Mirmecofauna em um fragmento de floresta atlântica urbana no município de Marília, Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dáttilo, Wesley
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Sibinel, Neiva, Falcão, Jéssica Caroline de Faria, Nunes, Rafael Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bioscience journal (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/7670
Resumo: O objetivo deste estudo foi verificar a influência da fragmentação urbana sob a mirmecofauna de uma Floresta Atlântica Estacional Semidecidual localizada no município de Marília/SP. Para isso, o fragmento foi dividido em três ambientes em relação à distância da borda, e adicionalmente denominados de Borda, Transição e Centro. Através de armadilhas pitfall e isca atrativa, foram realizadas nove coletas durante os meses de novembro de 2007 e fevereiro de 2008. No presente estudo, foram capturados 3.873 indivíduos, distribuídos em cinco subfamílias, 19 gêneros e 33 espécies. Cinco espécies foram comuns nos três ambientes estudados: Ectatomma sp1, Mycocepurus goeldii, Paratrechina sp1, Pheidole sp2, Trachymyrmex sp1, Wasmannia auropunctata. A borda do fragmento e o ambiente de transição apresentaram os menores índice de Diversidade de Simpson e a maior dominância de espécies, entretanto, existe pouca variação entre esses aspectos avaliados e entre ambientes. A similaridade faunística entre os ambientes, calculados através do índice de Similaridade de Sorensen, mostra uma alta similaridade entre todos os ambientes, sendo que as semelhanças encontradas entre as áreas podem estar relacionadas a fatores ligados ao processo da fragmentação, além do histórico de constantes perturbações antrópicas e baixa colonização no local, pois representa um fragmento urbano. Contudo, sugerimos que seja feita uma avaliação a posteriori com outros grupos de bioindicadores, permitindo o acompanhamento dessas alterações que ocorrem no local, subsidiando a escolha de medidas adequadas de manejo, visando a conservação desse importante remanescente florestal dentro da cidade de Marília, São Paulo.
id UFU-14_b7ebb8a81676fb6a5b28af4a78b8b282
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/7670
network_acronym_str UFU-14
network_name_str Bioscience journal (Online)
repository_id_str
spelling Mirmecofauna em um fragmento de floresta atlântica urbana no município de Marília, Brasil Biological SciencesO objetivo deste estudo foi verificar a influência da fragmentação urbana sob a mirmecofauna de uma Floresta Atlântica Estacional Semidecidual localizada no município de Marília/SP. Para isso, o fragmento foi dividido em três ambientes em relação à distância da borda, e adicionalmente denominados de Borda, Transição e Centro. Através de armadilhas pitfall e isca atrativa, foram realizadas nove coletas durante os meses de novembro de 2007 e fevereiro de 2008. No presente estudo, foram capturados 3.873 indivíduos, distribuídos em cinco subfamílias, 19 gêneros e 33 espécies. Cinco espécies foram comuns nos três ambientes estudados: Ectatomma sp1, Mycocepurus goeldii, Paratrechina sp1, Pheidole sp2, Trachymyrmex sp1, Wasmannia auropunctata. A borda do fragmento e o ambiente de transição apresentaram os menores índice de Diversidade de Simpson e a maior dominância de espécies, entretanto, existe pouca variação entre esses aspectos avaliados e entre ambientes. A similaridade faunística entre os ambientes, calculados através do índice de Similaridade de Sorensen, mostra uma alta similaridade entre todos os ambientes, sendo que as semelhanças encontradas entre as áreas podem estar relacionadas a fatores ligados ao processo da fragmentação, além do histórico de constantes perturbações antrópicas e baixa colonização no local, pois representa um fragmento urbano. Contudo, sugerimos que seja feita uma avaliação a posteriori com outros grupos de bioindicadores, permitindo o acompanhamento dessas alterações que ocorrem no local, subsidiando a escolha de medidas adequadas de manejo, visando a conservação desse importante remanescente florestal dentro da cidade de Marília, São Paulo.EDUFU2011-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/7670Bioscience Journal ; Vol. 27 No. 3 (2011): May/June; 494-504Bioscience Journal ; v. 27 n. 3 (2011): May/June; 494-5041981-3163reponame:Bioscience journal (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/7670/7566Brazil; ContemporaryCopyright (c) 2011 Wesley Dáttilo, Neiva Sibinel, Jéssica Caroline de Faria Falcão, Rafael Vieira Nuneshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDáttilo, WesleySibinel, NeivaFalcão, Jéssica Caroline de FariaNunes, Rafael Vieira2022-06-14T15:05:15Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/7670Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournalPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/oaibiosciencej@ufu.br||1981-31631516-3725opendoar:2022-06-14T15:05:15Bioscience journal (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Mirmecofauna em um fragmento de floresta atlântica urbana no município de Marília, Brasil
title Mirmecofauna em um fragmento de floresta atlântica urbana no município de Marília, Brasil
spellingShingle Mirmecofauna em um fragmento de floresta atlântica urbana no município de Marília, Brasil
Dáttilo, Wesley
Biological Sciences
title_short Mirmecofauna em um fragmento de floresta atlântica urbana no município de Marília, Brasil
title_full Mirmecofauna em um fragmento de floresta atlântica urbana no município de Marília, Brasil
title_fullStr Mirmecofauna em um fragmento de floresta atlântica urbana no município de Marília, Brasil
title_full_unstemmed Mirmecofauna em um fragmento de floresta atlântica urbana no município de Marília, Brasil
title_sort Mirmecofauna em um fragmento de floresta atlântica urbana no município de Marília, Brasil
author Dáttilo, Wesley
author_facet Dáttilo, Wesley
Sibinel, Neiva
Falcão, Jéssica Caroline de Faria
Nunes, Rafael Vieira
author_role author
author2 Sibinel, Neiva
Falcão, Jéssica Caroline de Faria
Nunes, Rafael Vieira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dáttilo, Wesley
Sibinel, Neiva
Falcão, Jéssica Caroline de Faria
Nunes, Rafael Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Biological Sciences
topic Biological Sciences
description O objetivo deste estudo foi verificar a influência da fragmentação urbana sob a mirmecofauna de uma Floresta Atlântica Estacional Semidecidual localizada no município de Marília/SP. Para isso, o fragmento foi dividido em três ambientes em relação à distância da borda, e adicionalmente denominados de Borda, Transição e Centro. Através de armadilhas pitfall e isca atrativa, foram realizadas nove coletas durante os meses de novembro de 2007 e fevereiro de 2008. No presente estudo, foram capturados 3.873 indivíduos, distribuídos em cinco subfamílias, 19 gêneros e 33 espécies. Cinco espécies foram comuns nos três ambientes estudados: Ectatomma sp1, Mycocepurus goeldii, Paratrechina sp1, Pheidole sp2, Trachymyrmex sp1, Wasmannia auropunctata. A borda do fragmento e o ambiente de transição apresentaram os menores índice de Diversidade de Simpson e a maior dominância de espécies, entretanto, existe pouca variação entre esses aspectos avaliados e entre ambientes. A similaridade faunística entre os ambientes, calculados através do índice de Similaridade de Sorensen, mostra uma alta similaridade entre todos os ambientes, sendo que as semelhanças encontradas entre as áreas podem estar relacionadas a fatores ligados ao processo da fragmentação, além do histórico de constantes perturbações antrópicas e baixa colonização no local, pois representa um fragmento urbano. Contudo, sugerimos que seja feita uma avaliação a posteriori com outros grupos de bioindicadores, permitindo o acompanhamento dessas alterações que ocorrem no local, subsidiando a escolha de medidas adequadas de manejo, visando a conservação desse importante remanescente florestal dentro da cidade de Marília, São Paulo.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/7670
url https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/7670
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/7670/7566
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brazil; Contemporary
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU
publisher.none.fl_str_mv EDUFU
dc.source.none.fl_str_mv Bioscience Journal ; Vol. 27 No. 3 (2011): May/June; 494-504
Bioscience Journal ; v. 27 n. 3 (2011): May/June; 494-504
1981-3163
reponame:Bioscience journal (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Bioscience journal (Online)
collection Bioscience journal (Online)
repository.name.fl_str_mv Bioscience journal (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv biosciencej@ufu.br||
_version_ 1797069070348058624