Como o comportamento das abelhas na flor do morangueiro (Fragaria ananassa Duchesne) influencia a formação dos frutos?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Malagodi-Braga, Kátia Sampaio
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Kleinert, Astrid de Matos Peixoto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bioscience journal (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6831
Resumo: Para avaliar o efeito do comportamento de três espécies de abelhas na polinização e produção de morangos, flores primárias dos cultivares Oso Grande (OS) e Sweet Charlie (SC) foram expostas a diferentes tratamentos de polinização: OS - uma e quatro visitas por Trigona spinipes (Apidae), uma visita por Dialictus sp (Halictidae) e quatro visitas mistas (Apis mellifera e T. spinipes); OS e SC - uma e quatro visitas por A. mellifera (Apidae). As variáveis utilizadas foram: peso fresco, número de aquênios dos frutos, taxa de fecundação e tempo de permanência na flor. Os tratamentos revelaram que T. spinipes pode ser considerada uma polinizadora tão eficiente das flores de OS quanto A. mellifera, pois seus resultados não apresentaram diferença significativa e ambas polinizaram de forma mais adequada a região apical dos frutos. Dialictus sp permaneceu mais tempo junto aos estames e polinizou mais adequadamente a região lateral do receptáculo que as outras espécies resultando, entretanto, em frutos com uma taxa de fecundação inferior e sem valor para o mercado in natura. O comportamento dessas três espécies sugere que deve haver um efeito complementar na polinização natural do cultivar OS, que pode levar os frutos ao seu potencial máximo de desenvolvimento. Sugere-se que o produtor de morango não elimine os ninhos de irapuá (T. spinipes) das proximidades, maneje as floradas do entorno e mantenha faixas de vegetação natural próximas a cultura, visando obter uma maior variedade de espécies de abelhas, garantindo assim uma melhora na polinização e, conseqüentemente, na produção de frutos.
id UFU-14_f35e0cb3051c473f0b08438cf1a0fdd8
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/6831
network_acronym_str UFU-14
network_name_str Bioscience journal (Online)
repository_id_str
spelling Como o comportamento das abelhas na flor do morangueiro (Fragaria ananassa Duchesne) influencia a formação dos frutos?polinizaçãomorangoabelha africanizadameliponíneocomportamento das abelhas.Para avaliar o efeito do comportamento de três espécies de abelhas na polinização e produção de morangos, flores primárias dos cultivares Oso Grande (OS) e Sweet Charlie (SC) foram expostas a diferentes tratamentos de polinização: OS - uma e quatro visitas por Trigona spinipes (Apidae), uma visita por Dialictus sp (Halictidae) e quatro visitas mistas (Apis mellifera e T. spinipes); OS e SC - uma e quatro visitas por A. mellifera (Apidae). As variáveis utilizadas foram: peso fresco, número de aquênios dos frutos, taxa de fecundação e tempo de permanência na flor. Os tratamentos revelaram que T. spinipes pode ser considerada uma polinizadora tão eficiente das flores de OS quanto A. mellifera, pois seus resultados não apresentaram diferença significativa e ambas polinizaram de forma mais adequada a região apical dos frutos. Dialictus sp permaneceu mais tempo junto aos estames e polinizou mais adequadamente a região lateral do receptáculo que as outras espécies resultando, entretanto, em frutos com uma taxa de fecundação inferior e sem valor para o mercado in natura. O comportamento dessas três espécies sugere que deve haver um efeito complementar na polinização natural do cultivar OS, que pode levar os frutos ao seu potencial máximo de desenvolvimento. Sugere-se que o produtor de morango não elimine os ninhos de irapuá (T. spinipes) das proximidades, maneje as floradas do entorno e mantenha faixas de vegetação natural próximas a cultura, visando obter uma maior variedade de espécies de abelhas, garantindo assim uma melhora na polinização e, conseqüentemente, na produção de frutos.EDUFU2007-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6831Bioscience Journal ; Vol. 23 No. 0 (2007): Supplement 1, Nov. 2007 - Edição especial em Homenagem a Warwick Estevam KerrBioscience Journal ; v. 23 n. 0 (2007): Supplement 1, Nov. 2007 - Edição especial em Homenagem a Warwick Estevam Kerr1981-3163reponame:Bioscience journal (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6831/4521Copyright (c) 2007 Kátia Sampaio Malagodi-Braga, Astrid de Matos Peixoto Kleinerthttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMalagodi-Braga, Kátia SampaioKleinert, Astrid de Matos Peixoto2022-01-03T16:20:08Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/6831Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournalPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/oaibiosciencej@ufu.br||1981-31631516-3725opendoar:2022-01-03T16:20:08Bioscience journal (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Como o comportamento das abelhas na flor do morangueiro (Fragaria ananassa Duchesne) influencia a formação dos frutos?
title Como o comportamento das abelhas na flor do morangueiro (Fragaria ananassa Duchesne) influencia a formação dos frutos?
spellingShingle Como o comportamento das abelhas na flor do morangueiro (Fragaria ananassa Duchesne) influencia a formação dos frutos?
Malagodi-Braga, Kátia Sampaio
polinização
morango
abelha africanizada
meliponíneo
comportamento das abelhas.
title_short Como o comportamento das abelhas na flor do morangueiro (Fragaria ananassa Duchesne) influencia a formação dos frutos?
title_full Como o comportamento das abelhas na flor do morangueiro (Fragaria ananassa Duchesne) influencia a formação dos frutos?
title_fullStr Como o comportamento das abelhas na flor do morangueiro (Fragaria ananassa Duchesne) influencia a formação dos frutos?
title_full_unstemmed Como o comportamento das abelhas na flor do morangueiro (Fragaria ananassa Duchesne) influencia a formação dos frutos?
title_sort Como o comportamento das abelhas na flor do morangueiro (Fragaria ananassa Duchesne) influencia a formação dos frutos?
author Malagodi-Braga, Kátia Sampaio
author_facet Malagodi-Braga, Kátia Sampaio
Kleinert, Astrid de Matos Peixoto
author_role author
author2 Kleinert, Astrid de Matos Peixoto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Malagodi-Braga, Kátia Sampaio
Kleinert, Astrid de Matos Peixoto
dc.subject.por.fl_str_mv polinização
morango
abelha africanizada
meliponíneo
comportamento das abelhas.
topic polinização
morango
abelha africanizada
meliponíneo
comportamento das abelhas.
description Para avaliar o efeito do comportamento de três espécies de abelhas na polinização e produção de morangos, flores primárias dos cultivares Oso Grande (OS) e Sweet Charlie (SC) foram expostas a diferentes tratamentos de polinização: OS - uma e quatro visitas por Trigona spinipes (Apidae), uma visita por Dialictus sp (Halictidae) e quatro visitas mistas (Apis mellifera e T. spinipes); OS e SC - uma e quatro visitas por A. mellifera (Apidae). As variáveis utilizadas foram: peso fresco, número de aquênios dos frutos, taxa de fecundação e tempo de permanência na flor. Os tratamentos revelaram que T. spinipes pode ser considerada uma polinizadora tão eficiente das flores de OS quanto A. mellifera, pois seus resultados não apresentaram diferença significativa e ambas polinizaram de forma mais adequada a região apical dos frutos. Dialictus sp permaneceu mais tempo junto aos estames e polinizou mais adequadamente a região lateral do receptáculo que as outras espécies resultando, entretanto, em frutos com uma taxa de fecundação inferior e sem valor para o mercado in natura. O comportamento dessas três espécies sugere que deve haver um efeito complementar na polinização natural do cultivar OS, que pode levar os frutos ao seu potencial máximo de desenvolvimento. Sugere-se que o produtor de morango não elimine os ninhos de irapuá (T. spinipes) das proximidades, maneje as floradas do entorno e mantenha faixas de vegetação natural próximas a cultura, visando obter uma maior variedade de espécies de abelhas, garantindo assim uma melhora na polinização e, conseqüentemente, na produção de frutos.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6831
url https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6831
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6831/4521
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2007 Kátia Sampaio Malagodi-Braga, Astrid de Matos Peixoto Kleinert
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2007 Kátia Sampaio Malagodi-Braga, Astrid de Matos Peixoto Kleinert
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU
publisher.none.fl_str_mv EDUFU
dc.source.none.fl_str_mv Bioscience Journal ; Vol. 23 No. 0 (2007): Supplement 1, Nov. 2007 - Edição especial em Homenagem a Warwick Estevam Kerr
Bioscience Journal ; v. 23 n. 0 (2007): Supplement 1, Nov. 2007 - Edição especial em Homenagem a Warwick Estevam Kerr
1981-3163
reponame:Bioscience journal (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Bioscience journal (Online)
collection Bioscience journal (Online)
repository.name.fl_str_mv Bioscience journal (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv biosciencej@ufu.br||
_version_ 1797069068666142720