Avaliação de fontes de silício em plantas de arroz do ecossistema de várzea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves Ramos, Lucélia
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Korndörfer, Gaspar Henrique, Araújo Queiroz, Angélica
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bioscience journal (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6889
Resumo: O arroz é uma das culturas mais responsivas à aplicação de silício e em alguns países, a adubação com esse elemento já é utilizada em larga escala. Vários estudos em campo e em casa-de-vegetação têm sido conduzidos para verificar a eficácia dos produtos utilizados como fontes de silício. Com objetivo de identificar fontes que melhor disponibilizam o silício para o solo e proporcionam melhor crescimento e desenvolvimento da cultura do arroz, foi instalado um experimento em vasos, utilizando-se um Latossolo Vermelho Distrófico típico, em um delineamento em blocos casualizados. As fontes de Si utilizadas foram: siligran e silicon, na dose de 200 mg kg-1 de Si. A aplicação de uma fonte padrão (Wollastonita) nas doses de 0, 50, 100, 200, 400 mg kg-1 de Si, visou obter uma curva de resposta. Após a semeadura da cultivar de arroz Rio Formoso, avaliou-se a produção de massa seca da parte aérea, produção de grãos, Si acumulado na planta e teores de Si no solo. A fonte padrão Wollastonita apresentou comportamento linear, aumentando o Si disponível no solo, a absorção de Si pelo arroz e a produção de grãos, com o aumento das doses aplicadas. Os maiores aumentos, nos teores de Si no solo e para silício acumulado foram proporcionados pela fonte padrão Wollastonita e por silicon. Dentre as fontes testadas silicon mostrou ser a mais promissora, mostrando melhores resultados para Si no solo, Si acumulado na parte aérea do arroz, produção de grãos e massa de matéria seca.
id UFU-14_e8fe1702dfe0411c986c8d6899b4116e
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/6889
network_acronym_str UFU-14
network_name_str Bioscience journal (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação de fontes de silício em plantas de arroz do ecossistema de várzeaadubaçãosilicatoOriza sativaO arroz é uma das culturas mais responsivas à aplicação de silício e em alguns países, a adubação com esse elemento já é utilizada em larga escala. Vários estudos em campo e em casa-de-vegetação têm sido conduzidos para verificar a eficácia dos produtos utilizados como fontes de silício. Com objetivo de identificar fontes que melhor disponibilizam o silício para o solo e proporcionam melhor crescimento e desenvolvimento da cultura do arroz, foi instalado um experimento em vasos, utilizando-se um Latossolo Vermelho Distrófico típico, em um delineamento em blocos casualizados. As fontes de Si utilizadas foram: siligran e silicon, na dose de 200 mg kg-1 de Si. A aplicação de uma fonte padrão (Wollastonita) nas doses de 0, 50, 100, 200, 400 mg kg-1 de Si, visou obter uma curva de resposta. Após a semeadura da cultivar de arroz Rio Formoso, avaliou-se a produção de massa seca da parte aérea, produção de grãos, Si acumulado na planta e teores de Si no solo. A fonte padrão Wollastonita apresentou comportamento linear, aumentando o Si disponível no solo, a absorção de Si pelo arroz e a produção de grãos, com o aumento das doses aplicadas. Os maiores aumentos, nos teores de Si no solo e para silício acumulado foram proporcionados pela fonte padrão Wollastonita e por silicon. Dentre as fontes testadas silicon mostrou ser a mais promissora, mostrando melhores resultados para Si no solo, Si acumulado na parte aérea do arroz, produção de grãos e massa de matéria seca.EDUFU2009-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6889Bioscience Journal ; Vol. 25 No. 2 (2009): Mar./Apr.Bioscience Journal ; v. 25 n. 2 (2009): Mar./Apr.1981-3163reponame:Bioscience journal (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6889/4562Copyright (c) 2009 Lucélia Alves Ramos, Gaspar Henrique Korndörfer, Angélica Araújo Queirozhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlves Ramos, LucéliaKorndörfer, Gaspar HenriqueAraújo Queiroz, Angélica2022-01-03T16:20:12Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/6889Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournalPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/oaibiosciencej@ufu.br||1981-31631516-3725opendoar:2022-01-03T16:20:12Bioscience journal (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de fontes de silício em plantas de arroz do ecossistema de várzea
title Avaliação de fontes de silício em plantas de arroz do ecossistema de várzea
spellingShingle Avaliação de fontes de silício em plantas de arroz do ecossistema de várzea
Alves Ramos, Lucélia
adubação
silicato
Oriza sativa
title_short Avaliação de fontes de silício em plantas de arroz do ecossistema de várzea
title_full Avaliação de fontes de silício em plantas de arroz do ecossistema de várzea
title_fullStr Avaliação de fontes de silício em plantas de arroz do ecossistema de várzea
title_full_unstemmed Avaliação de fontes de silício em plantas de arroz do ecossistema de várzea
title_sort Avaliação de fontes de silício em plantas de arroz do ecossistema de várzea
author Alves Ramos, Lucélia
author_facet Alves Ramos, Lucélia
Korndörfer, Gaspar Henrique
Araújo Queiroz, Angélica
author_role author
author2 Korndörfer, Gaspar Henrique
Araújo Queiroz, Angélica
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves Ramos, Lucélia
Korndörfer, Gaspar Henrique
Araújo Queiroz, Angélica
dc.subject.por.fl_str_mv adubação
silicato
Oriza sativa
topic adubação
silicato
Oriza sativa
description O arroz é uma das culturas mais responsivas à aplicação de silício e em alguns países, a adubação com esse elemento já é utilizada em larga escala. Vários estudos em campo e em casa-de-vegetação têm sido conduzidos para verificar a eficácia dos produtos utilizados como fontes de silício. Com objetivo de identificar fontes que melhor disponibilizam o silício para o solo e proporcionam melhor crescimento e desenvolvimento da cultura do arroz, foi instalado um experimento em vasos, utilizando-se um Latossolo Vermelho Distrófico típico, em um delineamento em blocos casualizados. As fontes de Si utilizadas foram: siligran e silicon, na dose de 200 mg kg-1 de Si. A aplicação de uma fonte padrão (Wollastonita) nas doses de 0, 50, 100, 200, 400 mg kg-1 de Si, visou obter uma curva de resposta. Após a semeadura da cultivar de arroz Rio Formoso, avaliou-se a produção de massa seca da parte aérea, produção de grãos, Si acumulado na planta e teores de Si no solo. A fonte padrão Wollastonita apresentou comportamento linear, aumentando o Si disponível no solo, a absorção de Si pelo arroz e a produção de grãos, com o aumento das doses aplicadas. Os maiores aumentos, nos teores de Si no solo e para silício acumulado foram proporcionados pela fonte padrão Wollastonita e por silicon. Dentre as fontes testadas silicon mostrou ser a mais promissora, mostrando melhores resultados para Si no solo, Si acumulado na parte aérea do arroz, produção de grãos e massa de matéria seca.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-04-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6889
url https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6889
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6889/4562
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2009 Lucélia Alves Ramos, Gaspar Henrique Korndörfer, Angélica Araújo Queiroz
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2009 Lucélia Alves Ramos, Gaspar Henrique Korndörfer, Angélica Araújo Queiroz
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU
publisher.none.fl_str_mv EDUFU
dc.source.none.fl_str_mv Bioscience Journal ; Vol. 25 No. 2 (2009): Mar./Apr.
Bioscience Journal ; v. 25 n. 2 (2009): Mar./Apr.
1981-3163
reponame:Bioscience journal (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Bioscience journal (Online)
collection Bioscience journal (Online)
repository.name.fl_str_mv Bioscience journal (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv biosciencej@ufu.br||
_version_ 1797069068734300160