Alterações morfológicas em brânquias de Oreochromis niloticus (Pisces, cichlidae) como biomarcadores de poluição aquática na Laguna da Jansen, São Luís-MA (Brasil)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Dayane Pestana
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Santos, Débora Martins Silva, Carvalho Neta, Alcina Vieira, Cruz, Cristiano Ferreira, Carvalho Neta, Raimunda Nonata Fortes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bioscience journal (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/21852
Resumo: Uma investigação de biomarcadores histológicos pode ser uma ferramenta de baixo custo para determinar a saúde das populações de peixes, refletindo a saúde de um ecossistema aquático inteiro. Na presente pesquisa objetivou-se estudar as alterações histológicas nas brânquias de Oreochromis niloticus como biomarcadores em combinação com a análise microbiológica da água a partir de dois diferentes locais da "Laguna da Jansen" (São Luís, Brasil). As amostras de água e tecidos de peixes (brânquias) foram coletadas em duas estações de amostragem. Amostras de brânquias para análise histológica (arcos branquiais completos) foram dissecadas e fixadas por 24 horas. Notáveis mudanças estruturais foram detectadas nos tecidos dos peixes amostrados. As principais lesões moderadas observadas foram descolamento do epitélio lamelar, fusão de lamelas primárias e fusão das lamelas secundárias. As lesões mais graves foram infiltrado heterofilico, hemorragia, necrose e eritrofagocitose. O exame microbiológico da água indicou contaminação por coliformes totais, Escherichia coli e bactérias heteroróficas. Esses resultados indicam que as lesões branquiais são respostas adaptativas dos peixes à baixa qualidade microbiológica, da água do ambiente analisado.
id UFU-14_db16847f47ef7529dfb7b1c45892e3da
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/21852
network_acronym_str UFU-14
network_name_str Bioscience journal (Online)
repository_id_str
spelling Alterações morfológicas em brânquias de Oreochromis niloticus (Pisces, cichlidae) como biomarcadores de poluição aquática na Laguna da Jansen, São Luís-MA (Brasil) Biological SciencesUma investigação de biomarcadores histológicos pode ser uma ferramenta de baixo custo para determinar a saúde das populações de peixes, refletindo a saúde de um ecossistema aquático inteiro. Na presente pesquisa objetivou-se estudar as alterações histológicas nas brânquias de Oreochromis niloticus como biomarcadores em combinação com a análise microbiológica da água a partir de dois diferentes locais da "Laguna da Jansen" (São Luís, Brasil). As amostras de água e tecidos de peixes (brânquias) foram coletadas em duas estações de amostragem. Amostras de brânquias para análise histológica (arcos branquiais completos) foram dissecadas e fixadas por 24 horas. Notáveis mudanças estruturais foram detectadas nos tecidos dos peixes amostrados. As principais lesões moderadas observadas foram descolamento do epitélio lamelar, fusão de lamelas primárias e fusão das lamelas secundárias. As lesões mais graves foram infiltrado heterofilico, hemorragia, necrose e eritrofagocitose. O exame microbiológico da água indicou contaminação por coliformes totais, Escherichia coli e bactérias heteroróficas. Esses resultados indicam que as lesões branquiais são respostas adaptativas dos peixes à baixa qualidade microbiológica, da água do ambiente analisado.EDUFU2014-07-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/21852Bioscience Journal ; Vol. 30 No. 4 (2014): July/Aug.; 1213-1221Bioscience Journal ; v. 30 n. 4 (2014): July/Aug.; 1213-12211981-3163reponame:Bioscience journal (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/21852/14937Brazil; ContemporanyCopyright (c) 2014 Dayane Pestana Pereira, Débora Martins Silva Santos, Alcina Vieira Carvalho Neta, Cristiano Ferreira Cruz, Raimunda Nonata Fortes Carvalho Netahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Dayane PestanaSantos, Débora Martins SilvaCarvalho Neta, Alcina VieiraCruz, Cristiano FerreiraCarvalho Neta, Raimunda Nonata Fortes2022-05-23T18:06:37Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/21852Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournalPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/oaibiosciencej@ufu.br||1981-31631516-3725opendoar:2022-05-23T18:06:37Bioscience journal (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Alterações morfológicas em brânquias de Oreochromis niloticus (Pisces, cichlidae) como biomarcadores de poluição aquática na Laguna da Jansen, São Luís-MA (Brasil)
title Alterações morfológicas em brânquias de Oreochromis niloticus (Pisces, cichlidae) como biomarcadores de poluição aquática na Laguna da Jansen, São Luís-MA (Brasil)
spellingShingle Alterações morfológicas em brânquias de Oreochromis niloticus (Pisces, cichlidae) como biomarcadores de poluição aquática na Laguna da Jansen, São Luís-MA (Brasil)
Pereira, Dayane Pestana
Biological Sciences
title_short Alterações morfológicas em brânquias de Oreochromis niloticus (Pisces, cichlidae) como biomarcadores de poluição aquática na Laguna da Jansen, São Luís-MA (Brasil)
title_full Alterações morfológicas em brânquias de Oreochromis niloticus (Pisces, cichlidae) como biomarcadores de poluição aquática na Laguna da Jansen, São Luís-MA (Brasil)
title_fullStr Alterações morfológicas em brânquias de Oreochromis niloticus (Pisces, cichlidae) como biomarcadores de poluição aquática na Laguna da Jansen, São Luís-MA (Brasil)
title_full_unstemmed Alterações morfológicas em brânquias de Oreochromis niloticus (Pisces, cichlidae) como biomarcadores de poluição aquática na Laguna da Jansen, São Luís-MA (Brasil)
title_sort Alterações morfológicas em brânquias de Oreochromis niloticus (Pisces, cichlidae) como biomarcadores de poluição aquática na Laguna da Jansen, São Luís-MA (Brasil)
author Pereira, Dayane Pestana
author_facet Pereira, Dayane Pestana
Santos, Débora Martins Silva
Carvalho Neta, Alcina Vieira
Cruz, Cristiano Ferreira
Carvalho Neta, Raimunda Nonata Fortes
author_role author
author2 Santos, Débora Martins Silva
Carvalho Neta, Alcina Vieira
Cruz, Cristiano Ferreira
Carvalho Neta, Raimunda Nonata Fortes
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Dayane Pestana
Santos, Débora Martins Silva
Carvalho Neta, Alcina Vieira
Cruz, Cristiano Ferreira
Carvalho Neta, Raimunda Nonata Fortes
dc.subject.por.fl_str_mv Biological Sciences
topic Biological Sciences
description Uma investigação de biomarcadores histológicos pode ser uma ferramenta de baixo custo para determinar a saúde das populações de peixes, refletindo a saúde de um ecossistema aquático inteiro. Na presente pesquisa objetivou-se estudar as alterações histológicas nas brânquias de Oreochromis niloticus como biomarcadores em combinação com a análise microbiológica da água a partir de dois diferentes locais da "Laguna da Jansen" (São Luís, Brasil). As amostras de água e tecidos de peixes (brânquias) foram coletadas em duas estações de amostragem. Amostras de brânquias para análise histológica (arcos branquiais completos) foram dissecadas e fixadas por 24 horas. Notáveis mudanças estruturais foram detectadas nos tecidos dos peixes amostrados. As principais lesões moderadas observadas foram descolamento do epitélio lamelar, fusão de lamelas primárias e fusão das lamelas secundárias. As lesões mais graves foram infiltrado heterofilico, hemorragia, necrose e eritrofagocitose. O exame microbiológico da água indicou contaminação por coliformes totais, Escherichia coli e bactérias heteroróficas. Esses resultados indicam que as lesões branquiais são respostas adaptativas dos peixes à baixa qualidade microbiológica, da água do ambiente analisado.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/21852
url https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/21852
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/21852/14937
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brazil; Contemporany
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU
publisher.none.fl_str_mv EDUFU
dc.source.none.fl_str_mv Bioscience Journal ; Vol. 30 No. 4 (2014): July/Aug.; 1213-1221
Bioscience Journal ; v. 30 n. 4 (2014): July/Aug.; 1213-1221
1981-3163
reponame:Bioscience journal (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Bioscience journal (Online)
collection Bioscience journal (Online)
repository.name.fl_str_mv Bioscience journal (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv biosciencej@ufu.br||
_version_ 1797069073707696128