Engajamento às avessas: textos e representações do mundo do trabalho no "Estado Novo"*

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paranhos, Kátia Rodrigues
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ArtCultura (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/11292
Resumo: Este artigo examina a comédia Julho, 10! produzida por operárias em plena ditadura do governo Vargas. O texto dialoga o tempo todo, com os princípios erigidos pelo "Estado Novo", num tipo de "engajamento às avessas", ou seja, alinhado com a lógica do capital. Mesmo estando em sintonia com todo o repertório governamental que propagava a harmonia entre as classes, levanta uma questão importante: apesar da condenação e da tentativa de ocultação das lutas dos trabalhadores, essa operação não deixa de conter a revelação da lembrança dessas mesmas lutas, ou melhor dizendo, representações do mundo do trabalho e do movimento operário. PALAVRAS-CHAVE: teatro operário; "Estado Novo"; formas de leitura. ABSTRACT: This article examines the comedy Julho, 10! produced by female workers during the military dictatorship of Vargas administration. The text dialogues all the time with the principles defended by the "Estado Novo" in a sort of "inverted engagement", that is, as a discourse allied with the logic of capital. Although it dovetailed with all the governmental repertoire which preached the harmony between the classes, it raises an important question: despite its condemnation and attempt of obfuscating the class conflict, it somewhat reveals the memory of these conflicts, in other words, the representations of the world KEYWORDS: workers theater, "Estado Novo", ways of reading.
id UFU-15_0f2977fe49f6c13745a5a3e225aaa6fa
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/11292
network_acronym_str UFU-15
network_name_str ArtCultura (Online)
repository_id_str
spelling Engajamento às avessas: textos e representações do mundo do trabalho no "Estado Novo"* Este artigo examina a comédia Julho, 10! produzida por operárias em plena ditadura do governo Vargas. O texto dialoga o tempo todo, com os princípios erigidos pelo "Estado Novo", num tipo de "engajamento às avessas", ou seja, alinhado com a lógica do capital. Mesmo estando em sintonia com todo o repertório governamental que propagava a harmonia entre as classes, levanta uma questão importante: apesar da condenação e da tentativa de ocultação das lutas dos trabalhadores, essa operação não deixa de conter a revelação da lembrança dessas mesmas lutas, ou melhor dizendo, representações do mundo do trabalho e do movimento operário. PALAVRAS-CHAVE: teatro operário; "Estado Novo"; formas de leitura. ABSTRACT: This article examines the comedy Julho, 10! produced by female workers during the military dictatorship of Vargas administration. The text dialogues all the time with the principles defended by the "Estado Novo" in a sort of "inverted engagement", that is, as a discourse allied with the logic of capital. Although it dovetailed with all the governmental repertoire which preached the harmony between the classes, it raises an important question: despite its condemnation and attempt of obfuscating the class conflict, it somewhat reveals the memory of these conflicts, in other words, the representations of the world KEYWORDS: workers theater, "Estado Novo", ways of reading. Universidade Federal de Uberlândia2010-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/11292ArtCultura; Vol. 11 No. 19 (2009): ArtCulturaArtCultura; Vol. 11 Núm. 19 (2009): ArtCulturaArtCultura; v. 11 n. 19 (2009): ArtCultura2178-3845reponame:ArtCultura (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/11292/7109Paranhos, Kátia Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-29T16:45:23Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/11292Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/artcultura/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/oaiakparanhos@uol.com.br||2178-38452178-3845opendoar:2022-03-29T16:45:23ArtCultura (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Engajamento às avessas: textos e representações do mundo do trabalho no "Estado Novo"*
title Engajamento às avessas: textos e representações do mundo do trabalho no "Estado Novo"*
spellingShingle Engajamento às avessas: textos e representações do mundo do trabalho no "Estado Novo"*
Paranhos, Kátia Rodrigues
title_short Engajamento às avessas: textos e representações do mundo do trabalho no "Estado Novo"*
title_full Engajamento às avessas: textos e representações do mundo do trabalho no "Estado Novo"*
title_fullStr Engajamento às avessas: textos e representações do mundo do trabalho no "Estado Novo"*
title_full_unstemmed Engajamento às avessas: textos e representações do mundo do trabalho no "Estado Novo"*
title_sort Engajamento às avessas: textos e representações do mundo do trabalho no "Estado Novo"*
author Paranhos, Kátia Rodrigues
author_facet Paranhos, Kátia Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paranhos, Kátia Rodrigues
description Este artigo examina a comédia Julho, 10! produzida por operárias em plena ditadura do governo Vargas. O texto dialoga o tempo todo, com os princípios erigidos pelo "Estado Novo", num tipo de "engajamento às avessas", ou seja, alinhado com a lógica do capital. Mesmo estando em sintonia com todo o repertório governamental que propagava a harmonia entre as classes, levanta uma questão importante: apesar da condenação e da tentativa de ocultação das lutas dos trabalhadores, essa operação não deixa de conter a revelação da lembrança dessas mesmas lutas, ou melhor dizendo, representações do mundo do trabalho e do movimento operário. PALAVRAS-CHAVE: teatro operário; "Estado Novo"; formas de leitura. ABSTRACT: This article examines the comedy Julho, 10! produced by female workers during the military dictatorship of Vargas administration. The text dialogues all the time with the principles defended by the "Estado Novo" in a sort of "inverted engagement", that is, as a discourse allied with the logic of capital. Although it dovetailed with all the governmental repertoire which preached the harmony between the classes, it raises an important question: despite its condemnation and attempt of obfuscating the class conflict, it somewhat reveals the memory of these conflicts, in other words, the representations of the world KEYWORDS: workers theater, "Estado Novo", ways of reading.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/11292
url https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/11292
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/11292/7109
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv ArtCultura; Vol. 11 No. 19 (2009): ArtCultura
ArtCultura; Vol. 11 Núm. 19 (2009): ArtCultura
ArtCultura; v. 11 n. 19 (2009): ArtCultura
2178-3845
reponame:ArtCultura (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str ArtCultura (Online)
collection ArtCultura (Online)
repository.name.fl_str_mv ArtCultura (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv akparanhos@uol.com.br||
_version_ 1797069140733722625