Efeito da luz e do sistema de ventilação natural em abacaxizeiro (Bromeliacea) micropropagado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Adriano Bortolotti
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Correa, Vinicius Rodrigues Silva, Togoro, Aluísio Hideki, Silva, Juliana Aparecida dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bioscience journal (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/17972
Resumo: O emprego de luz natural e do sistema de micropropagação em ventilação natural proporciona maior irradiância e trocas gasosas no cultivo in vitro de plantas, ocasionando alterações na anatomia foliar e possibilitando um cultivo mais próximo ao fotoautotrófico. O presente trabalho teve por objetivo avaliar o crescimento e anatomia foliar de plantas de abacaxi cultivadas in vitro em dois sistemas de micropropagação (convencional e ventilação natural), com as plantas mantidas em ambiente com luz natural e artificial, e em meio de cultura com diferentes concentrações de sacarose. Os tratamentos constaram de diferentes concentrações de sacarose (0; 15; 30 e 45 g.L-1) em combinação com dois sistemas de micropropagação (convencional e ventilação natural), mantidos sob luz natural. Foram realizados dois tratamentos controle adicionais constando de sistemas de micropropagação (convencional e ventilação natural), acrescido de 30 g.L-1 de sacarose, sendo o cultivo realizado em sala de crescimento com luz e temperatura controlada. Maior crescimento in vitro foi observado em sistema de micropropagação com ventilação natural, em meio de cultura contendo 30 g.L-1 de sacarose, e com as plantas mantidas sob luz natural. A micropropagação em ventilação natural, com as plantas sob luz natural, promoveu alterações na anatomia foliar que proporcionaram maior espessura do parênquima clorofiliano durante o cultivo in vitro. A luz natural em combinação com o sistema de micropropagação em ventilação natural proporciona maior acumulo de biomassa e melhores características de anatomia foliar.
id UFU-14_b19fc6adc15cda72b691eb1b184be5b1
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/17972
network_acronym_str UFU-14
network_name_str Bioscience journal (Online)
repository_id_str
spelling Efeito da luz e do sistema de ventilação natural em abacaxizeiro (Bromeliacea) micropropagado Agricultural SciencesO emprego de luz natural e do sistema de micropropagação em ventilação natural proporciona maior irradiância e trocas gasosas no cultivo in vitro de plantas, ocasionando alterações na anatomia foliar e possibilitando um cultivo mais próximo ao fotoautotrófico. O presente trabalho teve por objetivo avaliar o crescimento e anatomia foliar de plantas de abacaxi cultivadas in vitro em dois sistemas de micropropagação (convencional e ventilação natural), com as plantas mantidas em ambiente com luz natural e artificial, e em meio de cultura com diferentes concentrações de sacarose. Os tratamentos constaram de diferentes concentrações de sacarose (0; 15; 30 e 45 g.L-1) em combinação com dois sistemas de micropropagação (convencional e ventilação natural), mantidos sob luz natural. Foram realizados dois tratamentos controle adicionais constando de sistemas de micropropagação (convencional e ventilação natural), acrescido de 30 g.L-1 de sacarose, sendo o cultivo realizado em sala de crescimento com luz e temperatura controlada. Maior crescimento in vitro foi observado em sistema de micropropagação com ventilação natural, em meio de cultura contendo 30 g.L-1 de sacarose, e com as plantas mantidas sob luz natural. A micropropagação em ventilação natural, com as plantas sob luz natural, promoveu alterações na anatomia foliar que proporcionaram maior espessura do parênquima clorofiliano durante o cultivo in vitro. A luz natural em combinação com o sistema de micropropagação em ventilação natural proporciona maior acumulo de biomassa e melhores características de anatomia foliar.EDUFU2014-02-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/17972Bioscience Journal ; Vol. 30 No. 2 (2014): Mar./Apr.; 380-386Bioscience Journal ; v. 30 n. 2 (2014): Mar./Apr.; 380-3861981-3163reponame:Bioscience journal (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/17972/13752Brazil; ContemporanyCopyright (c) 2014 Adriano Bortolotti Silva, Vinicius Rodrigues Silva Correa, Aluísio Hideki Togoro, Juliana Aparecida dos Santos Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Adriano BortolottiCorrea, Vinicius Rodrigues SilvaTogoro, Aluísio HidekiSilva, Juliana Aparecida dos Santos2022-05-26T18:23:40Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/17972Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournalPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/oaibiosciencej@ufu.br||1981-31631516-3725opendoar:2022-05-26T18:23:40Bioscience journal (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeito da luz e do sistema de ventilação natural em abacaxizeiro (Bromeliacea) micropropagado
title Efeito da luz e do sistema de ventilação natural em abacaxizeiro (Bromeliacea) micropropagado
spellingShingle Efeito da luz e do sistema de ventilação natural em abacaxizeiro (Bromeliacea) micropropagado
Silva, Adriano Bortolotti
Agricultural Sciences
title_short Efeito da luz e do sistema de ventilação natural em abacaxizeiro (Bromeliacea) micropropagado
title_full Efeito da luz e do sistema de ventilação natural em abacaxizeiro (Bromeliacea) micropropagado
title_fullStr Efeito da luz e do sistema de ventilação natural em abacaxizeiro (Bromeliacea) micropropagado
title_full_unstemmed Efeito da luz e do sistema de ventilação natural em abacaxizeiro (Bromeliacea) micropropagado
title_sort Efeito da luz e do sistema de ventilação natural em abacaxizeiro (Bromeliacea) micropropagado
author Silva, Adriano Bortolotti
author_facet Silva, Adriano Bortolotti
Correa, Vinicius Rodrigues Silva
Togoro, Aluísio Hideki
Silva, Juliana Aparecida dos Santos
author_role author
author2 Correa, Vinicius Rodrigues Silva
Togoro, Aluísio Hideki
Silva, Juliana Aparecida dos Santos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Adriano Bortolotti
Correa, Vinicius Rodrigues Silva
Togoro, Aluísio Hideki
Silva, Juliana Aparecida dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Agricultural Sciences
topic Agricultural Sciences
description O emprego de luz natural e do sistema de micropropagação em ventilação natural proporciona maior irradiância e trocas gasosas no cultivo in vitro de plantas, ocasionando alterações na anatomia foliar e possibilitando um cultivo mais próximo ao fotoautotrófico. O presente trabalho teve por objetivo avaliar o crescimento e anatomia foliar de plantas de abacaxi cultivadas in vitro em dois sistemas de micropropagação (convencional e ventilação natural), com as plantas mantidas em ambiente com luz natural e artificial, e em meio de cultura com diferentes concentrações de sacarose. Os tratamentos constaram de diferentes concentrações de sacarose (0; 15; 30 e 45 g.L-1) em combinação com dois sistemas de micropropagação (convencional e ventilação natural), mantidos sob luz natural. Foram realizados dois tratamentos controle adicionais constando de sistemas de micropropagação (convencional e ventilação natural), acrescido de 30 g.L-1 de sacarose, sendo o cultivo realizado em sala de crescimento com luz e temperatura controlada. Maior crescimento in vitro foi observado em sistema de micropropagação com ventilação natural, em meio de cultura contendo 30 g.L-1 de sacarose, e com as plantas mantidas sob luz natural. A micropropagação em ventilação natural, com as plantas sob luz natural, promoveu alterações na anatomia foliar que proporcionaram maior espessura do parênquima clorofiliano durante o cultivo in vitro. A luz natural em combinação com o sistema de micropropagação em ventilação natural proporciona maior acumulo de biomassa e melhores características de anatomia foliar.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/17972
url https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/17972
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/17972/13752
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brazil; Contemporany
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU
publisher.none.fl_str_mv EDUFU
dc.source.none.fl_str_mv Bioscience Journal ; Vol. 30 No. 2 (2014): Mar./Apr.; 380-386
Bioscience Journal ; v. 30 n. 2 (2014): Mar./Apr.; 380-386
1981-3163
reponame:Bioscience journal (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Bioscience journal (Online)
collection Bioscience journal (Online)
repository.name.fl_str_mv Bioscience journal (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv biosciencej@ufu.br||
_version_ 1797069072603545600