Propagação de jambeiro vermelho (Syzygium malaccense L.) por estaquia de ramos herbáceos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: José de Almeida, Eduardo
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Mayra Torrecillas Scalopii, Eliana, de Jesus, Natanael, Baldo Geraldo Martins, Antônio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bioscience journal (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6680
Resumo: O consumo de frutas exóticas apresenta acentuado aumento e a área cultivada se encontra em expansão, gerando demando por técnicas adequadas de cultivo. O jambeiro vermelho (Syzygium malaccense), de provável origem na andia, possui fruto que é muito conhecido e apreciado nos Estados do Norte e Nordeste brasileiro. O jambeiro vermelho apresenta um porte demasiadamente alto e longo período juvenil quando propagado por semente, com isso, é desejável sua multiplicação vegetativa visando antecipar o período produtivo e diminuir seu porte, além da obtenção de pomares uniformes. O experimento foi realizado na UNESP/FCAV, Campus de Jaboticabal, utilizando-se de estacas herbáceas de jambeiro vermelho submetidas aos tratamentos por ácido indol butírico (IBA) (0, 1.000, 3.000 e 5.000 mg.L-1) e estacas com e sem incisão basal. As variáveis analisadas foram, porcentagem de sobrevivência e enraizamento das estacas, número e comprimento médio de raízes por estaca. O experimento foi conduzido sob DIC em esquema fatorial (4 X 2) com 4 repetições constituídas por 10 estacas cada. Os dados foram analisados pelo teste de média de Tukey a 5% de probabilidade. É possível a propagação vegetativa por meio de estaquia de ramos herbáceos de jambeiro vermelho, contudo, tanto os tratamentos com IBA quanto a incisão basal, não apresentaram efeito significativo nas variáveis analisadas.
id UFU-14_cba406e95e4e01aa85abe96442bd4337
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/6680
network_acronym_str UFU-14
network_name_str Bioscience journal (Online)
repository_id_str
spelling Propagação de jambeiro vermelho (Syzygium malaccense L.) por estaquia de ramos herbáceosSyzygium malaccensePropagacao vegetativaEstaquiaRegulador vegetal.O consumo de frutas exóticas apresenta acentuado aumento e a área cultivada se encontra em expansão, gerando demando por técnicas adequadas de cultivo. O jambeiro vermelho (Syzygium malaccense), de provável origem na andia, possui fruto que é muito conhecido e apreciado nos Estados do Norte e Nordeste brasileiro. O jambeiro vermelho apresenta um porte demasiadamente alto e longo período juvenil quando propagado por semente, com isso, é desejável sua multiplicação vegetativa visando antecipar o período produtivo e diminuir seu porte, além da obtenção de pomares uniformes. O experimento foi realizado na UNESP/FCAV, Campus de Jaboticabal, utilizando-se de estacas herbáceas de jambeiro vermelho submetidas aos tratamentos por ácido indol butírico (IBA) (0, 1.000, 3.000 e 5.000 mg.L-1) e estacas com e sem incisão basal. As variáveis analisadas foram, porcentagem de sobrevivência e enraizamento das estacas, número e comprimento médio de raízes por estaca. O experimento foi conduzido sob DIC em esquema fatorial (4 X 2) com 4 repetições constituídas por 10 estacas cada. Os dados foram analisados pelo teste de média de Tukey a 5% de probabilidade. É possível a propagação vegetativa por meio de estaquia de ramos herbáceos de jambeiro vermelho, contudo, tanto os tratamentos com IBA quanto a incisão basal, não apresentaram efeito significativo nas variáveis analisadas.EDUFU2008-03-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6680Bioscience Journal ; Vol. 24 No. 1 (2008): Jan./Mar.Bioscience Journal ; v. 24 n. 1 (2008): Jan./Mar.1981-3163reponame:Bioscience journal (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6680/4400Copyright (c) 2008 Eduardo José de Almeida, Eliana Mayra Torrecillas Scalopii, Natanael de Jesus, Antônio Baldo Geraldo Martinshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessJosé de Almeida, EduardoMayra Torrecillas Scalopii, Elianade Jesus, NatanaelBaldo Geraldo Martins, Antônio2022-01-03T16:19:56Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/6680Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournalPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/oaibiosciencej@ufu.br||1981-31631516-3725opendoar:2022-01-03T16:19:56Bioscience journal (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Propagação de jambeiro vermelho (Syzygium malaccense L.) por estaquia de ramos herbáceos
title Propagação de jambeiro vermelho (Syzygium malaccense L.) por estaquia de ramos herbáceos
spellingShingle Propagação de jambeiro vermelho (Syzygium malaccense L.) por estaquia de ramos herbáceos
José de Almeida, Eduardo
Syzygium malaccense
Propagacao vegetativa
Estaquia
Regulador vegetal.
title_short Propagação de jambeiro vermelho (Syzygium malaccense L.) por estaquia de ramos herbáceos
title_full Propagação de jambeiro vermelho (Syzygium malaccense L.) por estaquia de ramos herbáceos
title_fullStr Propagação de jambeiro vermelho (Syzygium malaccense L.) por estaquia de ramos herbáceos
title_full_unstemmed Propagação de jambeiro vermelho (Syzygium malaccense L.) por estaquia de ramos herbáceos
title_sort Propagação de jambeiro vermelho (Syzygium malaccense L.) por estaquia de ramos herbáceos
author José de Almeida, Eduardo
author_facet José de Almeida, Eduardo
Mayra Torrecillas Scalopii, Eliana
de Jesus, Natanael
Baldo Geraldo Martins, Antônio
author_role author
author2 Mayra Torrecillas Scalopii, Eliana
de Jesus, Natanael
Baldo Geraldo Martins, Antônio
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv José de Almeida, Eduardo
Mayra Torrecillas Scalopii, Eliana
de Jesus, Natanael
Baldo Geraldo Martins, Antônio
dc.subject.por.fl_str_mv Syzygium malaccense
Propagacao vegetativa
Estaquia
Regulador vegetal.
topic Syzygium malaccense
Propagacao vegetativa
Estaquia
Regulador vegetal.
description O consumo de frutas exóticas apresenta acentuado aumento e a área cultivada se encontra em expansão, gerando demando por técnicas adequadas de cultivo. O jambeiro vermelho (Syzygium malaccense), de provável origem na andia, possui fruto que é muito conhecido e apreciado nos Estados do Norte e Nordeste brasileiro. O jambeiro vermelho apresenta um porte demasiadamente alto e longo período juvenil quando propagado por semente, com isso, é desejável sua multiplicação vegetativa visando antecipar o período produtivo e diminuir seu porte, além da obtenção de pomares uniformes. O experimento foi realizado na UNESP/FCAV, Campus de Jaboticabal, utilizando-se de estacas herbáceas de jambeiro vermelho submetidas aos tratamentos por ácido indol butírico (IBA) (0, 1.000, 3.000 e 5.000 mg.L-1) e estacas com e sem incisão basal. As variáveis analisadas foram, porcentagem de sobrevivência e enraizamento das estacas, número e comprimento médio de raízes por estaca. O experimento foi conduzido sob DIC em esquema fatorial (4 X 2) com 4 repetições constituídas por 10 estacas cada. Os dados foram analisados pelo teste de média de Tukey a 5% de probabilidade. É possível a propagação vegetativa por meio de estaquia de ramos herbáceos de jambeiro vermelho, contudo, tanto os tratamentos com IBA quanto a incisão basal, não apresentaram efeito significativo nas variáveis analisadas.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-03-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6680
url https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6680
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6680/4400
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU
publisher.none.fl_str_mv EDUFU
dc.source.none.fl_str_mv Bioscience Journal ; Vol. 24 No. 1 (2008): Jan./Mar.
Bioscience Journal ; v. 24 n. 1 (2008): Jan./Mar.
1981-3163
reponame:Bioscience journal (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Bioscience journal (Online)
collection Bioscience journal (Online)
repository.name.fl_str_mv Bioscience journal (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv biosciencej@ufu.br||
_version_ 1797069067541020672