Estética do corpo e da pedra: ciência e arte na política do belo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flores, Maria Bernardete Ramos
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ArtCultura (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/1401
Resumo: A arte de representar o corpo humano e suas implicações com a política da raça, do entre-guerras, reimprime na obra os cânones clássicos da composição artística: equilíbrio, concentração, estruturação interna, ajuste do volume às formas geométricas simples, linhas puras e contidas, numa espécie de laboratório virtual, onde o processo de representação funciona como hipótese da perfeição humana. Se a ciência é capaz, nos domínios da biologia e da eugenia, de produzir belos corpos para a nação, a arte do "retorno à ordemâ€?, ao esculpir ou pintar a beleza ideal, performatiza o modelo ideal a ser copiado, clonado, admirado, na política do belo da estética fascista. A estética moderna nasceu e se desenvolveu inseparável da noção moderna de corpo, cuja identidade do indivíduo subsumido na massa, forma a nação moderna nos meandros da criação da raça nacional. A beleza da raça, medida a partir da branca ariana, distingue o grau da civilização, da moral, dos bons costumes e dos ideais estéticos.
id UFU-15_25c2efd4ebfe400961383fc367ad954b
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/1401
network_acronym_str UFU-15
network_name_str ArtCultura (Online)
repository_id_str
spelling Estética do corpo e da pedra: ciência e arte na política do beloA arte de representar o corpo humano e suas implicações com a política da raça, do entre-guerras, reimprime na obra os cânones clássicos da composição artística: equilíbrio, concentração, estruturação interna, ajuste do volume às formas geométricas simples, linhas puras e contidas, numa espécie de laboratório virtual, onde o processo de representação funciona como hipótese da perfeição humana. Se a ciência é capaz, nos domínios da biologia e da eugenia, de produzir belos corpos para a nação, a arte do "retorno à ordemâ€?, ao esculpir ou pintar a beleza ideal, performatiza o modelo ideal a ser copiado, clonado, admirado, na política do belo da estética fascista. A estética moderna nasceu e se desenvolveu inseparável da noção moderna de corpo, cuja identidade do indivíduo subsumido na massa, forma a nação moderna nos meandros da criação da raça nacional. A beleza da raça, medida a partir da branca ariana, distingue o grau da civilização, da moral, dos bons costumes e dos ideais estéticos.Universidade Federal de Uberlândia2006-10-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/1401ArtCultura; Vol. 8 No. 12 (2006): ArtCulturaArtCultura; Vol. 8 Núm. 12 (2006): ArtCulturaArtCultura; v. 8 n. 12 (2006): ArtCultura2178-3845reponame:ArtCultura (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/1401/1269Flores, Maria Bernardete Ramosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-29T16:46:26Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/1401Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/artcultura/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/oaiakparanhos@uol.com.br||2178-38452178-3845opendoar:2022-03-29T16:46:26ArtCultura (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Estética do corpo e da pedra: ciência e arte na política do belo
title Estética do corpo e da pedra: ciência e arte na política do belo
spellingShingle Estética do corpo e da pedra: ciência e arte na política do belo
Flores, Maria Bernardete Ramos
title_short Estética do corpo e da pedra: ciência e arte na política do belo
title_full Estética do corpo e da pedra: ciência e arte na política do belo
title_fullStr Estética do corpo e da pedra: ciência e arte na política do belo
title_full_unstemmed Estética do corpo e da pedra: ciência e arte na política do belo
title_sort Estética do corpo e da pedra: ciência e arte na política do belo
author Flores, Maria Bernardete Ramos
author_facet Flores, Maria Bernardete Ramos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Flores, Maria Bernardete Ramos
description A arte de representar o corpo humano e suas implicações com a política da raça, do entre-guerras, reimprime na obra os cânones clássicos da composição artística: equilíbrio, concentração, estruturação interna, ajuste do volume às formas geométricas simples, linhas puras e contidas, numa espécie de laboratório virtual, onde o processo de representação funciona como hipótese da perfeição humana. Se a ciência é capaz, nos domínios da biologia e da eugenia, de produzir belos corpos para a nação, a arte do "retorno à ordemâ€?, ao esculpir ou pintar a beleza ideal, performatiza o modelo ideal a ser copiado, clonado, admirado, na política do belo da estética fascista. A estética moderna nasceu e se desenvolveu inseparável da noção moderna de corpo, cuja identidade do indivíduo subsumido na massa, forma a nação moderna nos meandros da criação da raça nacional. A beleza da raça, medida a partir da branca ariana, distingue o grau da civilização, da moral, dos bons costumes e dos ideais estéticos.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-10-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/1401
url https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/1401
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/1401/1269
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv ArtCultura; Vol. 8 No. 12 (2006): ArtCultura
ArtCultura; Vol. 8 Núm. 12 (2006): ArtCultura
ArtCultura; v. 8 n. 12 (2006): ArtCultura
2178-3845
reponame:ArtCultura (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str ArtCultura (Online)
collection ArtCultura (Online)
repository.name.fl_str_mv ArtCultura (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv akparanhos@uol.com.br||
_version_ 1797069139436634112