Entre laços, rendas e fitas, onde estão os botões? As roupas de crianças e a educação do corpo (década de 1950)
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ArtCultura (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/29143 |
Resumo: | O vestuário infantil pode permitir a compreensão de comportamentos, de regulamentações de condutas, de constrangimentos e desejos suscitados no ato de cobrir e descobrir o corpo das crianças. Concentrando e expressando conhecimentos de diferentes ordens, as roupas afirmam traços humanos, revelam pertencimentos e exclusões, assim como inúmeras diferenças entre os seres humanos, nas quais se incluem as de gênero. Assim, este artigo analisa o lugar das roupas na educação do corpo de meninas e meninos, tomando como fontes principais duas revistas brasileiras publicadas durante a década de 1950 destinadas a um público infantil: O Tico-Tico e Cirandinha, ambas da editora O Malho. Examina ainda a caracterização das crianças apresentada pelas revistas, os trajes veiculados e os modelos de comportamento difundidos aos leitores, discutindo as expectativas sociais em relação à infância de meninos e meninas.palavras-chave: Â educação do corpo; roupas; infância. |
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Entre laços, rendas e fitas, onde estão os botões? As roupas de crianças e a educação do corpo (década de 1950)O vestuário infantil pode permitir a compreensão de comportamentos, de regulamentações de condutas, de constrangimentos e desejos suscitados no ato de cobrir e descobrir o corpo das crianças. Concentrando e expressando conhecimentos de diferentes ordens, as roupas afirmam traços humanos, revelam pertencimentos e exclusões, assim como inúmeras diferenças entre os seres humanos, nas quais se incluem as de gênero. Assim, este artigo analisa o lugar das roupas na educação do corpo de meninas e meninos, tomando como fontes principais duas revistas brasileiras publicadas durante a década de 1950 destinadas a um público infantil: O Tico-Tico e Cirandinha, ambas da editora O Malho. Examina ainda a caracterização das crianças apresentada pelas revistas, os trajes veiculados e os modelos de comportamento difundidos aos leitores, discutindo as expectativas sociais em relação à infância de meninos e meninas.palavras-chave: Â educação do corpo; roupas; infância.Universidade Federal de Uberlândia2015-02-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/29143ArtCultura; Vol. 15 No. 26 (2013): ArtCulturaArtCultura; Vol. 15 Núm. 26 (2013): ArtCulturaArtCultura; v. 15 n. 26 (2013): ArtCultura2178-3845reponame:ArtCultura (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/29143/16213Soares, Carmen LúciaRoveri, Fernanda Thedoroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-29T16:43:05Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/29143Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/artcultura/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/oaiakparanhos@uol.com.br||2178-38452178-3845opendoar:2022-03-29T16:43:05ArtCultura (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
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