Redondão, Yelow Máster FB-100, F1 (Marília x Roxo Australiano) e MAR 20#41), correspondendo as subparcelas, totalizando 16 tratamentos. Mudas produzidas em bandejas de poliestireno, contendo substrato artificial à base de vermiculita mais casca de Pinus spp. foram inoculadas com 40 dias após a semeadura. Avaliações no crescimento vegetativo das plantas e número de galhas foram realizadas noventa dias após a inoculação. Não foram observadas diferenças significativas no crescimento das plantas em função do nível de inóculo. O uso de 3.000 e 6.000 ovos do nematóide por planta resultou em diferença significativa no número de galhas. O genótipo Redondão foi superior em todos os parâmetros relacionados ao crescimento vegetativo, exceto quanto a massa fresca de raiz.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-02-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6775
url https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6775
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6775/4472
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU
publisher.none.fl_str_mv EDUFU
dc.source.none.fl_str_mv Bioscience Journal ; Vol. 25 No. 1 (2009): Jan./Feb.
Bioscience Journal ; v. 25 n. 1 (2009): Jan./Feb.
1981-3163
reponame:Bioscience journal (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Bioscience journal (Online)
collection Bioscience journal (Online)
repository.name.fl_str_mv Bioscience journal (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv biosciencej@ufu.br||
_version_ 1797069068034899968