Engajamento às avessas: textos e representações do mundo do trabalho no "Estado Novo"*
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ArtCultura (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/11292 |
Resumo: | Este artigo examina a comédia Julho, 10! produzida por operárias em plena ditadura do governo Vargas. O texto dialoga o tempo todo, com os princípios erigidos pelo "Estado Novo", num tipo de "engajamento às avessas", ou seja, alinhado com a lógica do capital. Mesmo estando em sintonia com todo o repertório governamental que propagava a harmonia entre as classes, levanta uma questão importante: apesar da condenação e da tentativa de ocultação das lutas dos trabalhadores, essa operação não deixa de conter a revelação da lembrança dessas mesmas lutas, ou melhor dizendo, representações do mundo do trabalho e do movimento operário. PALAVRAS-CHAVE: teatro operário; "Estado Novo"; formas de leitura. ABSTRACT: This article examines the comedy Julho, 10! produced by female workers during the military dictatorship of Vargas administration. The text dialogues all the time with the principles defended by the "Estado Novo" in a sort of "inverted engagement", that is, as a discourse allied with the logic of capital. Although it dovetailed with all the governmental repertoire which preached the harmony between the classes, it raises an important question: despite its condemnation and attempt of obfuscating the class conflict, it somewhat reveals the memory of these conflicts, in other words, the representations of the world KEYWORDS: workers theater, "Estado Novo", ways of reading. |
id |
UFU-15_0f2977fe49f6c13745a5a3e225aaa6fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/11292 |
network_acronym_str |
UFU-15 |
network_name_str |
ArtCultura (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Engajamento às avessas: textos e representações do mundo do trabalho no "Estado Novo"* Este artigo examina a comédia Julho, 10! produzida por operárias em plena ditadura do governo Vargas. O texto dialoga o tempo todo, com os princípios erigidos pelo "Estado Novo", num tipo de "engajamento às avessas", ou seja, alinhado com a lógica do capital. Mesmo estando em sintonia com todo o repertório governamental que propagava a harmonia entre as classes, levanta uma questão importante: apesar da condenação e da tentativa de ocultação das lutas dos trabalhadores, essa operação não deixa de conter a revelação da lembrança dessas mesmas lutas, ou melhor dizendo, representações do mundo do trabalho e do movimento operário. PALAVRAS-CHAVE: teatro operário; "Estado Novo"; formas de leitura. ABSTRACT: This article examines the comedy Julho, 10! produced by female workers during the military dictatorship of Vargas administration. The text dialogues all the time with the principles defended by the "Estado Novo" in a sort of "inverted engagement", that is, as a discourse allied with the logic of capital. Although it dovetailed with all the governmental repertoire which preached the harmony between the classes, it raises an important question: despite its condemnation and attempt of obfuscating the class conflict, it somewhat reveals the memory of these conflicts, in other words, the representations of the world KEYWORDS: workers theater, "Estado Novo", ways of reading. Universidade Federal de Uberlândia2010-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/11292ArtCultura; Vol. 11 No. 19 (2009): ArtCulturaArtCultura; Vol. 11 Núm. 19 (2009): ArtCulturaArtCultura; v. 11 n. 19 (2009): ArtCultura2178-3845reponame:ArtCultura (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/11292/7109Paranhos, Kátia Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-29T16:45:23Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/11292Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/artcultura/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/oaiakparanhos@uol.com.br||2178-38452178-3845opendoar:2022-03-29T16:45:23ArtCultura (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Engajamento às avessas: textos e representações do mundo do trabalho no "Estado Novo"* |
title |
Engajamento às avessas: textos e representações do mundo do trabalho no "Estado Novo"* |
spellingShingle |
Engajamento às avessas: textos e representações do mundo do trabalho no "Estado Novo"* Paranhos, Kátia Rodrigues |
title_short |
Engajamento às avessas: textos e representações do mundo do trabalho no "Estado Novo"* |
title_full |
Engajamento às avessas: textos e representações do mundo do trabalho no "Estado Novo"* |
title_fullStr |
Engajamento às avessas: textos e representações do mundo do trabalho no "Estado Novo"* |
title_full_unstemmed |
Engajamento às avessas: textos e representações do mundo do trabalho no "Estado Novo"* |
title_sort |
Engajamento às avessas: textos e representações do mundo do trabalho no "Estado Novo"* |
author |
Paranhos, Kátia Rodrigues |
author_facet |
Paranhos, Kátia Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paranhos, Kátia Rodrigues |
description |
Este artigo examina a comédia Julho, 10! produzida por operárias em plena ditadura do governo Vargas. O texto dialoga o tempo todo, com os princípios erigidos pelo "Estado Novo", num tipo de "engajamento às avessas", ou seja, alinhado com a lógica do capital. Mesmo estando em sintonia com todo o repertório governamental que propagava a harmonia entre as classes, levanta uma questão importante: apesar da condenação e da tentativa de ocultação das lutas dos trabalhadores, essa operação não deixa de conter a revelação da lembrança dessas mesmas lutas, ou melhor dizendo, representações do mundo do trabalho e do movimento operário. PALAVRAS-CHAVE: teatro operário; "Estado Novo"; formas de leitura. ABSTRACT: This article examines the comedy Julho, 10! produced by female workers during the military dictatorship of Vargas administration. The text dialogues all the time with the principles defended by the "Estado Novo" in a sort of "inverted engagement", that is, as a discourse allied with the logic of capital. Although it dovetailed with all the governmental repertoire which preached the harmony between the classes, it raises an important question: despite its condemnation and attempt of obfuscating the class conflict, it somewhat reveals the memory of these conflicts, in other words, the representations of the world KEYWORDS: workers theater, "Estado Novo", ways of reading. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/11292 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/11292 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/11292/7109 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
ArtCultura; Vol. 11 No. 19 (2009): ArtCultura ArtCultura; Vol. 11 Núm. 19 (2009): ArtCultura ArtCultura; v. 11 n. 19 (2009): ArtCultura 2178-3845 reponame:ArtCultura (Online) instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
ArtCultura (Online) |
collection |
ArtCultura (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
ArtCultura (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
akparanhos@uol.com.br|| |
_version_ |
1797069140733722625 |